C31 apresentou um ótimo ritmo de classificação na pré-temporada, mas ainda mostra instabilidade
Com um bom desempenho nos testes em Jerez e Barcelona, a
Sauber é uma das candidatas a surpreender na temporada 2012. Liderada
por Peter Sauber, a escuderia manteve a dupla Kamui Kobayashi e Sergio
Pérez e apresentou o C31, uma clara evolução do chassi do ano passado,
adequada às novas especificações impostas pela FIA (Federação
Internacional de Automobilismo).
Os primeiros indícios eram de que o C31 era um carro problemático. Em Jerez de la Frontera, o chassi projetado pelo recém-saído James Key apresentou falhas mecânicas em três das quatro sessões realizadas no circuito andaluz. Em Barcelona, porém, o carro obteve bons tempos quando adaptado à performance de classificação e mostru um bom ritmo de corrida, com Sergio Pérez finalizando a pré-temporada com a segunda melhor marca na pista da Catalunha, atrás apenas de Kimi Raikkonen, da Lotus.
Apesar disso, a Sauber ainda enfrenta o estigma de “time irregular”, isto é, uma equipe que habitualmente inicia bem o campeonato, mas se perde na metade final. A saída de James Key, mentor do C31, também pode abalar o time, embora a permanência do projetista-chefe Matt Morris e do diretor de aerodinâmica Willem Toet pareça garantir uma boa combinação para um desempenho sólido no pelotão intermediário em 2012.
A disputa interna entre Kamui Kobayashi e Sergio Pérez, dois pilotos que querem mostrar serviço para os times grandes no grid, também promete ser intensa em 2012.
Ficha técnica
Nome oficial: Sauber F1 Team
Site: http://sauberf1team.com
Sede: Hinwil, Suíça
Proprietário: Peter Sauber
Chefe de equipe: Peter Sauber
Projetistas: James Key/Christoph Zimmermann
Modelo do carro: C31
Motor: Ferrari 056
Estatísticas
Melhor posição no Mundial de Construtores: 4º (2001)
Melhor posição no Mundial de Pilotos: 8º (2001, com Nick Heidfeld)
Melhor resultado em GPs: 3º (Itália-1995, Mônaco-1996, Hungria-1997, Bélgica-1998, Brasil-2001 e EUA-2003)
Melhor posição no grid: 2º (Áustria-1998 e França-1999)
Pódios: 6
GPs: 234
Estreia: África do Sul-1993
Posição no campeonato de construtores de 2011: 7º (44 pontos)
Por que torcer pela equipe?
Tem tradição no automobilismo europeu e venceu, antes de ingressar na F1, em 1993, as 24 Horas de Le Mans e o Mundial de Protótipos, ambos no fim dos anos 1980. A paixão de Sauber não deixa de ser paradoxal, já que, desde a tragédia de Le Mans nos meados dos anos 1950, a prática do automobilismo é proibida na Suíça.
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: O desenho de escapamento do C31 promete colocar a equipe na posição de surpresa da temporada. Mas o modelo apresentou má confiabilidade nos testes, o que pode ser um empecilho durante as corridas.
Leonardo Felix: É a chamada "não fede nem cheira". Vai passar o ano no pelotão intermediário e lutar vez por outra por pontos.
Lucas Berredo: Como a Lotus, outra boa surpresa em 2012. O C31 mostrou problemas de confiabilidade, mas em voltas classificatórias, às vezes foi mais rápido do que a Ferrari. Tem uma dupla entrosada – Kamui Kobayashi e Sergio Pérez –, mas precisa lutar contra o estigma de iniciar bem a temporada e depois cair de rendimento.
Lucas Santochi: Deve continuar brigando na mesma faixa, com Force India, Toro Rosso e Williams, no pelotão intermediário. Terá uma disputa interna interessante entre Kobayashi e Pérez.
PILOTOS
14 – KAMUI KOBAYASHI
Em 2010, sua primeira temporada completa na F1, Kamui Kobayashi
ganhou vários fãs no paddock com seu estilo aventureiro e persistente e
bateu Pedro de la Rosa e Nick Heidfeld com méritos. No ano passado,
porém, ao encarar uma oposição mais dura dentro do time – representada
pelo mexicano Sergio Pérez –, mostrou pouco poder de reação. Assim, seu
futuro na F1 (e consequentemente um lugar nas equipes grandes) agora
depende de até onde pode levar a Sauber em 2012.
