Fotos: Divulgação
Carisma do subcompacto japonês também é respaldado pelas linhas retrôs
No Salão de Tóquio de 2009, a Honda apresentou um simpático protótipo elétrico com linhas retrôs, batizado de EV-N. Era uma homenagem ao N360, produzido entre 1967 e 1972, com grande êxito comercial no Japão. Agora, a marca nipônica está cogitando a produção do conceito, que ganhou sua quarta versão no último Salão de Tóquio, realizado no início deste mês. A produção da chamada série N quer fazer as vendas da fabricante japonesa no segmento dos kei cars atingir as 280 mil unidades em 2012 – o dobro do volume emplacado este ano.
A nova série N deve começar com a versão de produção do N Concept 3, que deve ganhar as linhas de montagem já em março do próximo ano. Em seguida, a marca planeja a introdução de mais um modelo, para setembro, desta vez baseado na quarta versão do projeto, apresentada no último Salão de Tóquio. O novo Honda N deve ser equipado por lá com um motor de 660 cc a gasolina. Uma versão elétrica derivada do EV-N também pode pintar no mercado japonês em breve.
A Honda não descarta, no entanto, levar seu novo subcompacto para fora do mercado japonês. Há a possibilidade de a versão de produção do N Concept 4 se tornar um projeto global, que iria competir na Europa com o também retrô Fiat 500. Diante do protótipo pioneiro de 2009, o quarto N cresceu em tamanho e também ganhou melhorias no sistema de abertura das portas. Com a motorização adequada, é provável que o simpático carrinho esquente as vendas da Honda no continente europeu.
Graças ao imposto menor – 3% do valor total do carro, contra 5% dos carros acima de 1.0 litro –, os kei cars são um fenômeno do mercado japonês. Analistas da indústria nipônica chegam a cogitar que este curioso nicho atinja 50% do volume de veículos motorizados comercializado no país nos próximos anos. A Toyota, por exemplo, já criou a Pixis, uma nova sub-marca, voltada especificamente para a comercialização desses microcarros.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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