Acessório desenvolvido em 2009 por colunista do Tazio chama atenção de Charlie Whiting
O projeto, que teve seu primeiro conceito desenvolvido em 2009, foi enviado para a entidade e chamou a atenção de Charlie Whiting, diretor técnico, que confirmou o interesse e já pediu para Bizarro Costa mais detalhes técnicos e informações.
“Como você já deve estar ciente, estamos testando um número de diferentes tipos de proteção de cockpit há algum tempo. Os resultados mostram que apesar da proteção ser possível, existem alguns efeitos colaterais indesejáveis. Vimos que se quisermos uma proteção completa, precisamos de uma estrutura substancial que, por outro lado, causa efeitos negativos na visibilidade”, explicou Whiting, por e-mail, a Costa. “Vou encaminhar isso [o projeto do PCP] aos nossos engenheiros do Instituto da FIA para vermos se eles acreditam que possa ser uma opção a ser explorada e entrarei em contato com os comentários deles”, continuou, em nova mensagem.
Uma peça formada por duas barras que poderia ser fixa ou encaixada ao cockpit passando por cima da cabeça do piloto. Ela poderia ser destravada automaticamente e retirada pelo piloto juntamente com o volante, ou por botão externo em caso de um salvamento realizado por paramédicos. Como elas respeitariam a largura normal do cockpit, o piloto também poderia sair rapidamente, entre as barras do PCP, sem a necessidade de retirá-las em caso de capotamentos ou incêndios.
“As barras do PCP se tornam excelente apoio acima da cabeça, permitindo que o piloto saia do carro mais rápido ainda”, explica o designer brasileiro.
O fato de também não ser completamente fechada, não descaracterizaria o carro de fórmula, permitindo que o público continue vendo os capacetes dos pilotos. Além disso, Costa mostra estudos para apontar que a visão do piloto não seria comprometida. O projeto também prevê um esquema aerodinâmico da peça para que ela influa o menos possível no comportamento ou força aerodinâmica do carro.
“O PCP é algo viável, palpável e possível de ser rapidamente desenvolvido pelos engenheiros da F1. Claro que não evitaria 100% dos acidentes durante as corridas, mas seria uma barreira a mais na proteção da cabeça do piloto em impactos frontais e laterais”, afirma.
Ubiratan Costa é designer industrial automobilístico e responsável pela coluna TELEMETRIA no Tazio, em que ele analisa inovações aerodinâmicas dos carros da F1.
Confira os vídeos de simulação do Protetor de Cockpit:
video 2 Fonte: Tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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