17 de jun. de 2012

Endurance-Audi faz história e conquista 1ª vitória de um carro híbrido em Le Mans

Marca alemã chega a seu 11º triunfo na prova; Jaime Melo é segundo nos GTs

Carros da Audi fazem festa em Le Mans (Daniel Kalisz/LAT)

A Audi voltou a fazer história neste domingo em Le Mans. A marca alemã viu André Lotterer cruzar a linha de chegada na primeira posição com seu protótipo #1, conquistando a sua 11ª vitória na tradicional prova em apenas 14 participações.

Desta vez, ela conseguiu colocar seus protótipos R18 e-tron quattro nas duas primeiras colocações da classificação geral chegando ao primeiro triunfo nas 24 Horas de um carro com tecnologia híbrida de propulsão, usando um sistema de recuperação de energia combinado com um motor a diesel.
O protótipo #1 pilotado por Lotterer, Marcel Fassler e Benoit Treluyer terminou com uma volta de vantagem para o #2, de Allan McNish, Rinaldo Capello e Tom Kristensen.
Para completar, a empresa ainda terminou com um terceiro carro, o R18 Ultra, com um motor convencional turbodiesel, na terceira posição, com conquistando a quinta trifeta de história na corrida.
O resultado só não foi melhor porque o carro #3 não conseguiu se recuperar a tempo de um acidente sofrido pela manhã, e terminou em quinto, atrás do protótilo Lola B12/60 da equipe francesa Rebellion, com o trio Nicolas Prost, Neel Jani e Nick Heidfeld.
Única equipe que poderia ameaçar a Audi nesta edição das 24 Horas, o time da Toyota não conseguiu terminar com nenhum de seus carros. O primeiro abandonou com pouco mais de quatro horas de prova em grave acidente em que o protótipo decolou após sofrer um toque de um retardatário da classe GTE Am. Depois, já durante a noite, o segundo representante da montadora teve problemas técnicos e também ficou pelo caminho.
A equipe americana Starworks conquistou a vitória da classe LMP2, com um protótipo HPD ARX 03b da Honda em uma corrida praticamente perfeita, recebendo a bandeira quadriculada uma volta à frente do Oreca 03-Nissan do time francês Thiriet by TDS Racing.
O Brasil ficou com o vice-campeonato na classe GTE Pro, a principal entre os carros GTs. A equipe Luxury Racing, de Jaime Melo Jr, único representante do país da prova, ficou com a segunda posição com sua Ferrari 458, três voltas atrás da AF Corse, time principal da marca de Maranello, que tinha no volante o trio formando por Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni e Toni Vilander.
Na GTE Am, categoria em que é obrigatória a participação de pelo menos dois “gentlemen drivers” no trio de pilotos, a vitória ficou com a equipe Larbre Competition, com um Corvette C6, superando na meia hora final o Porsche 977 da IMSA Performance Matmut, que liderou mais da metade da prova.
Resultado final - 24 Horas de Le Mans (5 primeiros por classe):
LMP1
1º. Audi Sport Team Joest #1 – Audi R18 e-tron quattro (André Lotterer/Marcel Fassler/Bernoit Treluyer), 378 voltas
2º. Audi Sport Team Joest #2 – Audi R18 e-tron quattro (Allan McNish/Rinaldo Capello/Tom Kristensen), a 1 volta
3º. Audi Sport North America #4 – Audi R18 Ultra (Olivier Jarvis/Marco Bonanomi/Mike Rockenfeller), a 3 voltas
4º. Rebellion Racing #12 – Lola B12/60 Coupé (Nicolas Prost/Neel Jani/Nick Heidfeld), a 11 voltas
5º. Audi Sport Team Joest #3 – Audi R18 Ultra (Marc Gene/Romain Dumas/Loic Duval), a 12 voltas
LMP2
1º. Starworks Motorsports #44 – HPD ARX 03b-Honda (Vicente Potolicchio/Ryan Dalziel/Thomas Kimber-Smith), a 354 voltas
2º. Thiriet by TDS Racing #46 – Oreca 03-Nissan (Pierre Thiriet/Mathias Beche/Christophe Tinseau), a 1 volta
3º. Pecom Racing #49 – Oreca 03-Nissan (Luis Perez-Companc/Pierre Kaffer/Soheil Ayari), a 2 voltas
4º. Signatech Nissan #26 – Oreca 03-Nissan (Pierre Ragues/Nelson Panciatici/Roman Rusinov), a 3 voltas
5º. Greaves Motorsports #41 – Zytek Z11SN-Nissan (Christian Zugel/Elton Julian/Ricardo Gonzalez), a 6 voltas
LM GTE Pro
1º. AF Corse #51 – Ferrari 458 Italia (Giancarlo Fisichella/Gianmaria Bruni/Toni Vilander), 336 voltas
2º. Luxury Racing #59 – Ferrari 458 Italia (Frédéric Makowiecki/Jaime Melo/Dominik Farnbacher), a 3 voltas
3º. Aston Martin Racing #97 – Aston Martin Vantage V8 (Stefan Mucke/Darren Turner/Adrian Fernandez), a 4 voltas
4º. AF Corse #71 – Ferrari 358 Italia (Andrea Bertolini/Olivier Beretta/Marco Cioci), a 10 voltas
5º. Corvette Racing #73 – Chevrolet Corvette C6-ZR1 (Antonio Garcia/Jan Magnussen/Jordan Taylor), a 10 voltas
LM GTE Am
1º. Larbre Competition #50 – Chevrolet Corvette C6-ZR1 (Patrick Bornhauser/Julien Canal/Pedro Lamy), 329 voltas
2º. IMSA Performance Marmut #67 – Porsche 911 RSR (997) (Anthony Pons/Raymond Narac/Nicolas Armindo), a 1 volta
3º. Krohn Racing #57 – Ferrari 458 Italia (Tracy Krohn/Niclas Jonsson/Michele Rugolo), a 6 voltas
4º. Flying Lizard Motorsport #79 – Porsche 911 RSR (977) (Seth Neiman/Patrick Pilet/Spencer Pumpelly), a 16 voltas
5º. Larbre Competition #70 – Chevrolet Corvette C6-ZR1 (Christophe Bourret/Pascal Gibon/Jean-Philippe Belloc), a 20 voltas

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: