19 de fev. de 2012

História-Clássicos japoneses inspiram legião de fãs nos EUA

Fotos: Reprodução
Clássicos japoneses inspiram legião de fãs nos EUA Geração que cresceu no banco de trás desses veículos, agora passa para o banco da frente

por Alyne Bittencourt

Apesar de ter três das maiores marcas do mundo – General Motors, Ford e Chrysler –, os americanos gostam bastante dos carros japoneses, não só dos atuais, mas também dos antigos. Se, de início, eles foram vistos com certa descrença, hoje em dia, os modelos das décadas de 1970 e 80 passaram a ser os queridinhos da geração que cresceu viajando nos bancos traseiros desses carros.

O Datsun 510 wagon, e a caminhonete Datsun são dois integrantes da lista dos japoneses que conquistaram o coração de alguns norte-americanos. O som dos motores, comportamento dinâmico diferentes do “comum”, chamam a atenção. Além disso, os admiradores ainda são favorecidos pelos preços dos modelos, que não são tão caros, o que os torna mais fáceis de se comprar.

Essa lista tem também o Honda Prelude – que se destaca por seu design peculiar – e o Toyota Celica. Tamanha é a paixão dos norte-americanos pelos carros japoneses que um casal chegou a criar um evento oficial. O Japanese Classic Car Show reuniu mais de 200 carros em seu primeiro ano, quando ele ainda não passava de um encontro informal. Em seu sétimo ano, mais de 350 veículos se inscreveram para participar.


Toyota Celica Liftback 1977

Além do encontro, os norte-americanos criaram ainda sites e revistas dedicadas à paixão pelos “carros nostálgicos”, que é como os japoneses chamam os seus modelos antigos que se tornaram “moda”. Um dos fatores que influenciaram essa relação foi o burburinho causado pelos carros japoneses tunados que eram importados para os EUA. Essa atingiu seu ápice com a série de filmes “Velozes e Furiosos

Nessa época, o drift – competição na qual os pilotos derrapam com seus carros em curvas fechadas – era moda no Japão. Os melhores modelos para esse tipo de disputa eram os de tração traseira. Porém, no Japão, apenas modelos de luxo eram produzidos com tração traseira. A saída foi recorrer a modelos como o Toyota Corolla GT-S e o Nissan 240SX, ambos da década de 1980. Não bastassem os modelos serem diferentes daqueles encontrados no mercado dos EUA por seu design, muitos dos aficionados ainda tunam seus carros.



Datsun 510 station wagon 1971
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: