Comparação entre dados na pista e no túnel de vento ficou mais fácil em 2012, diz piloto
Por conta do novo regulamento, que determina a exata disposição dos escapamentos nos chassis, as equipes perderam uma quantidade significativa de pressão aerodinâmica na traseira. Para Button, o subproduto positivo da questão é que há muito menos mistério para gerar um downforce consistente.
“Gerar pressão aerodinâmica tornou-se muito mais simples do que no ano passado”, afirmou Button, após encerrar sua preparação para o GP da Austrália, prova de abertura da temporada 2012.
“Quando você detecta algo no túnel de vento, você compara no carro e as coisas vão mais rápido. Mas com o difusor soprado, você poderia achar várias coisas no túnel de vento. Aí você achava que isso te daria um segundo, então você comparava isso com o [desempenho do] carro [na pista] e era mais lento. Era muito difícil trabalhar com isso.”
“Agora se alguma coisa funciona no túnel de vento, funciona bem na pista. Há menos pressão aerodinâmica, mas a sensação é melhor.”
Button se diz muito mais confiante do que há um ano, quando a McLaren teve pouco tempo para testes e encontrou diversos problemas de confiabilidade no carro.
Desta vez, o novo MP4-27 não apenas se mostrou confiável, como parece apresentar uma sólida e competitiva base para o início da temporada.
“Estou muito feliz com tudo”, disse Button, limitado a 44 voltas em seu último dia de testes por conta de um problema hidráulico.
“No ano passado, estávamos correndo em círculos, coçando a cabeça e perguntando o que fizemos de errado. Tivemos o problema com os difusores e também não fomos rápidos, por isso mantínhamos segredo em relação às dificuldades no escapamento. Foi um inverno muito complicado. Quando você tem problemas de confiabilidade, você não consegue realizar testes adequados.”
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/
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