Cacá Bueno e Allam Khodair vão pilotar o Z4 número zero, enquanto Sérgio Jimenez e Ricardo Zonta ficarão com o modelo nº 5
A BMW Brasil confirmou na tarde desta segunda-feira suas duplas
titulares para a temporada 2013 da GT Series, novo campeonato de
turismo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
Cacá Bueno, garantido no time desde janeiro, vai pilotar o Z4 nº 0 ao lado de Allam Khodair, atual vice-campeão do Brasileiro de GT.
Já o carro nº 5 ficará ao cargo de Ricardo Zonta, campeão mundial da categoria em 1998, e Sérgio Jimenez, que disputou o Brasileiro no ano passado e participou de duas provas do Mundial de GT1 em 2010 e 2011.
“Selecionamos os nossos pilotos após uma análise criteriosa e consideramos diversos aspectos, principalmente as características de cada um, a fim de que seus estilos de pilotagem e biotipos se combinem e se complementem”, disse Antonio Hermann, chefe da operação.
Cacá, que disputará sua primeira temporada completa na Europa, corrobora o raciocínio de Hermann e espera fazer uma dupla sólida com Khodair no campeonato. O carioca não disputa uma prova no Velho Mundo desde 2010, quando participou de uma etapa do WTCC (Mundial de Turismo) em Donington Park.
“O Khodair é um cara extremamente rápido, talvez um dos mais rápidos pilotos hoje. Acelera com os dois pés. Eu tenho uma estratégia de corrida muito bem feita, planejada. Consigo pensar uma prova a longo prazo no campeonato. Trocando essas informações, acredito que temos potencial para chegar a um resultado muito forte”, disse Cacá, em entrevista ao Tazio.
“Meu estilo não é tão parecido com o do Cacá, mas acho isso positivo. Tenho bastante a aprender com ele, assim como tenho algumas qualidades a somar para o currículo e o estilo de guiar dele. Estou bem empolgado. Temos que esperar para ver o que vai acontecer, mas esse projeto, a médio e longo prazo, é espetacular”, completou Khodair.
Zonta, que retorna a uma competição europeia após dois anos, exaltou a distinção do projeto, que será amparado por uma equipe “100% brasileira”. Ex-piloto de BAR, Jordan e Toyota na F1, o paranaense participou do antigo Mundial de GT1, antecessor do GT Series, em 2010 e 2011.
“Isso é uma coisa totalmente diferente do que participei hoje. Tentarei usar minha experiência de campeão mundial em 1998 e agregá-la à equipe. Vamos tentar lutar por vitórias e, se possível, o título”, declarou o paranaense de 37 anos.
“O Zonta é um piloto muito experiente. Andou em todo tipo de carro e só vem a somar. Apesar da minha idade [28 anos], já andei em categorias de fórmula e turismo, então vamos conseguir complementar um ao outro com essa experiência”, acrescentou Jimenez, que também teve uma passagem pelo GT1 no mesmo período, ao Tazio.
A adaptação a circuitos relativamente desconhecidos, como o Slovakia Ring, na Eslováquia, e o da Navarra, na Espanha, promete ser um desafio para os pilotos. Zonta, Khodair e Jimenez também possuem a desvantagem de não terem tido contato técnico com o Z4 até hoje.
“Esse vai ser mais um desafio. Time brasileiro fora, numa pista desconhecida, com diferentes tipos de temperatura, mais o fato de não conhecer o carro. Mas pretendo conhecê-lo rápido, o Cacá vai me ajudar bastante nessa primeira fase de adaptação”, explicou Khodair.
“Não conheço nenhuma das pistas no calendário, mas os engenheiros e os mecânicos também não. Isso é difícil e, ao mesmo tempo, muito bacana, pois será um desafio a todos. Poderia muito bem correr por uma equipe alemã, mas fizemos questão de que o time fosse 100% brasileiro”, acrescentou Cacá.
A base de trabalho da BMW Brasil será dividida em duas sedes: São Paulo e Barcelona. Na Espanha, a equipe terá o auxílio logístico da Sunred, campeã mundial de turismo por equipes em 2009. Os carros já foram transportados para a Europa na semana retrasada.
Além do time de Hermann, a equipe portuguesa Rodrive também terá quatro brasileiros em seu elenco. Cláudio Ricci e Matheus Stumpf disputarão a classe Pro-Am com o Ford GT #7, enquanto Raijan Mascarello e Felipe Tozzo, dividirão o #8 no Gentleman Trophy.
