Agora todo mundo já sabe: desde ontem a Toyota está vendendo o Toyota Prius no Brasil. O híbrido, que foi exibido no último Salão do Automóvel em São Paulo, custa a partir de R$ 120.830. Mas você pagaria essa grana por um Prius?
Se você caiu hoje da sua nave espacial e não sabe de que carro estamos falando, vamos dar um pequeno resumo sobre o Prius. Quase ninguém se lembra, mas o Prius está por aí desde 1997, quando foi lançado na forma de um sedã esquisito.
Hoje o Toyota Prius está na sua terceira geração, lançada em 2010, e já contabiliza 3,5 milhões de unidades comercializadas no mundo todo – principalmente nos EUA e Japão. Aqui no Brasil, 20 unidades do Prius circulam desde 20 de dezembro como táxis na cidade de São Paulo.
O conjunto híbrido do Prius é composto por um 1.8 quatro cilindros com duplo comando de válvulas variável no cabeçote e 99 cv e 14,5 mkgf de torque mais um motor elétrico de potência equivalente a 82 cv com 21,1 mkgf de torque. Até os 50 km/h, quem move o Prius é o motor elétrico, que a partir dali passa a receber a ajuda do motor a combustão. Combinados, ambos rendem 134 cv.
Diferentemente de um híbrido plug-in, o Prius não vai na tomada. Para carregar as baterias – a híbrida e a convencional – o motor elétrico funciona como um gerador, que converte a energia cinética, armazenada durante as frenagens e desacelerações, em energia elétrica – em um sistema semelhante ao KERS. Vejam só, o Prius é quase um carro de Fórmula 1!
No mais o Prius é um carro como estamos acostumados. Nada de futurismos estranhos: a suspensão segue a tradicional receita McPherson na frente + eixo de torção atrás, as rodas são de aro 15 calçadas com pneus 195/65, a direção é elétrica e o carro traz todos os itens de conforto que estamos acostumados a ver nas versões de topo dos nossos carros – ar-condicionado digital, freios ABS com EBD, controle de tração e estabilidade, acendimento automático dos faróis, bancos em couro (sintético, afinal este é um carro verde), computador de bordo, volante com regulagem de altura, câmera de ré, som com bluetooth e USB e sete airbags.
O Prius está anunciado por R$ 120.830. No portifólio da Toyota, isto o coloca no mesmo patamar de Hilux (que tem versões entre R$ 86 mil e R$ 144 mil) e Camry V6 (que tem 277 cv e custa R$ 146.650). Você pagaria o preço pela inovação ao deixar de comprar um destes carros para ficar com um Prius?
Fonte:Jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário