Desde que começamos a apurar os detalhes técnicos da terceira geração do Focus sul-americano, nossos informantes antecipavam que haveria uma boa surpresa nos modelos com motor 2.0.
Pois o blog Autossegredos acaba de desvendar o mistério: o material de treinamento da rede de concessionários da Ford Argentina, o qual o site teve acesso, revela que o propulsor Duratec receberá injeção direta (identificada pela sigla GDI) e renderá, com gasolina, 170 cv e 20,5 kgfm de torque. No Brasil espera números até mais animadores com etanol, em virtude da injeção flex.
Além da injeção direta (pela primeira vez num Ford produzido no Mercosul), o motor Duratec terá outras novidades, como duplo comando variável de válvulas, na admissão e escape, e coletor de admissão com fluxo otimizado. Por fim, a taxa de compressão foi elevada de 10,8:1 para 12:1, o que prevê bom rendimento com etanol. Para as versões 2.0, haverá opção de transmissão manual de cinco marchas e automatizada Powershift de dupla embreagem e seis marchas, a mesma que estreou no EcoSport.
Já as versões de entrada usarão o propulsor Sigma 1.6 TiVCT, emprestado do New Fiesta, que gera 125/130 cv, com torque de 16,2 kgfm. Esse motor será sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas, sem oferta do Powershift – ao menos inicialmente.
A gama de versões para a Argentina será a seguinte: S, apenas com motor 1.6, e SE, SE Plus e Titanium, todas com motor 2.0. No Brasil é possível que exista uma SE 1.6 intermediária. De acordo com a Ford, o novo Focus será a referência em tecnologia da marca: o modelo terá uma nova central multimídia MyFord Touch, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar digital de duas zonas, até seis airbags, controles de tração/estabilidade, botão de partida, sensores de iluminação, estacionamento e chuva; faróis de xenônio com LEDs, ajuste elétrico dos bancos e câmera auxiliar traseira.
Com lançamento previsto para setembro/outubro na Argentina, por lá a versão Titanium teve até os preços vazados: hatch por R$ 69.815 manual e R$ 71.995 Powershift; sedã por R$ 71.100 manual e R$ 77.900 Powershift. Vale lembrar que os valores certamente serão diferentes no mercado brasileiro, com previsão de que o sedã top de linha passe dos R$ 80 mil.
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Acabou o mistério! O nosso Focus flex terá mais de 170 cv (!!!) com etanol, terá injeção direta (como eu já havia escrito aqui), e terá em torno de 21 kg de torque com etanol. E ainda será um campeão de consumo na categoria graças à tecnologia inédita do motor (o primeiro flex brasileiro com injeção direta).
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