9 de jul. de 2013

FIA muda regulamento da F1 para maior segurança nos pitlanes

Alterações previstas apenas para 2014 entrarão em vigor já no GP da Hungria

Fiscal corre atrás do pneu solto de Webber (Foto: AP Photos/ Pool/Srdjan Suki)Fiscal corre atrás do pneu solto de Webber (Foto: AP Photos/ Pool/Srdjan Suki)

Procurando evitar novos incidentes no pitlane, a FIA divulgou nesta terça-feira um comunicado oficial declarando mudanças. De acordo com o documento, apenas fiscais de provas e membros da equipe poderão ficar no local.

No último final de semana, durante o GP da Alemanha,  quando Mark Webber estava saindo do pit-stop, seu pneu se soltou do carro e acabou atingindo um cinegrafista da FOM, que machucou o rosto e a clavícula, e quebrou duas costelas.

Entre as mudanças, está a redução da velocidade no trecho dos boxes, que passa de 100 km/h para 80 km/h, exceto na Austrália, Mônaco e Cingapura, onde não deve ultrapassar 60 km/h. Outra exigência é que os mecânicos passem a usar capacetes, e assim que os trabalhos estiverem concluídos, devem voltar para dentro das garagens. Para os cinegrafistas, agora sua entrada será permitida apenas no pit wall.
Jean Todt, presidente da entidade máxima, acatou as decisões e ressaltou que ao menos duas das mudanças, que já estavam previstas para acontecer em 2014, sejam aprovadas imediatamente. Portanto, as novas regras passarão a valer a partir do GP da Hungria, daqui duas semanas.
A FIA ainda espera que a Red Bull entregue um relatório escrito completo sobre as causas do incidente em Nurburgring até quarta-feira. Os detalhes do texto serão compartilhados com as demais equipes com objetivo de melhorar na segurança.
Abaixo, leia o comunicado na íntegra:
Após um incidente no pitlane no último final de semana do GP da Alemanha, a FIA decidiu tomar algumas decisões para aumentar a segurança da F1 e instituir a proibição de qualquer outro que não seja fiscal de prova ou membro de equipe no pitlane durante as corridas e sessões classificatórias. Acesso para a mídia será apenas no pit wall.
O incidente do ultimo final de semana em Nurburgring ocorreu quando, após um pit stop, um pneu se soltou do carro da Red Bull de Mark Webber assim que ele se posicionou para a saída do pit lane. O pneu solto acertou um cinegrafista, que está hospitalizado como resultado. É esperado que ele tenha total recuperação.
Para reduzir o risco de acidentes semelhantes no futuro, a FIA, na iniciativa de seu presidente, Jean Todt, está procurando realizar mudanças no Regulamento Esportivo da F1. A fim de realizá-las, a FIA informou aos times hoje que a aprovação do Conselho Mundial de Esporte Motor (WMSC) será imediatamente procurada por duas alterações aos regulamentos desportivos. Ambas estas alterações já tinham sido aprovadas para 2014. Entretanto, por razões de segurança, será pedido que seja aprovada sua implementação imediata. As mudanças são:
1)     Artigo 23.11, em que agora irá obrigar todos os membros das equipes que trabalham com os carros usem capacetes; *
2)     Artigo 30.12, em que irá providenciar a redução do limite de velocidade no pitlane durante as corridas, de 100 km/h para 80 km/h (com exceção de Melbourne, Mônaco e Cingapura, onde devido as configurações da pista o limite ficará em 60 km/h); **
Finalmente, em relação ao incidente do GP da Alemanha, a FIA espera um relatório escrito da Red Bull para esta quarta-feira. Isso também será compartilhado com as outras equipes em vista de ajudar a melhorar a segurança no pitlane.
As pessoas das equipes estão apenas autorizadas no pitlane imediatamente antes de trabalhar no carro e devem se retirar o mais rápido após o trabalho completo. Todos os membros dos times que saem para qualquer atividade de pitstop durante a corrida devem estar usando proteção na cabeça.
** 30.12 Um limite de velocidade de 80 kmh será imposto no pitlane durante todo o evento. No entanto, este limite pode ser alterado pelo fiscais em sequência de uma recomendação do delegado de segurança da FIA. Qualquer equipe cujo piloto ultrapasse o limite durante qualquer atividade será multado € 100 para cada km / h acima do limite, até um máximo de € 1000. No entanto, em conformidade com o artigo 18.1, os fiscais podem infligir uma punição adicional se suspeitarem que um competidor estava em alta velocidade, a fim de obter qualquer tipo de vantagem. Durante a corrida, os comissários podem impor uma das sanções previstas no artigo 16.3a), ou b) em qualquer condutor que exceder o limite.

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