Hoje em dia todo mundo quer montar “um carro para track days”. Mas a brincadeira custa caro, e não adianta nada ter um baita carro se sua experiência de pilotagem se resume a Forza/GT5. Uma alternativa barata e muito mais educativa são os eventos de Pro Solo.
No Pro Solo o objetivo é conseguir o tempo mais rápido em um circuito truncado, delimitado por cones. Nos eventos, cada piloto vai para o circuito individualmente e vence quem for o mais rápido. Mas não adianta sair acelerando feito um lunático e derrubando cones: cada cone derrubado vira um segundo a mais no tempo geral, e você corre o risco de ver seu carrinho preparado ficar atrás de um popular 1.0.
O bacana do Pro Solo é a chance de aprimorar sua técnica ao volante em um ambiente quase totalmente seguro. As velocidades podem não ser tão altas em um circuito tão travado, mas isso não impede que este seja o ambiente perfeito para aprender e dominar técnicas como o pêndulo e trail braking.
Na parte mecânica o que conta mesmo é peso baixo e entre-eixos curto além de um bom conjunto de pneus e suspensão. Um carro com motor preparado para TD e freios subdimensionados, suspensão original e pneus mal escolhidos se daria muito mal em um Pro Solo. Para se jogar entre os cones, o legal é investir no comportamento dinâmico do carro. A receita mais popular são rodas um pouco maiores, pneus mais largos e suspensão mais baixa e firme – coisa básica que, somada a um alívio de peso, já ajuda a reduzir tempos de volta.
Nosso camarada Márcio Murta, por exemplo, participou do Pro Solo Limeira, evento mensal que está indo para a 4ª edição, em um Fiat Palio Essence – um carro que não foi exatamente feito para esse tipo de pilotagem, e só estava equipado com um jogo de pneus mais largos e perfil mais baixo.
Normalmente os eventos de Pro Solo são divididos em categorias – modelos de tração dianteira, traseira e integral – e o legal é ver carros parecidos com pilotos totalmente diferentes. Ou seja, você tem chances fazer bonito com o seu carro, não importa qual seja! Basta dar uma olhada no quadro de classificação do 2º Pro Solo Limeira, que aconteceu em outubro passado.
Tração dianteira
1° Lugar – Ricardo Ricardo Gouveia - Chevrolet Corsa – 28,3622° Lugar - Vinicius Lira - Chevrolet Corsa -29,110
3° Lugar - Arthur Petri - Fiat 500 – 29,179
4° Lugar - Fernando Moreno (Babu) – Chevrolet Tigra – 29,200
5° Lugar - Daniel Borghi Pita - Honda Civic Si – 29,388
6° Lugar – Pablo Foch – Chevrolet Corsa – 29,640
7° Lugar – Leo Ceregatti – Honda Civic – 29,949
8° Lugar -Estevam Cavazin - Ford Escort – 30,140
9° Lugar – Lucas Kira – Ford Courier – 30,146
10° Lugar – Cleber Lusvordes – Ford Ka Sport – 30,247
11° Lugar – Diego RIbeiro Borges – Ford Fiesta sedan – 30,313
12° Lugar – Pedro Henrique de Almeida – Chevrolet Corsa sedan – 30,340
13° Lugar – Rafael Mischeski – Fiat Uno 1.0 – 30,460
14° Lugar - Eduardo Rimoli - Mitsubishi Colt GTi – 30,480
15° Lugar – André Atsushi Kusano – Nissan Sentra SR – 30,839
16° Lugar – Artur Cardoso Constâncio – Chevrolet Vectra – 30,930
17° Lugar – Fernando de Almeida Martins – Fiat Palio 1.0 – 30,931
18° Lugar – Renato Renato Ghetti Tanan- Honda Civic – 31,000
20° Lugar – Rafael Sakai Gomes Pires – Chevrolet Prisma – 31,209
21° Lugar – Diogo Amorim – Honda Fit – 31,243
22° Lugar – Vinicius Bachani Tarifa – Ford Fiesta 1.0 – 31,727
23° Lugar – Márcio Murta Silva – Fiat Palio Essence – 32,332
24° Lugar – Mario Alberto Tresler – VW Parati 1.0 16V – 35,239
Tração integral
1° Lugar – Thiago Vaz – Subaru WRX – 27,780
2° Lugar – Fábio Lucas – Subaru SW – 29,760
3° Lugar – Clerisson – Subaru GL 4×4 – 32,373
3° Lugar – Clerisson – Subaru GL 4×4 – 32,373
Tração traseira
1° Lugar – Felipe Nasc – Porsche Boxster S- 30,378
2° Lugar – Gabriel Rodrigues – Ford Mustang – 31,589
3° Lugar – Lucas Flex – BMW 325 T. – 33,210
4° Lugar – Neto – Nissan 370Z Nismo – 33,526
A melhor parte: a inscrição para um evento desse tipo fica em torno
de R$ 50. É brincadeira perto dos até R$ 500 que pode te custar um track
day e você pode repetir a dose várias vezes.2° Lugar – Gabriel Rodrigues – Ford Mustang – 31,589
3° Lugar – Lucas Flex – BMW 325 T. – 33,210
4° Lugar – Neto – Nissan 370Z Nismo – 33,526
Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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