20 de abr. de 2013

F-1:Hamilton lamenta classificatório: “Não foi positivo”; leia declarações

Pilotos comentam a tomada de tempos em Sakhir, para o GP do Bahrein, 4º etapa da temporada

Lewis Hamilton em Sakhir (Foto: AP Photo/ Hassan Ammar)Lewis Hamilton em Sakhir (Foto: AP Photo/ Hassan Ammar)

MERCEDES
Lewis Hamilton: 9º (1:32.762) *punição com perda de 5 posições
Nico Rosberg: 1º (1:32.330)
Lewis Hamilton, companheiro de Rosberg, lamentou sua atuação durante o classificatório, afirmando ainda estar lutando com seu carro, mas exaltou o resultado do colega, mesmo afirmando não ter velocidade suficiente para alcança-lo.

“Fizemos algumas mudanças no carro, mas eu ainda estou lutando com ele. Tivemos alguns problemas na sexta-feira, mas nós o arrumamos. Indo para o classificatório não parecia tão ruim, mas assim que comecei a correr, desde a primeira volta, eu soube imediatamente que não conseguiria ir bem. Não foi positivo para mim. Um grande parabéns para ele, que fez um trabalho fantástico. É ótimo vê-lo indo tão bem, sendo um forte concorrente, incentivando a equipe, pedindo toneladas de perguntas, e dirigindo muito, muito bem. Eu era incapaz de me igualar a ele hoje, mas, quem sabe, talvez amanhã.”
 Nico Rosberg, que conquistou a pole position no Bahrein, admitiu ter ficado surpreso com o resultado, e comentou que a corrida deste domingo será muito mais difícil. “Para a corrida, a competição será difícil”, disse o alemão.
RED BULL
Sebastian Vettel:
 2º (1:32.584)
Mark Webber: 7º  (1:33.078) *punição com perda de 3 posições
Sebastian Vettel fez o segundo melhor tempo do dia, em Sakhir. Porém, apesar de se dizer feliz com a posição, o alemão comentou que “mesmo com volta perfeita, não iria conseguir superar Rosberg”.
Mark Webber, após terminar na quinta colocação, mas perder três posições por uma punição pelo GP da China, avaliou o classificatório como bom, apesar de esperar mais de seu carro.
“Eu estava esperando um pouco mais do carro, para ser honesto, já que me senti bem durante o Q2 e Q3. No geral, eu teria gostado de tirar mais do carro. Essa é a maneira que é para todos nós, e há um monte de curvas traiçoeiras, onde você pode cair dois ou a três décimos. Sétimo com a punição não é tão ruim. Seria bom largar de uma fila acima, mas de qualquer maneira, será uma longa corrida amanhã.  Teremos que ver, durante a corrida, como os pneus irão se comportar, e é bom ter tantos jogos quanto puder. Temos alguns conjuntos, então vamos ver como será “.
FERRARI
Fernando Alonso: 3º (1:32.667)
Felipe Massa: 4º (1:33.207)
Fernando Alonso decidiu correr o Q3 com pneus macios, e acabou perdendo a pole. Porém, o espanhol minimizou o caso, e afirmou que o ritmo da Ferrari, aos domingos, é mais competitivo. “Somos mais competitivos nos domingos que nos sábados”, disse o piloto.
Adotando uma estratégia diferente de seu companheiro de equipe, Felipe Massa declarou que decidiu usar os pneus mais duros pensando nas duas posições que ganharia com as punições de Webber e Hamilton. “Talvez funcione, talvez não”, comentou o brasileiro.
FORCE INDIA
Paul di Resta: 5º (1:33.235)
Adrian Sutil: 6º (1:33.246)
Paul di Resta, que conseguiu ganhar posições após as punições de Webber e Hamilton,  disse estar otimista com a corrida, e afirmou esperar terminar o domingo dentro da zona de pontuação.
“Nós sabíamos que estávamos bem para disputar o Q3 hoje, pois vínhamoss fortes em todas as sessões. Como a pista teve mais aderência, nós não tivemos a velocidade que esperávamos, mas eu ainda estou muito feliz com o que alcançamos, especialmente porque vou largar em quinto com as punições. Nós estamos em uma grande posição para amanhã. O carro está bom, e o nosso desempenho, ontem, em longas sequências de volta nos dá razão para esperarmos lutar por bons pontos”.
Adrian Sutil, que assim como seu companheiro, foi beneficiado com as punições, disse ter ficado satisfeito com a sexta colocação, mesmo que não tenha conseguido dirigir muito bem seu carro.
“Hoje o carro estava bem complicado de dirigir, e os níveis de aderência da pista tornaram difícil a tarefa de completar uma volta perfeita. Minha última tentativa no Q3 podia ter sido melhor, mas eu estou feliz com o resultado, especialmente por subir para sexto. Nosso carro se adapta à pista. Nós gostamos de uma temperatura mais quente, e as coisas parecem promissoras para amanhã. É uma boa posição de largada ter ambos os carros na terceira fila, e vamos estar ansiosos para progredir na corrida”.
LOTUS
Kimi Raikkonen: 8º (1:33.327)
Romain Grosjean: 11º (1:33.762)
Kimi Raikkonen afirmou que seu desempenho no classificatório foi o máximo que a Lotus era capaz.
“Nós não fomos rápidos o suficiente. Este foi o máximo. Talvez pudéssemos ter sido um poucos melhores, mas como eu disse ontem, não estávamos como queríamos. Esperemos que amanhã será diferente. Precisamos de mais aderência. Sabemos que, provavelmente, estamos perdendo um pouco de força aerodinâmica em comparação aos outros. Cada dia é diferente. Nós só podemos fazer o nosso melhor, e esperamos um resultado melhor do que hoje, e que nossos pneus durem mais do que o das outras equipes.”
Romain Grosjean concordou com seu companheiro de equipe, afirmando que o classificatório não foi satisfatório. Porém, o francês relembrou da prova do último ano, e por isso, disse estar otimista.
“É óbvio que é decepcionante perder o Q3. Não havia qualquer problema com o carro, nós apenas tentamos ser um pouco agressivos, fazendo apenas uma volta e, infelizmente, isso não compensa. No lado positivo, nós encontramos um monte de desempenho neste fim de semana em comparação com as três primeiras corridas, e nosso ritmo com os pneus principais parecia muito forte. Nos classificamos em posições semelhantes no ano passado e voltamos para casa com um pódio duplo, por isso ainda podemos esperar algo bom”.
MCLAREN
Jenson Button:
 10º
Sergio Pérez: 12º (1:33.914)
“Tem sido uma semana muito difícil até agora, mas ficar em décimo é um bom resultado para nós hoje.  A equipe está acostumado a ficar na frente, por isso são as pequenas coisas, como ter passado para o Q3, que pode fazer uma boa diferença. É claro que vai ser uma corrida difícil amanhã, apesar de tudo. Vou correr o mais rápido que posso, mas eu não quero que as pessoas esperem muito de nós. No entanto, há aspectos positivos a retirar a partir de hoje : tiramos uma Lotus, o que foi uma surpresa. Eu acho que tanto eu quando Sergio [Pérez] podemos pontuar amanhã.”
Sergio Pérez lamentou sua atuação durante o classificatório, e afirmou que a sua equipe não tem velocidade para ficar no pelotão da frente. “O classificatório foi muito difícil, e fiquei desapontado em perder o Q3 por apenas alguns décimos. Nós realmente não temos o ritmo para ficar mais acima no grid, e acho que Buton mostrou o máximo que somos capazes no Q2 hoje. Ainda assim, estamos em melhor posição para lutar por pontos amanhã. Eu acertei meu carro para cuidar de seus pneus traseiros, então eu acho que o nosso ritmo de corrida deve ser um pouco mais consistente . Ainda vai ser difícil amanhã, mas eu espero que nós possamos ter uma boa corrida, mas será longa e difícil. ”
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo: 13º (1:33.974)
Jean-Éric Vergne: 16º (1:34.284)
Daniel Ricciardo, que largou da sétima posição na China, lamentou não repetir o feito no Bahrein, mas disse estar otimista para a corrida, e espera terminar novamente pontuando. “Este resultado não é muito ruim, mesmo que seja lamentável que, até agora, não encontramos o ritmo que mostramos na semana passada. Não acho que eu poderia ter feito melhor do que isso hoje. Ao menos estávamos perto de uma McLaren e à frente de ambas Saubers e Williams, então eu sinto que é onde devemos estar atualmente. Amanhã adoraria voltar para a zona de pontuação novamente, e os pneus podem produzir algumas surpresas interessantes, o que pode funcionar a nosso favor”.
Jean-Éric Vergne não se viu satisfeito com seu classificatório, afirmando que a equipe ainda não entende o comportamento dos pneus médios, que o fizeram não se sair bem durante o Q2.
“Foi uma sessão estranha para mim, já que fiz minha volta mais rápida no Q1 com o pneu mais duro. Depois disso, com os médios, que pareciam ter o melhor desempenho, não fui capaz de melhorar. O carro parece ter mudado muito durante o fim de semana, e precisamos descobrir o porquê. Pelo menos, olhando para o meu tempo de volta com os [pneus] duros, não fui mal, mas ainda precisamos entender os outros compostos. Não podemos dizer que o carro está ruim, então sinto que podemos ir melhor amanhã”.
SAUBER
Nico Hulkenberg: 14º (1:33.976)