Nome completo: Kamui Kobayashi
Site: http://www.kamui-kobayashi.com/
Data de nascimento: 13/09/1986 (25 anos)
Cidade natal: Amagasaki
Nacionalidade: japonesa
Equipes: Toyota (2009) e Sauber (desde 2010)
GPs disputados: 65
Melhor posição no Mundial de Pilotos: 12º (2010 e 2011)
Melhor posição em GPs: 5º (Mônaco-2011)
Melhor posição no grid: 7º (Japão-2011)
Pódios: 0
Pontos marcados: 65
Melhores voltas: 0
Estreia: Brasil-2009
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Tem um estilo empolgante e é carismático, o que cativa os torcedores. Mas isso o deixa um pouco superestimado. Deverá marcar pontos e fazer ultrapassagens notáveis, mas dificilmente conseguirá uma transferência a uma equipe de ponta em 2013.
Leonardo Felix: Virou "cool" gostar de Koba por estas bandas, mas é preciso lembrar que ele entrará em sua quarta temporada, portanto não deve mais ser tratado como um novato que dá shows esporádicos ao público.
Lucas Berredo: É um piloto arrojado que precisa definir quando poderá levar a Sauber além do pelotão intermediário. Tem que mostrar serviço aos times grandes.
Lucas Santochi: Depois de chamar a atenção de todos e conquistar uma grande quantidade de fãs, chegou a hora de mostrar se pode ou não se tornar um nome importante dentro da F1. Precisa conquistar resultados importantes e bater o companheiro de equipe.
15 – SERGIO PÉREZ
No ano passado, um grave acidente em Mônaco atrapalhou o primeiro ano
de Sergio Pérez na F1, que finalmente terá a oportunidade de explorar
seu potencial por completo. Vice-campeão da GP2 em 2010, o promissor
mexicano, no entanto, precisa desbancar Kobayashi como líder da equipe
na Sauber para mostrar serviço à Ferrari, que o coloca indiretamente
como o principal candidato a substituir Felipe Massa no ano que vem. Um
eventual pódio em 2012 deve fortalecer ainda mais esta condição.
Nome completo: Sergio Pérez Mendoza
Site: http://www.sergioperezf1.com/
Data de nascimento: 26/01/1990 (22 anos)
Cidade natal: Guadalajara
Nacionalidade: mexicana
Equipes: Sauber (desde 2011)
GPs disputados: 17
Melhor posição em Mundiais: 16º (2011)
Melhor posição em GPs: 7º (Inglaterra-2011)
Melhor posição em grid: 9º (Bélgica-2011)
Pódios: 0
Pontos marcados: 14
Melhores voltas: 0
Posição no campeonato de 2011: 16º (14 pontos)
Estreia: Austrália-2011
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Sua segunda temporada poderá ter papel fundamental na carreira do jovem mexicano. Caso deixe Kobayashi na poeira (o que esta longe de ser impossível de acontecer), não seria irreal imaginar uma transferência para a Ferrari em 2013.
Leonardo Felix: Vai correr com os olhos voltados sempre para a Ferrari número 6 que estará algumas posições à sua frente.
Lucas Berredo: É rápido e promissor, mas até agora ainda não mostrou desempenho necessário para ser eleito como o principal candidato a substituir Felipe Massa na Ferrari em 2013. Se desbancar Kobayashi na liderança do time, pode virar o cenário.
Lucas Santochi: Teve uma boa temporada de estreia. Agora, precisa superar Kobayashi para se estabelecer no mercado de pilotos e, quem sabe, conseguir uma promoção para a Ferrari.
Os primeiros indícios eram de que o C31 era um carro problemático. Em Jerez de la Frontera, o chassi projetado pelo recém-saído James Key apresentou falhas mecânicas em três das quatro sessões realizadas no circuito andaluz. Em Barcelona, porém, o carro obteve bons tempos quando adaptado à performance de classificação e mostru um bom ritmo de corrida, com Sergio Pérez finalizando a pré-temporada com a segunda melhor marca na pista da Catalunha, atrás apenas de Kimi Raikkonen, da Lotus.
Apesar disso, a Sauber ainda enfrenta o estigma de “time irregular”, isto é, uma equipe que habitualmente inicia bem o campeonato, mas se perde na metade final. A saída de James Key, mentor do C31, também pode abalar o time, embora a permanência do projetista-chefe Matt Morris e do diretor de aerodinâmica Willem Toet pareça garantir uma boa combinação para um desempenho sólido no pelotão intermediário em 2012.
A disputa interna entre Kamui Kobayashi e Sergio Pérez, dois pilotos que querem mostrar serviço para os times grandes no grid, também promete ser intensa em 2012.
Ficha técnica
Nome oficial: Sauber F1 Team
Site: http://sauberf1team.com
Sede: Hinwil, Suíça
Proprietário: Peter Sauber
Chefe de equipe: Peter Sauber
Projetistas: James Key/Christoph Zimmermann
Modelo do carro: C31
Motor: Ferrari 056
Estatísticas
Melhor posição no Mundial de Construtores: 4º (2001)
Melhor posição no Mundial de Pilotos: 8º (2001, com Nick Heidfeld)
Melhor resultado em GPs: 3º (Itália-1995, Mônaco-1996, Hungria-1997, Bélgica-1998, Brasil-2001 e EUA-2003)
Melhor posição no grid: 2º (Áustria-1998 e França-1999)
Pódios: 6
GPs: 234
Estreia: África do Sul-1993
Posição no campeonato de construtores de 2011: 7º (44 pontos)
Por que torcer pela equipe?
Tem tradição no automobilismo europeu e venceu, antes de ingressar na F1, em 1993, as 24 Horas de Le Mans e o Mundial de Protótipos, ambos no fim dos anos 1980. A paixão de Sauber não deixa de ser paradoxal, já que, desde a tragédia de Le Mans nos meados dos anos 1950, a prática do automobilismo é proibida na Suíça.
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: O desenho de escapamento do C31 promete colocar a equipe na posição de surpresa da temporada. Mas o modelo apresentou má confiabilidade nos testes, o que pode ser um empecilho durante as corridas.
Leonardo Felix: É a chamada "não fede nem cheira". Vai passar o ano no pelotão intermediário e lutar vez por outra por pontos.
Lucas Berredo: Como a Lotus, outra boa surpresa em 2012. O C31 mostrou problemas de confiabilidade, mas em voltas classificatórias, às vezes foi mais rápido do que a Ferrari. Tem uma dupla entrosada – Kamui Kobayashi e Sergio Pérez –, mas precisa lutar contra o estigma de iniciar bem a temporada e depois cair de rendimento.
Lucas Santochi: Deve continuar brigando na mesma faixa, com Force India, Toro Rosso e Williams, no pelotão intermediário. Terá uma disputa interna interessante entre Kobayashi e Pérez.
PILOTOS
14 – KAMUI KOBAYASHI
Nome completo: Kamui Kobayashi
Site: http://www.kamui-kobayashi.com/
Data de nascimento: 13/09/1986 (25 anos)
Cidade natal: Amagasaki
Nacionalidade: japonesa
Equipes: Toyota (2009) e Sauber (desde 2010)
GPs disputados: 65
Melhor posição no Mundial de Pilotos: 12º (2010 e 2011)
Melhor posição em GPs: 5º (Mônaco-2011)
Melhor posição no grid: 7º (Japão-2011)
Pódios: 0
Pontos marcados: 65
Melhores voltas: 0
Estreia: Brasil-2009
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Tem um estilo empolgante e é carismático, o que cativa os torcedores. Mas isso o deixa um pouco superestimado. Deverá marcar pontos e fazer ultrapassagens notáveis, mas dificilmente conseguirá uma transferência a uma equipe de ponta em 2013.
Leonardo Felix: Virou "cool" gostar de Koba por estas bandas, mas é preciso lembrar que ele entrará em sua quarta temporada, portanto não deve mais ser tratado como um novato que dá shows esporádicos ao público.
Lucas Berredo: É um piloto arrojado que precisa definir quando poderá levar a Sauber além do pelotão intermediário. Tem que mostrar serviço aos times grandes.
Lucas Santochi: Depois de chamar a atenção de todos e conquistar uma grande quantidade de fãs, chegou a hora de mostrar se pode ou não se tornar um nome importante dentro da F1. Precisa conquistar resultados importantes e bater o companheiro de equipe.
15 – SERGIO PÉREZ
Nome completo: Sergio Pérez Mendoza
Site: http://www.sergioperezf1.com/
Data de nascimento: 26/01/1990 (22 anos)
Cidade natal: Guadalajara
Nacionalidade: mexicana
Equipes: Sauber (desde 2011)
GPs disputados: 17
Melhor posição em Mundiais: 16º (2011)
Melhor posição em GPs: 7º (Inglaterra-2011)
Melhor posição em grid: 9º (Bélgica-2011)
Pódios: 0
Pontos marcados: 14
Melhores voltas: 0
Posição no campeonato de 2011: 16º (14 pontos)
Estreia: Austrália-2011
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Sua segunda temporada poderá ter papel fundamental na carreira do jovem mexicano. Caso deixe Kobayashi na poeira (o que esta longe de ser impossível de acontecer), não seria irreal imaginar uma transferência para a Ferrari em 2013.
Leonardo Felix: Vai correr com os olhos voltados sempre para a Ferrari número 6 que estará algumas posições à sua frente.
Lucas Berredo: É rápido e promissor, mas até agora ainda não mostrou desempenho necessário para ser eleito como o principal candidato a substituir Felipe Massa na Ferrari em 2013. Se desbancar Kobayashi na liderança do time, pode virar o cenário.
Lucas Santochi: Teve uma boa temporada de estreia. Agora, precisa superar Kobayashi para se estabelecer no mercado de pilotos e, quem sabe, conseguir uma promoção para a Ferrari.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário