Feche esta página quem nunca fingiu uma única vez que seu carro era uma nave espacial. Uma rua escura, o brilho dos instrumentos, as estrelas no céu – por que não soltar a imaginação por alguns instantes? Como quase todos nós já fizemos isso, talvez seja uma boa ideia levar a imaginação um nível acima. Se as naves espaciais famosas fossem carros, que carros eles seriam?
Fiquei curioso e fui até o mainframe do Jalopnik, escondido em algum lugar do subsolo de Los Angeles. Aqui estão as conexões que o computador fez entre carros e naves:
Millennium Falcon = van Rat Rod
Feia no bom sentido, eu sempre pensei. Mas nós tínhamos que engolir isso, já que todas as outras naves de Star Wars se parecem como Centros Pompidou gigantes voando por aí.
Foi um projeto bastante personalizado em que Han Solo vivia metendo a mão, mas também era usado para transporte de carga. Por isso achei que um ônibus ou van rat-rod seria ideal. O tipo de coisa que uma princesa espacial não se sentiria segura de entrar, mas que pode detonar por aí.
Serenity/Firefly= Volkswagen Kombi
Na série Firefly esta nave tem um papel importante, quase como um personagem, como a produção gosta de dizer nos comentários do DVD. Quando as pessoas se referem à nave, falam sobre seu projeto antigo, tratado por alguns como lixo, mas geralmente visto como algo confiável, com uma boa reputação por sua durabilidade. Os personagens tendem a ser emotivos e apegados à ela, compreendendo que a admiração nem sempre é racional. Há vários carros que se encaixam aqui, mas a velha Kombi certamente tem essa reputação e carinho. Além disso, tal como a Serenity, muitos passageiros da Kombi preferem evitar o contato com as autoridades.
Ônibus Espacial = Oldsmobile Silhouette/Chevrolet Lumina
Esses dois são até bem parecidos. Uma van branca com detalhes em preto faz qualquer um lembrar da Space Shuttle. Além disso, acho que os dois têm o capô do mesmo tamanho. Outra coisa em comum é que os dois saíram de linha, têm portas centrais enormes para a bagagem, e você já não vai encontrar nenhum deles rodando por aí.
Battlestar Galactica = Mercedes-Benz Classe G
Acho que esses dois combinam bem. Ambos são projetos antigos, desenvolvidos para a guerra, mantidos em serviço por um tempo muito maior que alguém poderia imaginar. Ambos têm um visual bastante funcional, e eu aposto que o Comandante William Adama já dirigiu os dois em algum momento.
X-Wing – Lotus 7
A Cross-Wing sempre pareceu uma versão ultraleve uma nave construída para correr e manobrar em qualquer lugar e o mais rápido possível, e por isso ele parece o Lotus 7 (hoje Caterham Seven). Ele até tem a mesma proporção “capô-longo-resto-curto” do Seven. Não sei se você pode encomendar um Seven com um compartimento para andróides, mas vale a pena conferir.
USS Enterprise – Chevrolet Volt
A Enterprise sempre me pareceu limpa e refinada, e por isso se tornou entediante. O interior é uma profusão de carpetes neutros, e tudo parece mais um escritório que uma nave espacial. O Volt é parecido, no sentido de ser avançado, refinado e consequentemente chato. Acho que poderia usar este argumento para o Prius, também, mas os problemas com incêndio em alguns Volt são como aquela tendência que os consoles da Enterprise têm de explodir na cara das pessoas.
Sulaco – International MaxxPro
A Sulaco, de Aliens, o Resgate, era um veículo militar nonsense – ele foi projetado para se parecer com uma arma gigante quando vista do espaço. Seu correspondente automotivo deveria ser o Humvee, mas acho que um desses MaxxPro parecem bem melhores. Eles são um pouco mais específicos para a função, mais agressivos, e mais importante, têm mais armas apontadas.
Discovery One (2001, Uma Odisseia no Espaço) – Aston Martin Lagonda
A Discovery era uma nave arrebatadora, longa, elegante, meio esquelética. Era muito futurista em 1968, mas acima de tudo, era longa. O Aston Martin Lagonda também era futurista (em 1976), como se tivesse sido o veículo de exploração de superfície da Discovery. O interior parece ter sido projetado pelo mesmo designer apaixonado por superfícies limpas que fez o interior da Discovery. O argumento decisivo, claro, é que ambos tinham um cérebro eletrônico com tendências auto-destrutivas.
Nave do game Asteroids – Nissan Delta Wing Race Car
Fala sério: basta olhar para os dois. A Nissan teve a ideia depois que algum engenheiro passou pelo velho filperama no clube dos funcionários. Pode perguntar a qualquer um por lá.
Expresso Planeta – DKW F89 L Shnellaster
A Expresso Planeta de Futurama em tese é um veículo de entregas. Claro, ela é movida por matéria negra e parece ter velocidade ilimitada, mas é apenas um jeito de dar um rolê pelo universo. A van DKW faz praticamente a mesma coisa só que muito, muito mais devagar. Ela até lembra a Expresso Planeta, e tem um visual retro-futurista. Se você tirar a grade e os faróis da Schnellaster e colocar na cara de um dos robôs do cartoon, ninguém vai notar nada errado. Além disso, se você pensar no que é necessário para mantê-la funcionando em ordem hoje em dia, é melhor começar a procurar matéria negra.
Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Comente está postagem. Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383
Nenhum comentário:
Postar um comentário