A sueca Husqvarna recorreu a seu vasto “know-how” – acumulado desde a primeira motocicleta, construída em 1903– para atualizar a TE310 R. O modelo é o intermediário da gama de motocross, esporte em que a marca se sagrou campeã pela primeira vez em 1959.
Atualmente, a Husqvarna é controlada pela BMW Motorrad e anunciou suas intenções de passar a atuar no Brasil em 2013. Nesse caso, a TE310R seria uma das primeiras motocicletas da marca a serem oferecidas por aqui e já chegaria na nova geração, que traz apriomoramentos e mais tecnologia para se manter entre as mais desejadas tanto entre pilotos profissionais, quanto entre os de “fim de semana”. Além dela, a TE449, mais potente, também será importada da Itália, onde a Husqvarna mantém sua sede operacional.
A maior novidade na “Husky” – apelido comum das Husqvarna – está no motor. O cabeçote foi retrabalhado para refinar a entrega de potência e torque. Enquanto a nova injeção eletrônica promete respostas mais afiadas aos comandos do acelerador. O propulsor passou por uma dieta e agora pesa apenas 23 kg e é o responsável pela inclusão do “R” no nome da moto. O câmbio é sempre manual de seis marchas com transmissão de força via corrente. Ainda que não divulgue os valores exatos, a marca afirma que a potência subiu cerca de 5% e o torque, 8% – os números são estimados em 45 cv e 5,0 kgfm, em um modelo que pesa 109 kg.
Junto às mudanças no cabeçote e sistema de injeção, o redesenho dos coletores de admissão e escape também ajudou no ganho de força. Como opcional, há ainda a possibilidade de configurar a injeção entre dois mapeamentos diferentes, para uso em competição ou nas ruas. O chassi mantém a configuração tubular em aço reforçado, com travessas de seção redonda, oval e retangular. O quadro ainda recebeu plaquetas de cromo-molibdênio na região próxima ao guidão para mais rigidez. As suspensões usam os tradicionais arranjos de garfo invertido de 48 mm de diâmetro na frente e braço único atrás, com amortecedores da Kayaba e ajuste de pré-carga da mola.
O visual é bem despojado. Pintura e adesivos da carenagem estão mais resistentes ao uso intenso com água e barro. O painel é simples ao extremo, com apenas um botão no manete direito – o da partida elétrica. Embora não tenha nem seta nem buzina, há comandos previstos em um pequeno console no punho esquerdo. Ali também está o comutador de farol alto. A nova TE310 R custa na Europa 8.780 euros – cerca de R$ 24 mil. No Brasil, a TE310 R enfrentará a concorrência de motos bem mais baratas, como a Honda CRF 230, de motor menor e preço na casa dos R$ 11 mil – mesmo patamar da Yamaha TT- R 230. Além delas, a Yamaha ainda oferece uma 450 cc, a importada YZ 450 F, que custa em torno de R$ 30 mil. A Kawasaki também briga nesse segmento com as KX 250 F e 450 F, que custam aproximadamente R$ 28 mil e R$ 33 mil, o que deixaria a Husqvarna TE 310R sozinha no segmento de 300 cilindradas off-road por aqui.
Impressões ao pilotar
Peso pena
Cigliano/Itália – Logo de cara, a TE310 R mostra que o perfil mais atlético não se restringe ao visual. A motocicleta tem respostas ágeis e muito rápidas, com bastante leveza em todos os comandos. Ela inspira confiança para encarar trechos de off-road pesado sem qualquer dificuldade.
O motor de 302 cm³ é mais do que suficiente para levar os magros 109 kg da TE310 a lugares inacessíveis para a maioria das motos. A frente leve segue com facilidade as instruções do piloto e a manobrabilidade é notável. Apesar da pequena diferença no motor em relação à mais fraca TE250, a 310 se sai melhor nas mãos de pilotos mais experientes.
No entanto, é necessário algum tempo de adaptação às respostas sempre prontas da enduro. Os freios tem atuação direta e um pequeno movimento no manete já é suficiente para a motocicleta estancar bruscamente. Mas, uma vez acostumado, o piloto consegue modular perfeitamente acelerador, freios e vencer praticamente qualquer obstáculo.
Ficha técnica
Husqvarna TE310 R
Motor: A gasolina, quatro tempos, 302,4 cm³, um cilindro, quatro válvulas por cilindro e comando de válvulas no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto e refrigeração líquida.
Câmbio: Manual de seis marchas e transmissão por corrente.
Potência máxima: Aproximadamente 45 cv.
Torque máximo: Aproximadamente 5,0 kgfm.
Diâmetro e curso: 82,0 mm x 57,3 mm. Taxa de compressão: 13,1:1.
Suspensão: Dianteira com garfo telescópico pressurizado e ajustável com 300 mm de curso. Traseira com braço oscilante em liga-leve, pré-carga ajustável e 296 mm de curso.
Pneus: 90/90 R21 na frente e 120/90 R18 atrás.
Freios: Dianteiro com disco simples de 260 mm de diâmetro com pinça de dois pistões. Traseiro simples com 240 mm de diâmetro com pinça de pistão simples. Não oferece ABS.
Dimensões: 2,26 metros de comprimento total, 0,82 m de largura, 1,11 m de altura, 1,47 m de distância entre-eixos e 0,95 m de altura do assento.
Peso: 109 kg.
Tanque do combustível: 8,5 litros.
Produção: Varese, Itália.
Preço na Europa: 8.780 euros, o equivalente a R$ 24 mil.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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