Fotos: Reprodução
Geração que cresceu no banco de trás desses veículos, agora passa para o banco da frente
por Alyne Bittencourt
Apesar de ter três das maiores marcas do mundo – General Motors, Ford e
Chrysler –, os americanos gostam bastante dos carros japoneses, não só
dos atuais, mas também dos antigos. Se, de início, eles foram vistos com
certa descrença, hoje em dia, os modelos das décadas de 1970 e 80
passaram a ser os queridinhos da geração que cresceu viajando nos bancos
traseiros desses carros.
O Datsun 510 wagon, e a caminhonete Datsun são dois integrantes da lista
dos japoneses que conquistaram o coração de alguns norte-americanos. O
som dos motores, comportamento dinâmico diferentes do “comum”, chamam a
atenção. Além disso, os admiradores ainda são favorecidos pelos preços
dos modelos, que não são tão caros, o que os torna mais fáceis de se
comprar.
Essa lista tem também o Honda Prelude – que se destaca por seu design
peculiar – e o Toyota Celica. Tamanha é a paixão dos norte-americanos
pelos carros japoneses que um casal chegou a criar um evento oficial. O
Japanese Classic Car Show reuniu mais de 200 carros em seu primeiro ano,
quando ele ainda não passava de um encontro informal. Em seu sétimo
ano, mais de 350 veículos se inscreveram para participar.
Toyota Celica Liftback 1977
Além do encontro, os norte-americanos criaram ainda sites e revistas
dedicadas à paixão pelos “carros nostálgicos”, que é como os japoneses
chamam os seus modelos antigos que se tornaram “moda”. Um dos fatores
que influenciaram essa relação foi o burburinho causado pelos carros
japoneses tunados que eram importados para os EUA. Essa atingiu seu
ápice com a série de filmes “Velozes e Furiosos
Nessa época, o drift – competição na qual os pilotos derrapam com seus
carros em curvas fechadas – era moda no Japão. Os melhores modelos para
esse tipo de disputa eram os de tração traseira. Porém, no Japão, apenas
modelos de luxo eram produzidos com tração traseira. A saída foi
recorrer a modelos como o Toyota Corolla GT-S e o Nissan 240SX, ambos da
década de 1980. Não bastassem os modelos serem diferentes daqueles
encontrados no mercado dos EUA por seu design, muitos dos aficionados
ainda tunam seus carros.
Datsun 510 station wagon 1971
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário