Yvan Muller começa como favorito a vencer seu quarto título e, com isso, quebrar o recorde que atualmente divide com Andy Priaulx. Mas seus companheiros de equipe, Rob Huff e Alain Menu não facilitarão a sua vida. O mesmo em relação a Gabriele Tarquini, que conta com suporte extra da Seat.
O grid de 2012 do WTCC:
1 – Yvan Muller (FRA)
Equipe: Chevrolet
Carro: Chevrolet Cruze 1.6T
Estreia: Monza, 2006
Corridas: 134
Vitórias: 21
Poles: 11
Voltas mais rápidas: 15
O homem que é alvo da oposição está mais confortável que nunca. Mas há sinais de que o adversários de Muller estão se aproximando, especialmente levando em conta os apenas três pontos de vantagem para seu companheiro de equipe na Chevrolet, Rob Huff, em 2011.
Muller disputa o campeonato de olho em seu terceiro título seguido, e, depois de um inverno relativamente calmo, o francês afirma que está em forma muito melhor do que há um ano. Huff proporcionou um grande desafio em 2011, mas, como os Cruze terão um adicional de 40 kg nas duas primeiras rodadas, em Monza e Valência (deixando o modelo 50 kg mais pesado que os Seat Leon), pode haver mais do que um concorrente em 2012.
2 – Rob Huff (ING)
Equipe: Chevrolet
Carro: Chevrolet Cruze 1.6T
Estreia: Monza, 2005
Corridas: 154
Vitórias: 18
Poles: 9
Voltas mais rápidas: 17
Caso Muller, de 42 anos de idade, passe a enfrentar uma fase de declínio, Huff é o homem com mais chances de ficar com sua coroa. Como visto no ano passado, o inglês não precisa depender de uma má fase de Muller. Huff teve um ótimo início de temporada em 2011 e perdeu o título por apenas três pontos. O trio de estrelas terá 40 kg a mais em seus Cruze no início da temporada. O peso foi aplicado no modelo por ser o atual campeão.
3 – Gabriele Tarquini (ITA)
Equipe: Lukoil Racing
Carro: Seat Leon WTCC
Estreia: Monza, 2005
Corridas: 153
Vitórias: 16
Poles: 13
Voltas mais rápidas: 16
As esperanças de título de Tarquini dependem muito da competitividade dos Seat com motor 1.6 turbo, que substitui os Sunred que usou no final da campanha do ano passado. O campeão de 2009 proporcionou muitas disputas durante 2011, vencendo em Zolder. Aos 50 anos, o italiano resumiu suas chances ao dizer que esperava lutar com a Chevrolet, agora que a equipe Lukoil é uma equipe oficial em tudo, menos no nome. Os testes iniciais indicaram que há uma boa margem de potência, embora o acerto fino do motor precisa ser solucionado.
4 – Aleksei Dudukalo (RUS)
Equipe: Lukoil Racing
Carro: Seat Leon WTCC
Estreia: Curitiba, 2011
Corridas: 23
Melhor posição de chegada: 9º
Melhor posição de largada: 13º
Voltas mais rápidas: 15
Dudukalo fez uma mediana temporada de estreia no WTCC no ano passado, mas demonstrou alguma versatilidade no ultimo mês ao vencer o título russo no gelo. O companheiro de Tarquini tentará ter mais sucesso ao trocar seu Lada Kalina pelo Seat Leon. O russo de 35 anos tem um mentor em sua equipe e, assim como o italiano, contará com o motor 1.6 turbo para melhorar seus resultados.
5 – Norbert Michelisz (HUN)
Equipe: Zengo Motorsport
Carro: BMW 320TC
Estreia: Okayama, 2008
Corridas: 48
Vitórias: 1
Melhor posição de largada: 4º
Voltas mais rápidas: 2
Michelisz foi uma força competitiva em Monza em 2011, terminando em quarto na primeira corrida. O húngaro está sendo competitivo novamente com a Zengo Motorsport, que conta com um carro a mais do que em relação ao ano passado. Michelisz e Gabor Weber já foram companheiros de equipe e esperam levar a equipe à frente.
6 – Franz Engstler (ALE)
Equipe: Team Engstler
Carro: BMW 320TC
Estreia: Macau, 2007
Corridas: 95
Vitórias: 1
Melhor posição de largada: 3º
Voltas mais rápidas: 0
A equipe alemã defenderá seus títulos de pilotos e equipes entre as independentes. Seu proprietário e piloto, Franz Engstler, assinalou sua primeira vitória em Oschersleben, no ano passado, enquanto o ex-piloto Kristian Poulsen venceu o título. Aos 50 anos, Engstler parece estar mais empolgado que nunca e disputou as 24 Horas de Daytona deste ano com um Porsche, como aquecimento para a temporada.
