Utilitário chega em seis versões para transporte de passageiros e de cargas
A Peugeot lançou a linha 2013 do
utilitário Boxer apostando no caráter amigo do meio ambiente. Uma das
principais características do novo motor, o 2.3 HDi L6, segundo a
fabricante, é o menor índice de emissão de poluentes em relação ao
anterior. O utilitário tem seis configurações diferentes, para
transportar cargas e passageiros - furgão e minibus, respectivamente - e
apresenta novos itens de série. A suspensão e os freios também foram
alterados.
O motor do Boxer foi reconstruído
para se adequar às novas normas. A resolução nº 415 do CONAMA
estabeleceu novos limites de emissões de poluentes. Por isso, o
propulsor 2.3 HDi tem novo catalisador, um sistema de recirculação que
controla o fluxo dos de gases e um filtro de partículas capaz de reter a
emissão do material. Além das adequações às normas ambientais, o torque
máximo do bloco aumentou, de 30,6 kgfm para 32,6 kgfm a 1.800 rpm. A
potência de 127 cv a 3.600 giros é a mesma. A suspensão dianteira é
independente, tipo McPherson, braços oscilantes inferiores à geometria
triangular, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores
hidráulicos telescópicos com fixação elástica na carroceria. Na parte
traseira é composta por um eixo rígido tubular, com mola de uma lâmina
longitudinal. Os amortecedores são hidráulicos e telescópicos verticais.
A direção é hidráulica com comando a pinhão e cremalheira e os freios
são a disco nas quatro rodas (ventilados nas dianteiras). A capacidade
do tanque de combustível é de 80 litros.
A Boxer 2013 chega às concessionárias
nas seguintes versões: minibus, de 16 lugares, e os de carga furgão
curto, furgão médio, médio com teto elevado, longo com teto elevado e
longo com teto elevado vidrado. O minibus custa R$ 87.490, enquanto a
versão de carga parte de R$ 77.390, chegando a R$ 87.990.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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