23 de jan. de 2013

Teste: Peugeot 208 - Na linha de chegada

Fotos: Divulgação
Teste: Peugeot 208 - Na linha de chegada
A caminho do Brasil, 208 reacende o brilho da Peugeot no segmento dos hatches compactos


O Peugeot 208 foi apresentado no Salão de Genebra, em março de 2012. Desde então, vem obtendo bons resultados comerciais na Europa e se prepara para desembarcar no Brasil. No mercado europeu, apresentou o preço como principal argumento, algo adequado para quem precisa brigar em uma região asfixiada pela crise.
Lá, a versão intermediária Allure parte de uma média de 16 mil euros, o equivalente a R$ 43.500, quando equipada com o motor 1.2 de três cilindros, com 82 cv de potência e 12,0 kgfm de torque. A motorização do modelo brasileiro deverá ser a mesma adotada pelo Citroën C3, que tem no meio da gama o 1.5 litro flex de quatro cilindros e 8 válvulas, que entrega 89 cv com gasolina.

Para deixar para trás o 207, que já não ia tão bem das pernas, a Peugeot deu ao 208 uma nova plataforma. O que, além de novas dimensões, reduziu 173 kg do peso do modelo. O comprimento perdeu 7 centímetros e o carro ainda ficou 1 cm mais baixo. No entanto, segundo a fabricante, a habitabilidade melhorou. Os passageiros que viajam atrás ganharam mais 5 cm para os joelhos. Ainda de acordo com a Peugeot, o novo tamanho oferece melhor comportamento dinâmico ao carro.


Os destaques também passam pelo design. A frente e a traseira tentam reproduzir um aspecto mais moderno, com muitos leds nos faróis e nas lanternas. Enquanto isso, o perfil enfatiza a forma compacta. A grande superfície envidraçada dá um visual mais “clean” ao 208. Os designers franceses também se dedicaram ao interior do carro, que ganhou um volante reduzido e teve o painel de instrumentos levantado.

O motor 1.2 litros de três cilindros a gasolina que equipa a versão Allure vendida na Europa registra consumo de 9 km/l em ciclo misto, mas na estrada o número pode chegar aos 15 km/l. É acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. A versão “made in Brazil” do 208 será fabricada em Porto Real, no Sul do estado do Rio de Janeiro.


Impressões ao dirigir

Puro equilíbrio

Imola/San Marino
- A estética do Peugeot 208 é digna de nota. A fartura de vidros deixa o carro mais bonito. No entanto, de dentro para fora, o resultado não é tão positivo. O para-brisa traseiro, por exemplo, proporciona visibilidade insuficiente para a realização de algumas manobras. No entanto, a câmera de visão traseira – oferecida como opcional – compensa e ajuda bastante. A tela sensível ao toque do sistema de entretenimento pode parecer um pouco complicada de usar. Mas, após praticar um pouco, os comandos tornam-se fáceis. O assento do motorista é confortável e todas as informações estão ao alcance, exceto pelo controle de cruzeiro, localizado atrás do volante.

É agradável dirigir o 208. Embora nas saídas o carro aparente perder agilidade, a recuperação é muito rápida. Já na estrada o comportamento é muito melhor. O câmbio tem encaixes bastante precisos e as trocas não decepcionam. A alavanca menor, além de proporcionar maior conforto, dá um aspecto mais esportivo. A direção é assistida eletricamente e responde com bastante agilidade. O carro fica leve, principalmente nos congestionados centros urbanos.

No entanto, por incrível que pareça, mesmo se tratando de um carro de uma categoria tipicamente voltada para a condução na cidade, é na estrada que o hatch mostra seu valor. A transmissão não sente falta de uma sexta marcha. Fora da cidade o consumo cifrou-se em bons 15 km/l, algo bastante notável para o motor que, mesmo pequeno, desenvolve 82 cv e oferece dinâmicas excepcionais. É claro que depende muito do “pé” do motorista, mas não é preciso exigir muito para ele entregar o seu melhor.

Ficha técnica

Peugeot 208 Allure 1.2

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.199 cm³, três cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 82 cv a 5.750 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 12,2 s.
Velocidade máxima: 175 km/h.
Torque máximo: 12,0 kgfm a 2.750 rpm.
Diâmetro e curso: 75,0 mm x 90,5 mm. Taxa de compressão: 11,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira com barra de torção, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 185/65 R15.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás.
Carroceria: Hatch compacto em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 3,96 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,46 m de altura e 2,53 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.153 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 285 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção:
Poissy, França. No Brasil, será produzido em Porto Real, Rio de Janeiro.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado de duas zonas, vidros elétricos, travas elétricas, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth com tela sensível ao toque, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, direção com assistência elétrica, rodas de liga leve de 16 polegadas, airbags frontais laterais e de cortina, freios ABS, controle de estabilidade ESP, volante multifunção, leds diurnos.
Preço na Europa: 16.100 euros, o equivalente a R$ 43.500.

Fonte: Motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: