19 de jan. de 2013

Peterhansel bate Vatanen e vira maior vencedor do Dakar entre os carros

Francês, que também detém o recorde de maior número de títulos entre as motocicletas, obteve seu 11º título na competição

Stéphane Peterhansel: 11º título no Rali Dakar (Foto: Franck Fife/AFP)Stéphane Peterhansel: 11º título no Rali Dakar (Foto: Franck Fife/AFP)

Stéphane Peterhansel conquistou na tarde deste sábado seu quinto título no Rali Dakar entre os carros e deixou Ari Vatanen para trás, tornando-se o maior vencedor da história do evento na classe.
Triunfando pela 11ª vez no Dakar – na década de 1990, ele foi hexacampeão das motos –, Peterhansel se tornou o único recordista de títulos em duas classes diferentes.

Isto é, o piloto de Échenoz-la-Méline, leste da França, virou agora, aos 47 anos de idade, o maior campeão da história do Dakar entre carros e motocicletas.
Ao lado do navegador Jean-Paul Cottret, Peterhansel dominou a maior parte da edição de 2013 e estabeleceu vantagem na liderança antes mesmo dos abandonos de Nasser al-Attiyah e Carlos Sainz, da Red Bull, favoritos para o título.

A bordo de um Mini da equipe X-Raid, ele terminou o percurso em 38h32min39s, 42min22s à frente de Giniel de Villiers, da Toyota. Leonid Novitskiy ficou com o terceiro lugar, seguido por Nani Roma e Orlando Terranova.
Na última especial, disputada neste sábado entre La Serena e Santiago, no Chile, Peterhansel foi apenas o décimo colocado. Rooma, que percorreu os 128 quilômetros cronometrados em 1h44min10s, triunfou e terminou a competição com o maior número de estágios conquistados.
De BMW, Terranova foi o segundo, à frente de Lucio Álvarez e De Villiers, ambos da Toyota, e Guerlain Chicherit, da SMG.
Patronelli confirma bicampeonato nos quadriciclos
Marcos Patronelli, durante o Rali Dakar (DPPI)
Marcos Patronelli, durante o Rali Dakar (DPPI)
O  argentino Marcos Patronelli, que terminou a última especial da edição de 2013 na terceira posição, sagrou-se neste sábado bicampeão entre os quadriciclos no Dakar.
Irmão do também bicampeão Alejandro, que não participou do Dakar neste ano, Patronelli construiu desde o início uma vantagem confortável na classificação geral e encerrou a competição com o tempo de 49h42min42.
O vice-campeão Ignacio Casale, do Chile, ficou a 1h50min35s de Marcos, logo à frente do polonês Lukas Sonik, da Yamaha. Lucas Bonetto, da Honda, e Sebastián Palma, da montadora canadense Can-Am, completaram o top 5.
A vitória no trecho cronometrado de 128 quilômetros entre La Serena e Santiago, no Chile, ficou com o sul-africano Sarel van Biljon. Ele terminou 37s à frente do árabe-emiradense Sebastian Husseini e obteve seu terceiro triunfo na edição 2013 do Dakar.
Patronelli foi o piloto com maior número de estágios conquistados – quatro. Atrás dele, ficaram Van Biljon, com três triunfos, Lukasz Laskawiec, dois, e Casales, Palma, Husseini, Ignacio Flores e Paul Smith, os cinco com um.
Rali Dakar 2013/ Carros – resultado final (dez primeiros):

Rali Dakar 2013/ Quadriciclos – resultado final (dez primeiros):


Fonte: Tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: