14 de mar. de 2012

ESPECIAL 2012 – Caterham corteja espaço no pelotão intermediário

Primeira a lançar modelo de 2012, time anglo-malaio sonha com pontos ao longo do ano

Vitaly Petrov, da Caterham (Glenn Dunbar/LAT)
Desde que entrou na F1, em 2010, sob o nome Lotus, a Caterham se mostrou uma equipe mais bem organizada, estruturada e gerida do que as contemporâneas Marussia (à época, Virgin) e HRT. Com facilidade, o time de Tony Fernandes se desgarrou das outras duas estreantes e assumiu um patamar solitário entre as nanicas e as equipes do pelotão intermediário.

Apesar de alguns arremedos de competitividade em 2011, a escuderia não cumpriu o objetivo de marcar pontos e adiou para 2012 o sonho de provar que pode disputar de igual para igual com os times já consolidados. Para isso, a equipe anglo-malaia foi a primeira a lançar seu novo carro, o CT01, no fim de janeiro.
O maior destaque do time verde e amarelo neste início de ano foi o anúncio tardio da contratação de Vitaly Petrov como titular. Subsidiado pelos rublos da terra de Putin, o russo deixou Jarno Trulli a pé no meio da pré-temporada, depois que o italiano já havia testado com o novo carro.
Ficha técnica:
Nome oficial: Caterham F1 Team
Site: http://www.caterhamf1.com/home
Sede: Hingham, Inglaterra
Proprietário: Tony Fernandes
Chefe de equipe: Tony Fernandes
Projetistas: Mike Gascoyne/Mark Smith/Mark Tatham
Modelo do carro: CT01
Motor: Renault RS27
Estatísticas
Melhor posição no campeonato de construtores: não possui
Títulos de pilotos: 0
Melhor resultado em corrida: não possui
Melhor resultado em grid: não possui
Pódios: 0
GPs: 0
Estreia: Austrália - 2012
Posição no campeonato de construtores de 2011: 10º (o ponto)*
*Sob o nome de Team Lotus
Por que torcer para a equipe?
Porque é a única das três nanicas até aqui a mostrar alguma evolução, além de trazer à tona o nome de uma importante montadora esportiva.
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: A ex-equipe Lotus mostrou na pré-temporada um salto de desempenho que a coloca mais perto do pelotão intermediário. Se conseguir lutar com alguma rival à frente, terá motivos para comemorar.
Leonardo Felix: Com o CT01, será muito difícil concretizar o sonho de marcar pontos em 2012. Mas quem sabe não acontece uma briga aqui e outra acolá com a Williams?
Lucas Berredo: Mudou de nome, mas mostrou um carro inconsistente durante a pré-temporada em Jerez e Barcelona. Deve se aproximar do pelotão intermediário (leia-se Williams) em algumas provas, mas nunca nada além disso.
Lucas Santochi: Chegou a hora de brigar mais perto do pelotão intermediário. Tem recursos para isso e está montando uma nova estrutura. Talvez, se recinta de um piloto mais habilidoso para chegar ao seu objetivo.
PILOTOS
20 - HEIKKI KOVALAINEN
Sem espaço nas escuderias de maior porte após a passagem desastrosa pela McLaren, Heikki Kovalainen entrará em sua terceira temporada com a equipe de Tony Fernandes, agora denominada Caterham. Dentro das limitações do carro, o piloto se destacou com atuações sólidas e recuperou parte da reputação manchada, mas já deixou claro que não terá mais paciência para aguardar até que o time lhe dê um equipamento minimamente competitivo. Assim, o finlandês pode tentar alçar outros voos no ano que vem se o CT01 não lhe possibilitar lutar por pontos.
Nome completo: Heikki Johannes Kovalainen
Site: http://www.heikkikovalainen.net/
Data de nascimento: 19/10/1981 (30 anos)
Cidade natal: Suomussalmi
Nacionalidade: finlandesa
Equipes: Renault (2007), McLaren (2008 e 2009), Lotus (2010 e 2011), Caterham (2012)
GPs disputados: 89
Melhor resultado em campeonato: 7º (2008 e 2009)
Vitórias: 1
Poles: 1
Pódios: 4
Pontos marcados: 105
Melhores voltas: 2
Posição no campeonato de 2011: 22º (0 ponto)
Estreia: Austrália - 2007
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Com a saída de Jarno Trulli, assume de maneira isolada o posto de líder da Caterham. Se o carro evoluiu da maneira que aparentou na pré-temporada, pode sonhar alto e mirar pontos durante o ano, o que quebraria um jejum que dura desde 2009.
Leonardo Felix: Vai para o terceiro ano de purgatório depois de cometer tantos pecados quando pilotava uma McLaren. Mas vem andando bem com o que a Caterham lhe dá e, se o time marcar seus primeiros pontos, será um pecado ainda maior se não for com ele.
Lucas Berredo: Parece estar voltando a ser o Heikki Kovalainen da GP2 de 2005, quando disputou o título da categoria com Nico Rosberg. Em um panorama maluco que permita os times do fundo do grid se aproximaram dos intermediários, Kovalainen é a melhor aposta de piloto para pontuar.
Lucas Santochi: Depois de uma passagem terrível pela McLaren, vem mostrando consistência na Lotus, que agora se torna Caterham. Deve superar o companheiro, mas não é o líder que a equipe precisa para continuar evoluindo dentro do grid.
21 – VITALY PETROV
Demitido da Lotus Renault (atual Lotus), Vitaly Petrov fez valer a importância dos milhões de rublos em patrocínios para financiar sua mudança para a Caterham. Caído de paraquedas na equipe, o russo sentiu dificuldades até mesmo para encaixar no apertado cockpit do CT01. Como também perdeu parte da pré-temporada sem testar, não dá para esperar dele mais do que uma temporada de adaptação.
Nome completo: Vitaly Aleksandrovich Petrov
Site: http://vitalypetrov.ru/en
Data de nascimento: 08/09/1984 (27 anos)
Cidade natal: Vyborg
Nacionalidade: russa
Equipes: Renault (2010), Lotus Renault (2011), Caterham (2012)
GPs disputados: 38
Melhor resultado em campeonato: 10º (2011)
Melhor resultado em corrida: 3º (Austrália - 2011)
Melhor posição em grid: 6º (Austrália e Espanha - 2011)
Pódios: 1
Pontos marcados: 64
Melhores voltas: 0
Posição no campeonato de 2011: 10º (37 pontos)
Estreia (corrida e data): Bahrein - 2010
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Depois de pontuar com frequência em 2011, até mesmo subindo no pódio, Petrov terá metas menos ambiciosas em 2012. Porém, passará a atuar em uma equipe que faz mais jus ao seu talento.
Leonardo Felix: O que esperar de alguém que entrou em uma equipe quando a pré-temporada já estava em curso e que mal se encaixa no carro?
Lucas Berredo: Teve sorte de encontrar uma vaga no grid em 2012 após uma temporada irregular no ano passado. É um piloto que oferece pouco feedback técnico ao time, mas é rápido. Além disso, Bernie Ecclestone quer vê-lo correr na Rússia em 2014.
Lucas Santochi: Apesar de mostrar velocidade em alguns momentos, é incosistente, comete muitos erros e continua na F1 graças a seus patrocinadores. Dificilmente irá superar Kovalainen.

Fonte: Tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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