7 – Charle Ng (HKG)
Equipe: Team Engstler
Carro: BMW 320TC
Estreia: Suzuka, 2011
Corridas: 6
Melhor posição de chegada: 10º
Melhor posição de largada: 17º
Voltas mais rápidas: 0
Especialista em competições no gelo, Ng se juntou à equipe Engstler para as últimas três rodadas do campeonato de 2011, tendo já marcado seus primeiros pontos. O piloto de 27 anos, natural de Hong Kong, demonstrou comprometimento com a categoria ao se mudar para perto da fábrica da Engstler. O diretor da equipe, Kurt Treml, se mostrou impressionado com a interação de Ng com o time.
8 – Alain Menu (SUI)
Equipe: Chevrolet
Carro: Chevrolet Cruze 1.6T
Estreia: Monza, 2005
Corridas: 153
Vitórias: 17
Poles: 11
Voltas mais rápidas: 12
O terceiro lugar na temporada de 2011 foi a melhor posição em um campeonato do WTCC. Apesar de contar com boas vitórias, o resultado foi ofuscado pela luta entre seus companheiros de equipe na Chevrolet, Muller e Huff. Aos 48 anos, o suíço deve ser uma figura-chave no sucesso da Chevrolet no WTCC. Menu testou em Valência em janeiro, quando a equipe teve apenas um carro disponível. O experiente engenheiro Phil Barker trabalhará com o suíço nesta temporada.
11 – Alex MacDowall (ING)
Equipe: Bamboo Engineering
Carro: Chevrolet Cruze 1.6T
Estreia: Monza, 2012
MacDowell chega ao cenário mundial depois de se estabelecer com um piloto com potencial de pódios no BTCC, o campeonato britânico de carros de turismo. Com apenas 21 anos, o antigo vice-campeão da Copa Renault Clio tem margem de melhora. MacDowall traz experiência com o Cruze à equipe, já que guiou o carro no BTCC. A equipe completou um teste de verificação em Rockingham, com MacDowall e Pasquale di Sabatino antes de ir à Monza. Assim como os outros times que usam o Chevrolet, a Bamboo iniciará a temporada com um lastro de 40 kg, o que pode causar um excesso de desgaste dos pneus dianteiros.
12 – Pasquale di Sabatino (ITA)
Equipe: Bamboo Engineering
Carro: Chevrolet Cruze 1.6T
Estreia: Monza, 2012
Fã assumido de Tarquini, Di Sabatino não tem experiência com carros de turismo, mas foi um sólido piloto de monopostos. Campeão da F-Junior 1600, ele fez uma mudança prematura para a Renault World Series após ter menos de um ano na F-Renault. Depois da temporada de aprendizado, os resultados melhoraram. Momentos de destaque incluíram um pódio em Monza, em 2008, e uma vitória levemente fortuita em Hungaroring no ano seguinte. Em 2011, Di Sabatino disputou a Auto GP com a Ombra, terminando em 12º na tabela. Aos 24 anos, a mudança do piloto será intrigante.
14 – James Nash (ING)
Equipe: Arena Motorsport
Carro: Ford Focus S2000 TC
Estreia: Monza, 2012
Nash terminou sua passagem de três anos pelo BTCC com uma vitória no campeonato de independentes em 2011. O inglês de 26 anos enfrentará um período de aprendizado com o novo carro durante sua primeira campanha, apesar de muitos circuitos já lhe serem familiares desde sua campanha na Eurocup em 2008, quando guiou um Seat Leon. Nash se uniu ao novo time durante intensos testes de inverno em Valência, Guadix e Estoril. A Arena completou mais de 1600 km com o Ford Focus e o motor aparentou não enfrentar grandes problemas. Carro e piloto devem melhorar no decorrer do campeonato.
15 – Tom Coronel (HOL)
Equipe: Roal Motorsport
Carro: BMW 320TC
Estreia: Monza, 2005
Corridas: 152
Vitórias: 2
Melhor posição de largada: 3º
Voltas mais rápidas: 1
No último ano, o holandês terminou em sua melhor posição na tabela do WTCC até o momento. O piloto da Roal Motorsport venceu em Suzuka e terminou a temporada como o melhor piloto que não guiava um Chevrolet. Por mais que os concorrentes não contassem com nenhum apoio de montadoras, os feitos de Coronel não devem ser diminuídos. Com o aumento de peso dos rivais, Coronel terá uma grande oportunidade de vencer novamente.
