14 de mar. de 2012
O escape responsável pelo sucesso da Red Bull
O carro mais legal do estande da Renault no Salão de Genebra foi o Red Bull RB7, o F1 que conquistou o campeonato de 2011 nas mãos de Sebastian Vettel. Ao contrário dos carros de F1 antigos ou incompletos exibidos nos vários estandes, este é o mesmo bólido que foi pilotado pelo alemão durante a temporada, como evidencia o escape oval achatado que teve um papel importante em seu domínio.
O que o escape fez foi direcionar os gases quentes sobre o difusor – aquela estrutura aerodinâmica na traseira do carro que serve para gerar downforce. Esses difusores são usados desde o fim dos anos 1990, mas foi na temporada de 2010 que eles se tornaram elementos cruciais para o desenvolvimento aerodinâmico do Red Bull RB6, o carro que deu à equipe seu primeiro título. O designer Adrian Newey manteve o projeto no RB7, uma evolução muito mais dominante do RB6, cujo difusor foi analisado no blog do ilustrador técnico Craig Scarborough.
Nos últimos dois anos, o desenvolvimento desses difusores continuou em um ritmo furioso, com os motores programados para despejar ar quente sobre eles mesmo quando o piloto alivia o acelerador. Foi isso o que deu aos carros como o RB7 o som característico de escape, que você pode ouvir neste vídeo feito no GP da Itália de 2011.
Há alguns meses uns caras fortes de óculos escuros me impediram de tirar uma foto da traseira do carro, mas como esses difusores foram banidos em 2012 isso tudo agora faz parte do passado. Agraciando o estande da Renault como seu mais potente híbrido, ele foi pintado para parecer o Kinky Kylie de Sebastian Vettel, mas um pequeno adesivo na asa traseira confessava que é o carro de Mark Webber que venceu a última corrida da temporada em Interlagos.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br/
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