29 de nov. de 2012

Achados meio perdidos: Gol Motorfort 4×4 (!) de 700 cv (!!!)

gol 4x4 (4)

Quem acompanha o Jalop há um tempo, talvez conheça o Gol Motorfort 4×4, uma besta de 700 cv e tração integral que deixou muita gente curiosa. Se você tiver disposição (e grana), vai poder conferir bem de perto do que esse Gol G4 é capaz.


Para quem não sabe do que eu estou falando, há dois anos o nosso editor-chefe Juliano Barata aguçou a curiosidade de todo mundo em um post sobre esse Gol G4 2008, cunhando o apelido “Diabo Negro”. Hoje o Gol é conhecido assim por grande parte da galera das arrancadas. O que esse carro tem de tão especial?
A carroceria de Gol é serve apenas como casa para o monstro criado para reduzir tempos no quarto-de-milha. Debaixo do capô agora reside um motor com bloco de Golf, cabeçote de 16v e cilindrada aumentada para 2,1 litros com a adoção de bielas de aço forjado e novos pistões Iapel. Para ajudá-lo a respirar melhor, o motor agora conta com um turbo roletado. Para alimentar o conjunto foi adotada uma unidade de injeção eletrônica e controles manuais FuelTech. Originalmente, a receita rendia 800 cv.

“Ok, Gol turbo com peparação pesada é o que mais se vê por aí!”, você pode ter pensado agora. Acontece que este não é mais um treskilimei. Se você for um cara atento, vai se lembrar que estamos falando de um carro com tração integral. Como se trata de um Volkswagen, a lógica nos leva ao famoso sistema integral Audi quattro. E a origem é nobre: câmbio e todo o sistema de tração vieram do Audi S2. Os outros componentes – coletores, embreagem, engates do câmbio – são todos de primeira linha. .
Por dentro, a ordem foi aliviar peso – pero no mucho. O banco traseiro disse adeus, os dianteiros originais deram lugar a bancos concha de alumínio da Kirkey, com apenas uma fina camada de espuma para dar algum conforto. Mas o carpete ainda está lá, bem como o console central e a capa do painel, que recebeu todos os instrumentos para conferir se está tudo em ordem com o motor – tudo funcional, nada de relojoaria gratuita. O que garante a segurança são os cintos de cinco pontos e a gaiola de proteção homologada pela CBA.


A despeito da preparação radical, o carro é totalmente legalizado para circular normalmente nas ruas. A suspensão é preparada, porém confortável, e atualmente as rodas são Enkei de 17 polegadas calçadas com pneus Toyo Proxes R888. Mas o dono garante que, mesmo com pneus de rua, é possível levá-lo para uma pista de arrancada e fazer bonito. Se você não quiser arriscar, tudo bem: o carro acompanha um jogo de rodas do Audi A3 com pneus Hoosier DRAG 24.5/8.0-R15. Tudo devidamente vistoriado e legalizado, e logo de cara não dá para notar que esse Gol é tão extremo.

Eu disse “acompanha”? Ah, sim! É que o Gol Motorfort 4×4 está à venda, e o valor pedido também não é brincadeira: R$ 85.000 (clique aqui para acessar o anúncio). Levando em conta o tempo,  a grana investida, a qualidade das peças e a fama do carro, dá para entender o preço. Além disso, onde você compraria tanta potência e desempenho por menos grana? O carro foi todo revisado na mesma oficina que o preparou, a Motorfort, e segundo o dono “é pegar e rodar”. Mas é bom correr, pois ele conta que já conversou com alguns interessados.

A gente, inclusive
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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