16 de mar. de 2013

No GP da Austrália, pilotos ficarão sem indicadores de alerta no volante

Em caso de acidente ou entrada do carro de segurança, direção de prova também não poderá desligar asa móvel dos carros, nem acionar modo safety car

Volante do McLaren MP4-28 (Foto: McLaren/Divulgação)Volante do McLaren MP4-28 (Foto: McLaren/Divulgação)
 
Em razão de um problema na telemetria, os pilotos de F1 ficarão sem indicadores de alerta no volante durante o GP da Austrália, na madrugada deste domingo.

Os indicadores luminosos no cockpit são utilizados pelas equipes para complementar os avisos dos comissários ao longo da prova. Comumente, indicadores luminosos para bandeira amarela, azul e vermelha aparecem no visor do volante do piloto. Mas na primeira corrida da temporada, os competidores terão de se guiar pelas bandeiras na pista ou avisos de rádio.
O mesmo se aplica ao sistema de advertência para bandeiras azuis. O dispositivo, que permite ao controle de prova detectar toda vez em que um piloto desobedece o lembrete, não poderá ser usado.

“Por conta de problemas de confiabilidade, o conector de telemetria entre o controle de prova e os carros será desabilitado com efeito imediato. Faremos nosso máximo para enviar as informações do controle de prova [ao longo da corrida]”, comunicou a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), em nota oficial despachada às equipes neste sábado.
Por causa da falha na telemetria, os comissários também não poderão desligar o DRS dos carros em caso de acidente ou entrada do carro de segurança. Após uma eventual relargada, os pilotos terão de evitar o uso da asa móvel durante duas voltas, mesmo se o sistema continuar habilitado.
Neste caso, para evitar problemas de interpretação, o controle de corrida vai emitir notificações para as equipes quando o DRS puder ser habilitado novamente. Os pilotos serão informados pelo rádio sobre a proibição ou não do dispositivo.
Durante a permanência do carro-madrinha, os competidores também terão de mudar manualmente para o modo safety car. Em situações normais, a própria direção de prova aciona o dispositivo.

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