Existem 148.940.000 quilômetros quadrados de terra neste nosso planeta, 1.751.868 km de estradas só no Brasil e você fica aí, indo e vindo pelo mesmo caminho todos os dias. Move on, man! O mundo vai acabar no próximo mês! Seja por diversão ou por necessidade (durante o apocalipse) você deveria explorar mais. Selecionamos alguns veículos para explorar o mundo: da cidadezinha no interior à floresta amazônica.
O que é preciso
Quando for escolher um veículo para explorar o bairro, as regiões próximas, o estado, o país, o continente e o planeta é bom ficar atento para alguns aspectos importantes. Aqui estão alguns deles:Habitat propício – Não adianta explorar dunas e mangues com aquele carro 1.0, baixo e que mal aguenta atravessar uma poça de água. O tipo de carro e o tipo de exploração precisam se relacionar um com o outro. Tração integral é algo básico para encarar pirambeiras de barro – bem, logo nossas vias “asfaltadas” vão exigir algo parecido. Altura do vão livre e ângulos de entrada e de saída também são importantes, afinal, não adianta nada ter tração para sair de uma duna e bater no chão ao sair dela.
Mula de carga – Você vai precisar carregar peso em seu carro, muito peso. Não tem posto de gasolina e nem água no meio do deserto. Borracheiro? Rá! Procure carros com espaço e capacidade de carga alta, assim você pode levar toneladas de barrinhas de cereal e água. Não se esqueça do papel higiênico! Folhas de árvores são desconfortáveis.
Resistência – É uma droga quando o carro quebra, mas é ainda pior quando ele quebra no lugar onde a garota da noite pariu. Carros indestrutíveis são sempre úteis, mas é difícil achar algo assim, então fique com os mais resistentes e provados pelo tempo e mercado.
Facilidade de reparos – Sempre existem monstros gigantes em formas de pedras pontiagudas que se teletransportam e destroem sua transmissão ou furam o seu cárter. Nesses momentos é bom estar a bordo de algo vendido globalmente e em massa.
Os eleitos
Toyota Hilux
Favorita de forças militares na África e no Oriente Médio, a Hilux é um carro indestrutível e extremamente versátil. Muitas vezes são utilizadas como veículos de suporte em programas de TV de sobrevivência e exploração. Como foi vendida em todo canto do mundo, é fácil de achar quem saiba arrumar, assim como é fácil de achar uma para fazer transplantes. O projeto é praticamente o mesmo desde sempre, logo existem trilhões de preparações possíveis: de suspensões tipo Baja até bases para metralhadoras.
Vantagens
• Mundial
• Indestrutível
• Testado por militares
Desvantagens
• Precisa ser modificada pra realmente ficar bacana
Toyota Land Cruiser
[ Foto: Donald Bohanner ]
Em vez de terroristas, o Land Cruiser conquistou a ONU. Em terras brasileiras, o seu tataravô era chamado de Bandeirante. Em nossos vizinhos da América do Sul, seus sucessores foram vendidos e é relativamente fácil conseguir uma – não fosse a proibição do nosso governo em importar veículos com menos de 30 anos. Entenda-o como uma versão crescida e mais violenta da Hilux, algo bem ideal para explorar terras distantes.
Vantagens
• Quase mundial
• Quase indestrutível
• Testado por tropas de paz
Desvantagens
• Não foi vendido no Brasil
• É enorme
Mitsubishi Pajero
[ Georgemaia @ Flickr ]
Estamos falando de todas as Pajero grandes (me desculpem donos de TR4), mais um para a lista de monstros japoneses. A Pajero também foi vendida globalmente – e no passado, chegou até a ser fabricada em países vizinhos. Ela foi provada em ralis como o Dakar (o de verdade, lá na África). A Mitsubishi faz até eventos bacanas para os donos no Brasil usarem seus carros.
Vantagens
• Mundial
• Modificável
• Testada em ralis
Desvantagens
• Preço
Land Rover Defender
[ Pete Barr-Watson ]
O veículo-base do exército britânico também é um dos favoritos da ONU e do Exército Brasileiro. Ele pode parecer uma caixa com rodas e é exatamente isso que você precisa: uma caixa para levar equipamentos. É um dos carros mais modificáveis do universo, suas linhas quadradas facilitam o serviço de blindagem e suas capacidades no fora-de-estrada são impressionantes. Além disso, a própria Land Rover vende vários equipamentos para ele.