Somente as duplas da BMW, contudo, vão participar da Pro Cup, classe principal do campeonato. A primeira rodada do GT Series acontece entre os dias 30 de março e 1º de abril, em Nogaro, na França.
Cacá Bueno, garantido no time desde janeiro, vai pilotar o Z4 nº 0 ao lado de Allam Khodair, atual vice-campeão do Brasileiro de GT.
Já o carro nº 5 ficará ao cargo de Ricardo Zonta, campeão mundial da categoria em 1998, e Sérgio Jimenez, que disputou o Brasileiro no ano passado e participou de duas provas do Mundial de GT1 em 2010 e 2011.
“Selecionamos os nossos pilotos após uma análise criteriosa e consideramos diversos aspectos, principalmente as características de cada um, a fim de que seus estilos de pilotagem e biotipos se combinem e se complementem”, disse Antonio Hermann, chefe da operação.
Cacá, que disputará sua primeira temporada completa na Europa, corrobora o raciocínio de Hermann e espera fazer uma dupla sólida com Khodair no campeonato. O carioca não disputa uma prova no Velho Mundo desde 2010, quando participou de uma etapa do WTCC (Mundial de Turismo) em Donington Park.
“O Khodair é um cara extremamente rápido, talvez um dos mais rápidos pilotos hoje. Acelera com os dois pés. Eu tenho uma estratégia de corrida muito bem feita, planejada. Consigo pensar uma prova a longo prazo no campeonato. Trocando essas informações, acredito que temos potencial para chegar a um resultado muito forte”, disse Cacá, em entrevista ao Tazio.
“Meu estilo não é tão parecido com o do Cacá, mas acho isso positivo. Tenho bastante a aprender com ele, assim como tenho algumas qualidades a somar para o currículo e o estilo de guiar dele. Estou bem empolgado. Temos que esperar para ver o que vai acontecer, mas esse projeto, a médio e longo prazo, é espetacular”, completou Khodair.
Zonta, que retorna a uma competição europeia após dois anos, exaltou a distinção do projeto, que será amparado por uma equipe “100% brasileira”. Ex-piloto de BAR, Jordan e Toyota na F1, o paranaense participou do antigo Mundial de GT1, antecessor do GT Series, em 2010 e 2011.
“Isso é uma coisa totalmente diferente do que participei hoje. Tentarei usar minha experiência de campeão mundial em 1998 e agregá-la à equipe. Vamos tentar lutar por vitórias e, se possível, o título”, declarou o paranaense de 37 anos.
“O Zonta é um piloto muito experiente. Andou em todo tipo de carro e só vem a somar. Apesar da minha idade [28 anos], já andei em categorias de fórmula e turismo, então vamos conseguir complementar um ao outro com essa experiência”, acrescentou Jimenez, que também teve uma passagem pelo GT1 no mesmo período, ao Tazio.
A adaptação a circuitos relativamente desconhecidos, como o Slovakia Ring, na Eslováquia, e o da Navarra, na Espanha, promete ser um desafio para os pilotos. Zonta, Khodair e Jimenez também possuem a desvantagem de não terem tido contato técnico com o Z4 até hoje.
“Esse vai ser mais um desafio. Time brasileiro fora, numa pista desconhecida, com diferentes tipos de temperatura, mais o fato de não conhecer o carro. Mas pretendo conhecê-lo rápido, o Cacá vai me ajudar bastante nessa primeira fase de adaptação”, explicou Khodair.
“Não conheço nenhuma das pistas no calendário, mas os engenheiros e os mecânicos também não. Isso é difícil e, ao mesmo tempo, muito bacana, pois será um desafio a todos. Poderia muito bem correr por uma equipe alemã, mas fizemos questão de que o time fosse 100% brasileiro”, acrescentou Cacá.
A base de trabalho da BMW Brasil será dividida em duas sedes: São Paulo e Barcelona. Na Espanha, a equipe terá o auxílio logístico da Sunred, campeã mundial de turismo por equipes em 2009. Os carros já foram transportados para a Europa na semana retrasada.
Além do time de Hermann, a equipe portuguesa Rodrive também terá quatro brasileiros em seu elenco. Cláudio Ricci e Matheus Stumpf disputarão a classe Pro-Am com o Ford GT #7, enquanto Raijan Mascarello e Felipe Tozzo, dividirão o #8 no Gentleman Trophy.
Somente as duplas da BMW, contudo, vão participar da Pro Cup, classe principal do campeonato. A primeira rodada do GT Series acontece entre os dias 30 de março e 1º de abril, em Nogaro, na França.
Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br
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