14 de mar. de 2012

ESPECIAL 2012 – Lotus procura renascer nas mãos de Raikkonen

Antiga equipe Renault coloca suas fichas no campeão de 2007, que retorna após dois anos

Éric Boullier, chefe da Lotus, ao lado dos pilotos e junto ao E20 (Divulgação/Lotus)

Em 2012, a polêmica envolvendo o nome Lotus enfim se encerrou, indo a favor da equipe anteriormente conhecida como Renault.
E as mudanças não pararam por aí. Insatisfeita com o desempenho de Bruno Senna e Vitaly Petrov no ano passado, a equipe trouxe de volta Kimi Raikkonen e Romain Grosjean, que não guiavam pela categoria desde o final de 2009.

O modelo E20, apesar de ter sofrido uma falha significativa na segunda bateria de testes (o que atrapalhou a programação da equipe na pré-temporada), mostrou rendimento mais promissor do que seu antecessor. Logo, os dirigentes confiam que a equipe sediada em Enstone se coloque como uma força no grid, assim como aconteceu em 2005 e 2006, quando foi campeã sob o nome da montadora francesa.
Ficha técnica
Nome oficial: Lotus F1 Team
Site: http://www.lotusf1team.com
Sede: Enstone, Inglaterra
Proprietário: Grupo Genii Capital
Chefe de equipe: Éric Boullier
Projetista: James Allison
Modelo do carro: E20
Motor: Renault RS27
Estatísticas
Títulos: 7 (1963, 1965, 1968, 1970, 1972, 1973, 1978)
Título de pilotos: 6 (1963, 1965, 1968, 1970, 1978)
Vitórias: 79
Poles: 107
Pódios: 172
GPs: 529
Estreia: Mônaco-1958
Posição no campeonato de construtores de 2011: 5º (73 pontos)*
*Chamada de Renault
Por que torcer pela equipe?
Ao contrário do que aconteceu nos últimos dois anos, a Lotus poderá ter na equipe de Enstone uma possibilidade de fazer jus ao seu histórico nome. Além disso, um rendimento competitivo do modelo E20 renovaria a disputa pelas primeiras posições, protagonizada nos últimos dois anos por Red Bull, Ferrari e McLaren.
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Se quiser ser figura constante na luta pelo pódio, terá de desenvolver o E20 de forma mais eficiente do que o modelo de 2011.
Leonardo Felix: Pode ser a grande surpresa do início da temporada, já que está renovada depois de um fim de ano tão apático em 2011. Se o E20 mostrar nas corridas tudo o que mostrou na pré-temporada, aparições no pódio serão constantes.
Lucas Berredo: O E20 parece um carro promissor. Com uma dupla talentosa – Kimi Raikkonen e Romain Grosjean –, o time lutará provavelmente no pelotão de “aspirantes” ao grupo da frente com Mercedes e Ferrari.
Lucas Santochi: Entra em 2012 prometendo surpreender, assim como fez, sem sucesso, na pré-temporada de 2011. A grande diferença é que na última temporada o time perdeu Robert Kubica e para esta ganhou Kimi Raikkonen. Caso o finlandês consiga ser o líder que o time precisa, pode entrar na briga por pódios de forma mais constante.

PILOTOS

9 – KIMI RAIKKONEN
Kimi Raikkonen está de volta à F1 depois de dois anos afastado da categoria. Aos 32 anos de idade, o campeão mundial de 2007 rejeitou uma proposta da Williams e optou pela Lotus para seu retorno. O desempenho apresentado na última bateria de testes, quando terminou com o melhor tempo geral, deixa os fãs do piloto entusiasmado, mas sua adaptação aos pneus Pirelli será um fator-chave para seu rendimento.
Nome completo: Kimi-Matias Raikkonen
Site: http://www.kimiraikkonen.com/
Data de nascimento: 19/10/1979 (32 anos)
Cidade natal: Espoo
Nacionalidade: finlandesa
Equipes: Sauber (2001), McLaren (2002-2006), Ferrari (2007-2009)
GPs disputados: 156
Títulos: 1 (2007)
Vitórias: 18
Poles: 16
Pódios: 62
Pontos marcados: 579
Melhores voltas: 35
Estreia: Austrália-2001
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Seu maior obstáculo será na adaptação aos pneus Pirelli. Não surpreenderia se enfrentasse dificuldades no início da temporada.
Leonardo Felix: Aparenta estar muito mais à vontade que nos tempos de McLaren e Ferrari. Correndo sem pressão e motivado, é um adversário sempre perigoso, mas o período longe da F1 pode atrapalhá-lo nas primeiras corridas.
Lucas Berredo: Kimi Raikkonen tem tudo que um grande campeão precisa ter... até o arrojo fora da pista nos bares e afins. Com a experiência no WRC, pode se mostrar um piloto mais completo que nos anos 2000 e até beliscar pódios e vitórias com o E20. Falta, porém, saber como será a adaptação do finlandês aos novos pneus Pirelli.
Lucas Santochi: Um dos melhores pilotos da última década, volta à F1 para mostrar que ainda pode competir em alto nível. Habilidade não falta ao finlandês. Além disso, é um dos melhores personagens do grid. Caso consiga voltar a ser o mesmo Kimi do título de 2007, as críticas sobre sua postura fora das pistas irão sumir.
Análises do AUTOSPORT.com:
Raikkonen era a única opção para a Lotus
Raikkonen já assume posição de líder da Lotus
10 – ROMAIN GROSJEAN
O caminho traçado por Romain Grosjean nos últimos dois anos foi suficiente para que o piloto recebesse uma rara segunda chance de mostrar seu serviço na F1. Depois de ser dispensado pela Renault no final de 2009, se sagrou campeão da Auto GP (2010) e da GP2 (2011), o que lhe rendeu uma vaga na equipe chefiada por seu empresário, Éric Boullier. Ao contrário de sua primeira passagem na equipe, quando guiou em um momento turbulento, poderá desenvolver seu trabalho com tranquilidade, já que os holofotes estarão voltados ao seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen.
Nome completo: Romain Grosjean
Site: http://www.romaingrosjean.com/
Data de nascimento: 17/04/1986(25 anos)
Cidade natal: Genebra (Suíça)
Nacionalidade: francesa
Equipes: Renault (2009)
GPs disputados: 7
Melhor posição no campeonato: 23º (2009)
Melhor resultado em corrida: 13º (Brasil-2009)
Melhor resultado em grid: 12º (Itália-2009)
Pódios: 0
Pontos marcados: 0
Melhores voltas: 0
Estreia: Europa-2009
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Fez por merecer sua segunda oportunidade na F1. Caso Raikkonen sofra na readaptação, tem boas chances de ganhar destaque em cima de um campeão mundial ao longo do ano.
Leonardo Felix: Piloto extremamente subestimado no Brasil, foi um dos destaques positivos dos testes do começo do ano, mostrando boa adaptação ao carro. Grosjean amadureceu desde sua primeira aparição na categoria e é uma das novidades a se prestar atenção em 2012.
Lucas Berredo: Foi campeão da AutoGP em 2010 e da GP2 em 2011 após uma passagem melancólica pela Renault no fim dos anos 2000 e mostrou amadurecimento durante a pré-temporada em Jerez e Barcelona. Promete ser um bom oponente para Kimi.
Lucas Santochi: Tem uma nova chance merecida na F1. Mostrou habilidade nas categorias menores. Agora, volta mais experiente e com uma visão melhor do que é a categoria. Deve andar bem.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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