16 – Alberto Cerqui (ITA)
Equipe: Roal Motorsport
Carro: BMW 320TC
Estreia: Monza, 2012
Depois de uma campanha solitária de Tom Coronel no ano passado, a Roal Motorsport expandiu seu programa para um segundo carro para o campeão da Superstars italiana, Alberto Cerqui. Em Monza, Cerqui, de 19 anos, será o italiano mais jovem a largar no WTCC. A equipe afirma que os testes foram promissores – Cerqui aparenta ter tido uma transição tranquila e, além disso, o conhecimento da pista por parte do piloto pode ajudá-lo a alcançar um pódio em seu fim de semana de estreia.
18 – Tiago Monteiro (POR)
Equipe: Sunred Engineering
Carro: Seat Leon WTCC
Estreia: Zandvoort, 2007
Corridas: 113
Vitórias: 4
Poles: 2
Voltas mais rápidas: 4
Monteiro estendeu sua relação com a Sunred para uma sexta temporada. O piloto, que já subiu no pódio na F1, venceu corridas no WTCC em 2008 e 2010 e tem 15 pódios em seu currículo. Mas algumas pessoas, injustamente, acham que ele não fez jus ao seu passado: foi quinto colocado no campeonato de 2010, seu melhor resultado até hoje. O português de 35 anos está confiante com relação às suas expectativas e terá um novo motor, além de mais investimentos da Seat no campeonato.
20 – Darryl O’Young (HGK)
Equipe: Special Tuning Racing
Carro: Seat Leon WTCC
Estreia: Curitiba, 2010
Corridas: 46
Melhor posição de chegada: 4º
Melhor posição de largada: 4º
Voltas mais rápidas: 0
O’Young passou por um início de sucesso em 2012 ao vencer, pela segunda vez consecutiva, a 12 Horas de Bathurst, na Austrália. Sua prioridade será o WTCC, onde correrá pelo terceiro ano seguido. O’Young, de 32 anos, saiu da Bamboo Engineering para se mudar para a Special Tuning, onde guiará um Seat Leon. Duas vezes campeão da Porsche Carrera Cup Asiática, o piloto quer estar novamente entre os mais fortes entre os independentes, mas, assim como muitos outros, coloca suas esperanças na competitividade do motor da Seat.
22 – Tom Boardman (ING)
Equipe: Special Tuning Racing
Carro: Seat Leon WTCC
Estreia: Estoril, 2008
Corridas: 26
Melhor posição de chegada: 9º
Melhor posição de largada: 15º
Voltas mais rápidas: 0
O especialsta em Seats retorna ao WTCC após dois anos disputando o BTCC. Ele volta pela Special Tuning, com a qual venceu pela primeira vez no certame inglês em Knockhill, no ano passado. Sua antiga passagem pelo WTCC lhe rendeu uma vitória entre os independentes, em Brands Hatch. Contudo, ele deverá esperar até a etapa de Valência para retornar, já que ficará de fora da prova em Monza.
23 – Tom Chilton (ING)
Equipe: Arena Motorsport
Carro: Ford Focus S2000 TC
Estreia: Monza, 2012
O inglês tem apenas 26 anos, mas conta com uma experiência de dez anos no BTCC. A equipe Arena realizou muitos testes antes da sua – e também da de Chilton – primeira temporada no WTCC. Chilton expressou seu desejo em estar entre os dez melhores em Monza e entre os seis melhores nas corridas restantes, apesar de serem em vários circuitos com os quais não está familiarizado. A equipe e o piloto ficaram animados com os desempenhos em testes, onde pequenas mudanças no carro beneficiaram o tempo de volta. Com Chilton e James Nash, a arena tem dois dos mais recentes campeões independentes do BTCC.
24 – Isaac Tutumhu (ESP)
Equipe: Proteam Racing
Carro: BMW 320TC
Estreia: Monza, 2012
Tutumlu é outro estreante no WTCC com o qual muitos não estão familiarizados. O espanhol de 27 anos tem um passado incomum nas corridas, incluindo diversos tipos de carro – MitJet, Porsche SuperCup, Campeonato Catalão de Carros de Turismo. Isso foi suficiente para criar base para sua mudança ao WTCC, com a Proteam. Sensato, Tutumlu não colocou nenhuma meta para seu ano de aprendizado.
25 – Mehdi Bennani (MAR)
Equipe: Proteam Racing
Carro: BMW 320TC
Estreia: Marrakesh, 2009
Corridas: 55
Melhor posição de chegada: 6º
Melhor posição de largada: 6º
Voltas mais rápidas: 0
É um constante frequentador do pelotão intermediário, terminando em 16º no campeonato de pilotos no ano passado. Alguns ocasionais resultados nos pontos por parte do marroquino de 28 anos podem ser previstos, mas, ao entrar em sua quarta temporada no WTCC, nada indica que haverá uma mudança em sua performance. A equipe italiana Proteam mostrou seu comprometimento ao renovar sua relação com Bennani para uma segunda temporada.
26 – Stefano D’Aste (ITA)
Equipe: Wiechers-Sport
Carro: BMW 320TC
Estreia: Monza, 2005
Corridas: 129
Melhor posição de chegada: 2º
Melhor posição de largada: 6º
Voltas mais rápidas: 1
O campeonato não estaria completo sem Stefano D’Aste. O acordo tarde com sua equipe lhe impediu de testar, mas, perto de iniciar sua sétima temporada na categoria, D’Aste não busca por experiência. O italiano de 38 anos iniciou a temporada passada guiando um Lotus Evora no GT4 Cup, mas guiou em três etapas do WTCC e venceu entre os independentes em Oschersleben. Diretor da equipe, Dominik Greiner, confia que D’Aste atuará na luta pelo título entre os independentes.
27 – Gabor Weber (HUN)
Equipe: Zengo Motorsport
Carro: BMW 320TC
Estreia: Monza, 2012
A equipe Zengo Motorsport, com base na Hungria, terá dois carros ao assinar com Weber, de 40 anos, para guiar ao lado de Norbert Michelisz. Os pilotos voltar a guiar juntos depois de serem parceiros em corridas de Seat. Weber conta com uma longa e bem-sucedida relação com a Zengo desde o Campeonato Húngaro de Opel Astra em 2002. Depois de finalmente conseguir sua vaga no WTCC, Weber pode surpreender em situações ocasionais entre os independentes.
40 – Andrea Barlesi (BEL)
Equipe: Sunred Engineering
Carro: Seat Leon WTCC
Estreia: Monza, 2012
Barlesi, que competia de protótipos, é relativamente desconhecido no que diz respeito aos carros de turismo. Parisiense, mas com nacionalidade belga e italiana, ele começou sua carreira nos Renault Clio, em 2009. Mudou para a Fórmula Le Mans, onde foi campeão em sua primeira tentativa. Barlesi continuou em carros de protótipo e terminou no pódio em uma etapa da ILMC na classe LMP2. Aos 20 anos, o piloto terá companheiros de equipe experientes para facilitar sua adaptação ao WTCC, sendo que ele já trabalhou com Tiago Monteiro na OAK Racing durante as 24 Horas de Le Mans em 2011.
74 – Pepe Oriola (ESP)
Equipe: Sunred Engineering
Carro: Seat Leon WTCC
Estreia: Curitiba, 2011
Corridas: 24
Melhor posição de chegada: 8º
Melhor posição de largada: 9º
Voltas mais rápidas: 0
Oriola chamou atenção no ano passado, quando, aos 17 anos, se tornou o piloto mais jovem a correr no WTCC – seu então companheiro de equipe, Tarquini, lamentou que era mais velho do que o pai de Oriola. O espanhol terminou em 18º no campeonato, mas conseguiu performances respeitáveis durante o ano. Antes de sua segunda temporada com a Sunred, o piloto quer lutar pelo titulo entre os independentes. Oriola foi convencido a ficar na Sunred pela possibilidade de uma equipe de fábrica da Seat em 2013.
88 – Fernando Monje (ESP)
Equipe: Sunred Engineering
Carro: Seat Leon WTCC
Estreia: Valência, 2012
Monje completou 19 anos na semana anterior à abertura do campeonato, em Monza. O espanhol tem experiência curta em carros com tração dianteira, mas será recrutado pela Sunred (equipe pela qual guiou na Supercopa Espanhola) para sua primeira temporada no WTCC. Ele competiu na F3 Europeia nos últimos dois anos. Monje fará sua estreia no campeonato em Valência.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário