18 de jun. de 2012

Fórmula 1-Grosjean almeja primeira vitória em Valência; leia declarações

Pilotos falam de suas expectativas para a oitava etapa do Campeonato Mundial, o GP da Europa

Romain Grosjean, da Lotus (Andrew Ferraro/LAT Photographic)

RED BULL
Sebastian Vettel: 3º (85 pontos)
Mark Webber: 4º (79 pontos)
Vencedor dos últimos dois GPs em Valência, Sebastian Vettel acredita que a edição de 2012 da prova tende a não ser tão movimentada. “Ultrapassagens são possíveis, mas somente arriscando um pouco. O ar turbulento gerado pelos carros não desaparece como normalmente acontece devido aos muros ao redor da pista; assim, você perde aderência e, em alguns casos extremos, precisa tirar o pé do acelerador”, afirmou o piloto.
Tem mais depoimentos abaixo:


Mark Webber, quarto colocado na tabela de pontos, fez questão de destacar a competitividade da temporada de 2012. “É muito difícil prever como será nosso rendimento em Valência, já que houve sete vencedores e vários pódios diferentes. Nossa meta é melhorar de posição em ambos os campeonatos – quero subir entre os pilotos e aumentar nossa vantagem entre os construtores.”
McLAREN
Lewis Hamilton: 1º (88 pontos)
Jenson Button: 8º (45 pontos)
Os pilotos da McLaren chegam em momentos quase opostos no GP da Europa. Lewis Hamilton vem embalado após vencer pela primeira vez no campeonato e assumir a ponta da tabela, mas descartou qualquer possibilidade de relaxar após a boa fase.
Jenson Button chega a Valência após atuações apagadas, o que o fez despencar para o oitavo lugar no campeonato. “As últimas corridas não renderam os resultados que eu queria, mas ainda há 13 pela frente. Sei o quão forte a McLaren pode ser”, disse. “Valência é uma pista de que gosto e eu já venci em um circuito de rua neste ano, então estou otimista para ter um bom fim de semana e retomar a busca pelo título.”
MERCEDES
Michael Schumacher: 18º (2 pontos)
Nico Rosberg: 5º (67 pontos)
Michael Schumacher é outro piloto que vê no GP da Europa a esperança em espantar um mau momento. O alemão vem de três abandonos consecutivos, o que fez com que a Mercedes trabalhasse duro para resolver os seus problemas.
Seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, também confia em uma melhora da Mercedes. “O traçado lembra um pouco o de Montreal, o que deve casar com nosso carro. Estive na fábrica e sei o quão duro todos trabalharam para melhorar o carro, então espero por um forte fim de semana em Valência para recompensar a equipe.”
LOTUS
Kimi Raikkonen: 6º (55 pontos)
Romain Grosjean: 7º (53 pontos)
Devido às condições climáticas previstas para a prova, Kimi Raikkonen confia em um bom rendimento. “É provável que esteja quente, e nós parecemos ir bem nessas condições. O treino classificatório será muito, muito importante”, afirmou. “Não é uma pista fácil de ultrapassar, então teremos de ver o quão útil será o DRS. Amo vencer e é isso que sempre busco. Nunca venci em Valência, então é uma boa meta.”
Embalado com o segundo lugar no GP do Canadá, Romain Grosjean retorna ao palco de sua estreia na F1, em 2009 (foto abaixo), de olho em sua primeira vitória na categoria. “Sempre chegamos a um fim de semana pensando em vencer. Qualquer outra abordagem nos deixa em desvantagem no início”, afirmou. “É ótimo lutar na ponta e é sempre o que queremos fazer, mas a disputa é apertada, então é importante marcar pontos para a equipe.”
“A pista em si é muito interessante – há algumas curvas de segunda e terceira marchas, alguns trechos de alta velocidade e freadas fortes. No papel, é um circuito que nos beneficia, e espero que este seja o caso.”
SAUBER
Kamui Kobayashi: 11º (21 pontos)
Sergio Pérez: 9º (37 pontos)
“Administrar os pneus será fundamental”, aponta Kamui Kobayashi, 11º colocado no Mundial de pilotos. “O circuito de rua também requer uma quantidade de pressão aerodinâmica decente por parte do carro. Sempre ficamos perto dos muros, mas, depois de duas corridas em Mônaco e Montreal, isso não é novidade. Ultrapassagens não são fáceis, mas também não são impossíveis.”
Na prova seguinte ao seu segundo pódio na categoria, Sergio Pérez tenta pontuar pela primeira vez em Valência, onde foi 11º em 2011. “Não tenho minhas melhores lembranças de minha corrida de estreia em Valência – eu estava voltando de meu acidente em Mônaco, e, analisando agora, tenho de admitir que não estava bem o bastante”, afirmou. “É um circuito de longas retas, com fortes freadas. O que aprendemos de Montreal será importante.
WILLIAMS
Pastor Maldonado: 10º (29 pontos)
Bruno Senna: 13º (15 pontos)
No mesmo país de sua última vitória, a Williams tenta se recuperar de seus resultados apagados desde que a equipe subiu ao topo do pódio em Barcelona. “Valência é uma pista desafiadora para os pilotos, porque combina trechos de pista de rua, onde os carros passam normalmente, e setores de pistas normais. Então, é difícil achar o acerto ideal”, avalia Pastor Maldonado.
Bruno Senna espera que a equipe possa render melhor do que o visto no Canadá. “Nosso ritmo [em Montreal] não refletiu nosso potencial, mas trabalhamos duro para entender os motivos. Espero que possamos superar os problemas e melhorar nosso resultado”, afirmou. “Pistas de rua são sempre desafiadoras para um piloto, e Valência, certamente, não é diferente.”
HRT
Pedro de la Rosa: 24º (0 ponto)
Narain Karthikeyan: 22º (0 ponto)
A corrida de Valência é especial para a HRT, já que tanto a equipe quanto um dos pilotos, Pedro de la Rosa, atuam mais uma vez em casa. “Estou ansioso para correr em frente aos nossos fãs”, disse o piloto. “Acho que podemos ir bem lá, apesar de as características não nos favorecerem tanto quanto no Canadá.”
Narain Karthikeyan também se mostrou otimista devido ao progresso apresentado na corrida de Montreal. “Os muros são próximos, mas a adrenalina não influencia tanto quanto em Mônaco ou Montreal. Depois do que mostramos no Canadá, estou ansioso para essa corrida e espero dessa vez ter chance de aproveitar.”

Fonte: Disponível no(a): Comente está postagem.

Nenhum comentário: