Muita gente fala não gosta de Fernando Alonso por causa de sua personalidade ou de sua postura em alguns incidentes. Dentro da pista, contudo, o espanhol é o melhor da atualidade. E ainda tem uma sorte… Neste domingo, no GP da Europa, em Valência, o piloto da Ferrari deu mais um show: largou em 11º, fez uma corrida agressiva, com várias ultrapassagens, e chegou à terceira posição.
Quando tudo parecia indicar um pódio, ele foi brindado com a entrada de um safety car por causa de detritos na pista. Em seguida, contou com o abandono do alemão Sebastian Vettel, da RBR, líder absoluto até então e ultrapassou o francês Romain Grosjean, da Lotus, para assumir a ponta. E não foi mais ameaçado na corrida. Impressionante e espetacular! Caminhou para a bandeirada para vencer sua segunda prova na Espanha, a primeira em Valência.
Competência e sorte de campeão. E como se não bastasse o show durante a corrida, Alonso ainda foi grande fora dela. Emocionado, chorou na conversa pelo rádio com o engenheiro Andrea Stella. Descumpriu todos os protocolos da Fórmula 1 ao pegar uma bandeira espanhola, parar seu carro na área de escape de uma curva e saudar a torcida. Foi para a galera, como se diz. Um dos carros da organização teve de entrar na pista para buscar o piloto, que ainda precisava chegar nos boxes para os festejos. E no pódio, mais emoção. Alonso chorou ao ouvir o hino espanhol, como nunca tinha acontecido antes. Um verdadeiro show do bicampeão. E garanto que ele ganhou mais fãs ainda neste domingo. Um fim de corrida memorável em Valência.
A vitória e a comemoração de Alonso foram a cereja no bolo de uma corrida absolutamente sensacional, recheada de disputas desde a largada. Uma pena apenas o que aconteceu com o bicampeão Sebastian Vettel, que dominou o primeiro trecho da corrida – até a entrada do safety car – e parecia que venceria com facilidade a prova. Mas o alemão não contava com um problema no alternador de seu carro, mesma falha, aliás, que tirou Romain Grosjean da corrida – em comum, o fato de os dois contarem com motores Renault. Uma pena, porque o alemão da RBR merceia a vitória por seu desempenho no treino classificatório e enquanto esteve na pista na corrida. E o francês da Lotus também poderia alcançar um pódio com facilidade neste domingo.
Na frente, os três primeiros colocados ficaram indefinidos até a parte final da corrida. O finlandês Kimi Raikkonen fez uma bela corrida com a Lotus e chegou na segunda posição. E Michael Schumacher, em uma recuperação espetacular nas últimas voltas, conseguiu seu primeiro pódio desde seu retorno à Fórmula 1, completando 10 títulos mundiais em Valência. O alemão da Mercedes foi ousado como nos velhos tempos e fez várias ultrapassagens. Com mais algumas voltas, talvez, teria brigado pela ponta. Mas seu desempenho pode ser estragado por uma punição: ele teria mantido a asa móvel (DRS) aberta sob bandeira amarela.
Vamos às confusões: e Lewis Hamilton, que fazia uma corrida inteligente e se mantinha em segundo, acabou sendo vítima de Pastor Maldonado. O inglês da McLaren acabara de ser ultrapassado por Raikkonen e era pressionado pelo venezuelano, que demonstrou estar em um dia pouco inspirado. Após dividir a curva com o rival, bateu na lateral da McLaren e tirou Hamilton da corrida. O piloto da Williams ainda chegou em décimo mesmo sem bico. Só que os comissários investigaram o caso e puniram o sul-americano com um acréscimo de 20 segundos a seu tempo. Ele caiu para a 13ª posição na classificação final. Quem lucrou foi a Force India, que teve o alemão Nico Hulkenberg em quinto e Paul di Resta em sétimo. Boa prova do time indiano.
E ainda teve as encrencas de Kamui Kobayashi, que resolveu bater nos dois brasileiros neste domingo. Primeiro, com Bruno Senna, o japonês colocou meio carro fora da pista e tentou enfiá-lo em um espaço que não existia. Resultado: bateu no pneu traseiro direito do piloto da Williams, que chegou em décimo após a punição a Maldonado. Mas, inexplicavelmente, os comissários consideraram o brasileiro culpado. Se bem que o convidado pela FIA nesta corrida era o finlandês Mika Salo, diretamente ligado ao reserva da equipe inglesa Valtteri Bottas e que já criticou Senna neste ano. Liguem os pontos. Decisão absurda. Punição absurda.
Não satisfeito, o piloto da Sauber cometeu outra barbeiragem, desta vez contra Felipe Massa. O brasileiro foi atingido na lateral por Kobayashi na relargada e teve sua corrida muito prejudicada por isso. O japonês acabou abandonando a prova, mas foi punido pelos comissários com a perda de cinco posições no grid do GP da Inglaterra. Na boa? Muito pouco. Já vi piloto tomar pena maior por menos do que Koba fez. Gosto de seu estilo arrojado, mas ele causou dois acidentes em Valência. E a falta de critério da FIA nas punições é algo notório.
E isso foi uma pena, porque a corrida de Massa era boa, com potencial até de render um pódio em Valência, ainda mais com a caótica parte final da corrida. E a Ferrari, após a bandeirada, deu seu apoio ao brasileiro, elogiando o desempenho do piloto na parte inicial da prova. Com isso, o papo de uma possível substituição na equipe italiana em 2013 tem diminuído, com os próprios dirigentes do time tratando de tirar o brasileiro da frigideira. Massa vem em uma evolução constante e terá um pouco mais de tranquilidade para trabalhar neste ano. Mas é claro que um pouco mais de sorte nas próximas corridas seria muito bem-vindo.
Fonte: voandobaixo
Disponível no(a):
http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/
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