Vantagens
• Global
• Extremamente modificável
• Feito para o Off-Road
- Testado por exércitos, tropas de paz, Safaris e agentes secretos
Desvantagens
• Extremamente caro, mesmo os usados
• Desconfortável e ruim no asfalto
• Algo arcaico
Jeep Cherokee
[ Jeepstir @ Flickr ]
O utilitário que leva o nome dos índios do sudeste americano é um dos favoritos dos americanos. Chegou a ser fabricado na América do Sul e vendido no Brasil, então é relativamente fácil de ver um por aí. A geração de 93 até 98 tinha motores V8 com comando acionado por varetas (iguais aos da Nascar), logo o som do motor é brilhante. É aquele tipo de SUV feito para ser confortável enquanto você atravessa uma montanha de pedras para chegar em casa – ou até tentar cruzar uma fronteira, apesar de não recomendarmos isso. Ela é conhecida por quebrar, mas pelo menos o preço é convidativo.
Vantagens
• Deus abençoe a América e seus V8s barulhentos
• Sistemas de off-road de verdade
• Preço
Desvantagens
• Quebra muito
• Consumo
Lada Niva
Os russos vivem em um mundo paralelo ao nosso – mas, de tempos em tempos, algumas coisas ultrapassam as barreiras da dimensão e chegam ao nosso mundo. Um exemplo é o Niva. No Brasil, ele chegou depois da abertura das importações. Era um dos carros mais baratos da época. Como qualquer coisa que vem da Rússia, é difícil de explicar exatamente o que é um Niva, só sabemos que ele se dá bem com terrenos ruins.
Vantagens
• Um brinde (de Vodka) a Rússia
• Barato
• Modificável com qualquer coisa
Desvantagens
• Você fica com cara de comunista dentro de um – cuidado ao passar próximo da embaixada dos EUA
• É lento, muito lento
• Pequeno
Troller T4
[ Marco Brasil @ Flickr ]
É um desses carrinhos brasileiros que nós nunca consideramos até precisar passar em uma enchente. O carro não é vendido globalmente, mas é um projeto que usa muitas peças comuns ao mercado de off-road, logo é fácil de arrumar. O grande problema é que não dá para levar toneladas de equipamentos nele.
Vantagens
• Projeto utiliza peças comuns
• Testado pelos amantes de trilhas
Desvantagens
• Pequeno
• Não é global
• É uma cópia do Jeep Wrangler
Opção de extremo baixo custo
VW Kombi
[ Mick / Lumix @ Flickr ]
Pode parecer estúpido colocar uma Kombi para explorar (provavelmente é), mas o seu vazio interior é preenchível com qualquer coisa (dá até para fazer uma casa dentro dela), sua mecânica pode ser reparada com um lápis, um alfinete e duas folhas de orégano e tem motor e tração traseira – na pior das hipóteses, treine drifting com ela em estradas vazias quando estiver chovendo. Só não bata. Você vai morrer.
Vantagens
• É um Fusca muito gordo
• Todos sabem o que é uma Kombi
• Motor e tração traseira
Desvantagens
• Bateu, morreu.
• Lento, extremamente lento.
• Você vai parecer um Hippie – bem, isso pode te ajudar a conseguir alguns insumos relaxantes
Opção de extremo alto custo
Range Rover Vogue
O melhor carro do mundo para Jeremy Clarkson. É o favorito da Família Real Britânica quando vão passar férias em seus castelos. Nele, você se sente como um explorador ruivo e branquelo atrás de relíquias do passado, sem perder o conforto e a classe. Poderia escrever um livro sobre os motivos pelos quais acho o Range Rover o melhor carro do mundo, mas tudo se resume a uma coisa: é um iate para escalar paredes de pedra, areia e barro.
Vantagens
• Vida longa para a Rainha da Inglaterra!
• Jeremy Clarkson fala que é o melhor carro do mundo
• Um carro de meio milhão de reais para colocar na lama
• Veículo padrão do MI6
• Requinte de iate
Desvantagens
• Ridiculamente caro
• Soma vinte anos ao RG: não importa qual a sua idade, você fica mais velho dentro de um
Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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