Esteban Gutiérrez: 22º (1:34.730) *punição com perda de 5 posições
Nico Hulkenberg se disse desapontado com o seu desempenho durante os classificatórios, afirmando ter esperado um melhor resultado. “Nós sempre soubemos que ia ser difícil entrar no Q3. Porém, eu esperava que iria começar mais acima do grid. O carro estava muito bom na última sessão de treinos, mas depois o vento mudou. Acho que vai ser uma longa corrida amanhã, especialmente porque sabemos que nos
Após uma punição de perda de cinco posições, Esteban Gutiérrez lamenta largar da última posição. “Não é uma sensação boa largar em último, mas nós sempre soubemos que este fim de semana seria difícil, nossa velocidade não tem sido grande. Mas é isso é o que eu tenho. foi um pouco de uma desvantagem para fazer a preparação de corrida nos treinos livres três, porque eu não tive treinos suficientes com os novos pneus e pouco combustível. No entanto, foi importante, porque os dados vão nos ajudar para preparar a estratégia para a corrida de amanhã. ”
WILLIAMS
Valtteri Bottas:
 15º (1:34.105)
Pastor Maldonado: 17º (1:34.425)
Valtteri Bottas se viu animado com o resultado conquistado, e reconheceu a dificuldade da prova de amanhã. “Eu tive um pouco de tráfego no Q1, então dei sorte de passar, uma vez que um ou dez décimos podem ser a diferença entre ir para o Q2 ou não. Eu fiz uma boa volta no Q2, a melhor deste fim de semana, por isso estou satisfeito com isso. Sinto que tirei tudo do carro hoje, mas amanhã será uma longa corrida nestas condições, por isso vou estar pronto desde o início. ”
Pastor Maldonado disse ter ficado decepcionado com seu resultado, mas afirmou saber as atuais metas da equipe. “Eu tenho um jogo extra de pneus, o que é positivo para amanhã, e estamos trabalhando juntos, como uma equipe, para ver o que podemos fazer na corrida. Minha posição é um pouco decepcionante, mas somos realistas com nossas metas no momento. Nós estamos tentando fazer o nosso melhor na pista, e estamos trabalhando para ter um desempenho melhor em classificatórios em breve”.
CATERHAM
Charles Pic: 18º (1:35.283)
Giedo van der Garde: 20º (1:36.304)
Charles Pic apontou que as mudanças em seu carro foram responsáveis pelo bom resultado alcançado pela equipe neste sábado, e que pretende manter o ritmo para a prova. “Estou muito feliz onde nós terminamos hoje. Obviamente teríamos gostado de ter ficado mais acima no grid, mas acho que alcançamos nosso máximo hoje. As mudanças que fizemos durante a noite me fizeram ter um carro muito mais equilibrado, e o nosso tempo final no Q1 mostrou o progresso que fizemos desde a semana passada. Agora nós precisa levar esse ritmo para a corrida amanhã.”
Giedo van der Garde disse ter sido um bom classificatório, e se disse otimista com seu desempenho para a corrida de amanhã. “Para mim foi um bom classificatório, e eu estou feliz com onde nós terminamos, considerando o fato de que eu estou no mesmo carro desde a Austrália, sem as novas peças que Pic recebeu aqui no Bahrein e no geral, estou satisfeito com a equipe. Por hoje eu tirei o máximo do carro na última volta, e acho que posso ter um desempenho importante na corrida de amanhã em uma pista de que estamos percebendo ser ok”.
Marussia
Jules  Bianchi: 19º (1:36.178)
Max Chilton: 21º (1:36.476)
Jules Bianchi mostrou estar otimista com a corrida deste domingo, apesar de estar um pouco desapontado com o comportamento do carro no circuito. “Depois de um bom começo nesta temporada, talvez tenha sido um pouco frustrante para todos nós chegarmos a um circuito onde nosso carro não se adaptou tão bem. No geral, nós temos esperança no nosso ritmo de corrida e na estratégia, então vamos ver amanhã se essa está destinada ou não em ser nossa corrida.”
Max Chilton concorda com seu companheiro, afirmando que a equipe vem fazendo importantes progressos com o carro. “Para falar a verdade, estou muito mais confortável para a corrida que os tempos de hoje possam sugerir. Embora essa não seja a melhor preparação para o treino classificatório, com as voltas que completei pude ver que as modificações feitas desde ontem foram positivas e fizemos progresso na direção certa. Se eu conseguir passar Van Der Garde na largada, acho que podemos mostrar um pouco mais do progresso que estamos fazendo.”

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: