20 de jun. de 2012

Fórmula 1-Projetista da Ferrari: "Voltamos a acreditar em título"

Para Nikolas Tombazis, principal razão da melhora do carro está no novo escapamento

Fernando Alonso e Felipe Massa, durante o GP de Mônaco (Andrew Ferraro/LAT)

O projetista chefe da Ferrari, Nikolas Tombazis, declarou que a melhora expressiva da equipe ao longo da temporada devolveu a todos os membros a autoconfiança de que o time pode conquistar o título de 2012.

Durante a pré-temporada e as primeiras etapas do ano, o modelo F2012 não apresentou o mesmo nível de competitividade de suas principais concorrentes, Red Bull e McLaren, e nem mesmo a vitória inesperada de Fernando Alonso na Malásia amenizou a situação.
A partir da Espanha, contudo, as atualizações preparadas para o chassi surtiram efeito e o bicampeão espanhol passou a estar na briga direta por pódios e triunfos em todas as corridas, embora não tenha conseguido converter nenhuma outra vez o potencial em primeiros lugares.
Mesmo assim, para Tombazis, a evolução representa uma injeção de motivação para os funcionários da escuderia. "Certo ou errado, sempre há uma expectativa de que, sendo a Ferrari, devemos vencer todas as corridas e ser sempre competitivos. No começo do ano, estávamos em uma situação ruim, o que foi um grande choque para mim e todos os meus colegas", considerou.
"Foram meses difíceis, mas conseguimos esfriar a cabeça e lidar com o problema com calma. Acho que as últimas corridas foram um estímulo moral para todos nós: nos fizeram acreditar que podemos entregar um trabalho bem feito", seguiu.
De acordo com o projetista, a Ferrari já modificou praticamente todos os itens aerodinâmicos do carro de 2012, mas a principal razão para a ascensão estaria no novo escapamento implantado no GP do Canadá, que resolveu os vários problemas que a versão antiga proporcionou no início da campanha.
"O desenho do escape em Montreal era um 'primo' daquele que testamos em Jerez, no lançamento. O modelo antigo era mais complicado e gerava inúmeros problemas para nós, o que significa que ele não contribuía muito na velocidade, nem fazia com que os pilotos sentissem qualquer benefício. Portanto, nós abandonamos [o conceito], ao mesmo tempo em que trabalhamos em outros pontos fracos do carro e levamos o primeiro pacote com as principais mudanças para o GP da Espanha", contou.
"Fizemos uma configuração diferente e central de escapamento, em um momento em que efetivamente revisamos todo o chassi, desde a asa dianteira, o difusor, a asa traseira, defletores laterais e dutos de freios, produzindo o que seria, em termos aerodinâmicos, um carro efetivamente novo. Entretanto, vamos continuar desenvolvendo os escapamentos para criar um sistema mais robusto e simples, ainda que relacionado ao conceito original que introduzimos no Canadá", detalhou.
Para o GP da Europa, que acontece no próximo domingo, a equipe italiana promete novas atualizações para o aerofólio frontal e o assoalho. Tombazis adiantou que o time manterá um ritmo pesado de inovações para tentar tomar a dianteira da ordem de forças na segunda metade da temporada.
"No momento, estamos razoavelmente satisfeitos com o patamar onde estamos agora, comparando com o nosso começo. Porém, não podemos ficar totalmente felizes, já que não estamos em condição de dominar todas as corridas ou mesmo vencê-las. E esse é sempre nosso objetivo", concluiu.

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: