14 de mar. de 2012

ESPECIAL 2012 – Williams tenta ressurgir com motor Renault

Com Maldonado e Senna, equipe procura se recuperar de campeonato apagado em 2011

Pastor Maldonado e Bruno Senna atrás do Williams FW34 (Andrew Ferraro/LAT Photographic)

A Williams inicia sua temporada de 2012 na expectativa de espantar a má fase a qual enfrentou durante o campeonato passado, considerado um dos piores de toda a história do time.
Para isso, retomou a parceria com a Renault pelo fornecimento de motores, que rendeu à equipe quatro títulos de pilotos nos anos 1990. Entre seus pilotos, Rubens Barrichello deixou a Williams e abriu espaço para Bruno Senna, cujos patrocinadores serão importantes para a saúde financeira do time. Além disso, uma reestruturação no corpo técnico será posta a prova em 2012, com Mike Coughlan liderando o projeto do FW34.

Durante os testes, a equipe acumulou mais de 5.300 km, o que mostra boa confiabilidade do carro e maior oportunidade de compreender o comportamento dos pneus Pirelli.
Ficha técnica
Nome oficial: Williams F1 Team
Site: http://www.williamsf1.com
Sede: Grove, Inglaterra
Proprietário: Frank Williams
Chefe de equipe: Adam Parr
Projetista: Mike Coughlan/Ed Wood
Modelo do carro: FW34
Motor: Renault RS27
Estatísticas
Títulos: 9 (1980, 1981, 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996, 1997)
Título de pilotos: 7 (1980, 1982, 1987, 1992, 1993, 1996, 1997)
Vitórias: 113
Poles: 126
Pódios: 296
GPs: 584
Estreia: Argentina- 1975
Posição no campeonato de construtores de 2011: 9º (5 pontos)
Por que torcer pela equipe?
A Williams é um dos nomes de mais sucesso na história da F1, tendo conquistado títulos de pilotos e de construtores nos anos 1980 e 1990. Devido à má fase da equipe, uma campanha competitiva em 2012 impediria os ingleses de repetirem a trajetória de Brabham e Tyrrell, que agonizaram em seus últimos anos na F1 apesar do passado repleto de sucesso.
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Luta para não repetir as trajetórias de Brabham e Tyrrell. A inexperiência de sua dupla pode custar caro caso o FW34 se mostre pouco competitivo em relação aos rivais.
Leonardo Felix: A temida potência dos anos 80 e 90 é hoje uma caricatura de si mesma, em agonizante decadência. Pode ficar mais para a Caterham do que para as equipes que brigam pelo meio do grid. E não há motor Renault que salve.
Lucas Berredo: A Williams apostou em uma ampla reforma técnica para 2012, com a saída de Sam Michael e Patrick Head. O FW34 mostrou ser um carro resistente, mas com uma performance deficitária em curvas de baixa. Com isso, o time deve frequentar os últimos postos do pelotão intermediário.
Lucas Santochi: Difícil fazer pior do que em 2011. Porém, ao apostar em dois pilotos pagantes, mostra a sua dura realidade. Deve brigar para não ficar no final do pelotão intermediário.
Análise do AUTOSPORT.com:

18 – PASTOR MALDONADO
Em sua segunda temporada na equipe e na categoria, Pastor Maldonado assumirá o papel de líder. Ao contrário de seu ano de estreia, o venezuelano não terá um companheiro de equipe experiente para comandar o desenvolvimento do carro, o que será um desafio a mais para o piloto. Vencer o duelo interno contra Bruno Senna será fundamental para a sua continuidade na categoria.
Nome completo: Pastor Rafael Maldonado Motta
Site: http://www.pastormaldonado.com
Data de nascimento: 09/03/1985 (27 anos)
Cidade natal: Maracay
Nacionalidade: venezuelana
Equipes: Williams (2011-2012)
GPs disputados: 19
Melhor posição no campeonato: 19º (2011)
Melhor resultado em corrida: 10º (Bélgica-2011)
Melhor resultado em grid: 7º (Inglaterra-2011)
Pódios: 0
Pontos marcados: 1
Melhores voltas: 0
Posição no campeonato de 2011: 19º (1 ponto)
Estreia: Austrália-2011
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Habituado à equipe, tende a dar um salto de qualidade em relação a 2011. Rápido em classificações, precisa mostrar tal velocidade também durante as corridas.
Leonardo Felix: Mostrou-se veloz, porém inconstante e frágil em ritmo de corrida. Precisa melhorar nesses itens se quiser impressionar os dirigentes de times mais graúdos.
Lucas Berredo: Luta para se livrar do estigma de “piloto pagante”. Maldonado é bom em classificações, mas pouco faz durante as corridas.
Lucas Santochi: Em 2011, mostrou velocidade em classificação e falta de consistência em corridas. Precisa mostrar resultados importantes para se livrar do rótulo de piloto pagante.
19 – BRUNO SENNA
Mesmo que esteja para estrear em sua terceira equipe na F1, Bruno Senna considera que a Williams lhe deu sua primeira oportunidade. Afinal, em suas passagens anteriores, na HRT e na Renault, não pôde realizar os testes de pré-temporada, o que lhe atrasou durante as corridas. Assim, Senna se considera mais bem preparado do que jamais antes, o que lhe favorece antes do GP da Austrália. Em 2012, deverá mostrar que sua permanência na F1 é justificada além de seus patrocinadores.
Nome completo: Bruno Senna Lalli
Site: http:// www.brunosenna.com.br
Data de nascimento: 15/10/1983 (28 anos)
Cidade natal: São Paulo
Nacionalidade: brasileira
Equipes: HRT (2010), Renault (2011), Williams (2012)
GPs disputados: 26
Melhor posição no campeonato: 18º (2011)
Melhor resultado em corrida: 9º (Itália-2011)
Melhor resultado em grid: 7º (Bélgica-2011)
Posição no campeonato de 2011: 18º (2 pontos)
Pódios: 0
Pontos marcados: 2
Melhores voltas: 0
Estreia: Bahrein-2010
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Deve mostrar rendimento mais consistente do que nas oito corridas que fez pela Renault. Terá de criar base para renovar seu contrato e seguir na F1 em 2013.
Leonardo Felix: Oscilou demais em 2011, mas ao menos teve lampejos de um piloto que pode ser veloz. Bruno tem que se concentrar nesses bons momentos para mostrar que merece permanecer no grid da F1 não apenas por seus patrocínios e seu sobrenome.
Lucas Berredo: Se mostrar o potencial mostrado na GP2 e nas categorias de base, pode lutar eventualmente por pontos. Só isso já o credenciaria para uma vaga garantida no time para 2013. Esta é sua meta.
Lucas Santochi: Pela primeira vez começa um campeonato após participar de uma pré-temporada. O momento da Williams não ajuda, mas precisa se concentrar em superar o companheiro Pastor Maldonado para tentar se estabelecer na F1 e deixar de ser um mero pagante.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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