22 de jan. de 2013

Jornalista terá que pagar R$ 350 mil por fundir o motor de um Porsche 917

917 replica (1)

“Quebrou, pagou”, certo? É este o argumento do processo movido pelo piloto David Piper contra um jornalista automotivo que explodiu o motor de sua réplica Porsche 917 de R$ 4 milhões. Agora o jornalista precisa pagar uma multa de US$ 174 mil (mais de R$ 350 mil).

O motor explodiu em 2009, com o jornalista freelancer e piloto Mark Hales atrás do volante. O teste era um comparativo entre o Porsche e uma Ferrari 512S, cujo proprietário era Nick Mason, baterista do Pink Floyd. O acordo de cavalheiros entre Hales e os donos dos carros era que qualquer falha mecânica seria paga pelos donos, e Hales pagaria caso batesse. Os danos foram causados pela explosão do motor, que girou acima do limite, a 8.200 rpm. Piper havia avisado que a faixa vermelha começava em 7.000 rpm.
Segundo o site SWNS, Halesafirma que uma das marchas ‘escapou’ enquanto ele mudava da segunda para a terceira. Se fosse o caso, então Piper seria o responsável pelos reparos. Hales concluiu, dizendo que “o Porsche 917 é um carro dificil de guiar e todo mundo sabe que motores explodem. Todo mundo já passou por isto e eu sabia que era este o caso.”
O processo rodeia um único ponto – quem é o culpado pelo motor ter excedido a rotação máxima recomendada? O advogado Alexander Wright explicou os pontos contra e a favor, como conta o Telegraph.
Há duas teorias que competem entre si – o requerente alega que o réu, apesar de ter recebido instruções bem claras, falhou ao engatar a marcha. Ele desacoplou ao tentar mudar para a terceira e acabou fazendo o motor girar demais.
Os advogados de defesa dizem que havia um problema inerente e já existente na caixa de câmbio, e por isso as marchas não se acoplaram direito.
Piper negou que a caixa pudesse ser o problema, declarando, “se houvesse alguma dúvida quanto ao funcionamento da caixa, eu teria pedido para ele parar e não dirigir mais.”
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No fim das contas, o juiz ficou do lado de Piper, forçando Hales a pagar £ 47 mil pelos reparos no motor e outras £ 63 mil pelos custoso do processo de Piper. Isto, claro, não cobre os gastos legais do próprio Hales, que ficariam na casa das £ 50 mil. No total, Hales terá que pagar R$ 355 mil para Piper e ainda arcar com R$ 160 mil em despesas legais.
Piper é um piloto inglês bem sucedido e é reconhecido por suas vitórias na África nos anos 60, porém sua ligação com aquela réplica em particular é ainda mais forte. A carreira de Piper nas corridas foi interrompida durante a filmagem de Le Mans, de Steve McQueen, o filme que ajudou a aumentar ainda mais o culto ao 917 e levá-lo ao status de lenda.
Até dá para entender a posição de Piper, mas ver dois homens respeitáveis se atracando por causa de um carro tão incrível é triste de qualquer jeito.
[Fotos: BJ Mullan]
Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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