Depois de demitir o projetista Nick Wirth, time aposta em parceria com McLaren para fugir da lanterna
Após passar por uma ampla reforma no corpo técnico, ainda como Virgin, no meio de 2011, a Marussia começa sua primeira temporada na F1 com inúmeros tropeços.
Primeiramente, o novo modelo MR01 foi reprovado diversas vezes no teste de impacto e, por conta disso, não participou da pré-temporada – uma péssima notícia para o estreante Charles Pic, um dos pilotos do time.
Depois, o time mudou radicalmente sua proposta para a temporada 2012. Dispensou Nick Wirth, que teimava em projetar os chassis do time com base em simulações do comportamento dos fluxos de ar em programas de computador (CFD), e contratou o controverso Pat Symonds como consultor (na prática, diretor) técnico do MR01. Também firmou uma parceria para se valer dos túneis de vento da McLaren.
Por último, será a única equipe no grid de 2012 sem Kers, o que já a coloca em desvantagem em relação à HRT, que estabeleceu um acordo com a Williams para usar o dispositivo.
Os últimos lugares nas temporadas 2010 e 2011 podem até ter sido injustos – muitas vezes o time foi mais rápido que a HRT –, mas a verdade é que terminar o ano com um desempenho menos pior deve ser o único objetivo da Marussia nesta temporada.
Ficha técnica
Nome oficial: Marussia F1 Team
Site: http://www.marussiaf1team.com
Sede: Banbury, Inglaterra
Proprietário: Marussia Motors
Chefe de equipe: John Booth
Projetista: Nikolai Fomenko
Modelo do carro: MR01
Motor: Cosworth CA2012
Estatísticas
Melhor posição no Mundial de Construtores: não possui
Melhor posição no Mundial de Pilotos: não possui
Melhor resultado em GPs: não possui
Melhor posição no grid: não possui
Pódios: 0
GPs: 0
Estreia: Austrália-2012
Posição no campeonato de construtores de 2011: 12º*
*Sob o nome de Marussia Virgin
Por que torcer pela equipe?
A cúpula técnica da Marussia, incluindo o chefe do time, John Booth, forma a Manor, equipe com larga tradição de títulos em categorias de base. Com talentos como Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen e até Antonio Pizzonia, o time conquistou vários campeonatos na F3 Inglesa e na F-Renault no início dos anos 2000.
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Começou mal o ano ao ver seu carro ser reprovado nos testes de impacto. Terá de mostrar poder de reação caso não queira ser a última colocada pelo terceiro ano consecutivo.
Leonardo Felix: Mais um ano se arrastando e tomando sufoco da HRT.
Lucas Berredo: Correrá sem Kers, mas firmou uma parceria promissora com a McLaren. Deve superar a HRT e torcer por provas malucas para marcar seu primeiro ponto no esporte. A saída de Richard Branson, o magnata do mundo fonográfico, fez bem para o time.
Lucas Santochi: Tenta recomeçar com a parceria com a McLaren depois de duas temporadas frustrantes, em que ficou na última posição no campeonato de construtores. Única equipe sem Kers, não deve ir muito além de uma disputa pela HRT para fugir da lanterna.
PILOTOS
24 – TIMO GLOCK
Nome completo: Timo Glock
Site: http://www.timoglock.de/
Data de nascimento: 18/03/1982 (29 anos)
Cidade natal: Lindenfels
Nacionalidade: alemã
Equipes: Jordan (2004), Toyota (2008-09), Virgin (2010-11) e Marussia (desde 2012)
GPs disputados: 72
Melhor posição no Mundial de Pilotos: 10º (2008 e 2009)
Melhor posição em GPs: 2º (Hungria-2008 e Cingapura-2009)
Melhor posição no grid: 2º (Bahrein-2009)
Pódios: 3
Pontos marcados: 51
Melhores voltas: 1
Estreia: Canadá-2004
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Com muito mais experiência na F1, Glock tem obrigação de vencer o duelo interno na Marussia. Terá grande responsabilidade no acerto do carro na temporada, já que seu colega é novato.
Leonardo Felix: É um piloto que merece coisa melhor do que almejar terminar um treino classificatório à frente da Caterham do Petrov.
Lucas Berredo: Merecia mais na F1 do que amargar uma vaga em um time fincado no limbo do esporte. Deve bater outro estreante na categoria, o que nos leva a questionar qual é o desafio de Glock neste time?
Lucas Santochi: Piloto que teve alguns bons momento na Toyota, Glock está vivendo um exílio na Marussia. Terá, pelo terceiro ano consecutivo, um companheiro estreante, que não deve ter dificuldade para superar.
25 – CHARLES PIC
Nome completo: Charles Pic
Site: www.charlespic.com/race-home-accueil-en.html/
Data de nascimento: 15/02/1990 (22 anos)
Cidade natal: Montélimar
Nacionalidade: francesa
Equipes: Marussia (desde 2012)
GPs disputados: 0
Melhor posição em Mundiais: não possui
Melhor posição em GPs: não possui
Melhor posição em grid: não possui
Pódios: 0
Pontos marcados: 0
Melhores voltas: 0
Posição no campeonato de 2011: não disputou
Estreia: Austrália-2012
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Não dá para exigir algo de extraordinário de um piloto que entra na F1 com poucos testes completados. Precisará dedicar parte de seu ano ao aprendizado que deveria ter tido na pré-temporada.
Leonardo Felix: Nunca teve grande destaque nas categorias de base e tende a ser o terceiro novato fritado pela Marussia/Virgin em três anos.
Lucas Berredo: Foi bem na GP2 em 2011, mas isso é pouco para quem quer entrar na F1. Como tem pouca experiência com o MR01, deve andar atrás de Glock.
Lucas Santochi: Chega à F1 com alguns bons resultados nas categorias de base, mas nenhum título importante. Precisa surpreender para estar na F1 em 2013.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário