28 de set. de 2011

Pergunta do dia Qual a sua marca favorita que não existe mais?


Ao longo da história do automóvel muitas marcas promissoras – e outras nem tanto – já surgiram e se foram. Algumas pelas reviravoltas da indústria, outras por problemas internos, e muitas pelo domínio das grandes no mercado. Sem esquecer daquelas que pagaram o preço por inovar demais. Fica a pergunta: qual a sua marca favorita que não existe mais?

A Plymouth foi a primeira divisão de baixo custo da Chrysler; uma marca que para os peregrinos da Nova Inglaterra se tornou sinônimo de frugalidade e praticidade. Durante a década de ’50, a Plymouth figorou entre as três marcas mais vendidas ao lado de Chevrolet e Ford. Nos anos 1960 os desenhos inovadores de Virgil Exner alavancaram um recorde de vendas, embora a má qualidade de construção (para padrões americanos) continuasse a assombrar seus compradores.
Mas foi no final dos anos ’60 que a Plymouth encontrou seu nicho de mercado: os jovens fãs de muscle cars. Com uma linha repleta de máquinas com motor  V8 a um preço acessível – e uma conveniente parceria com a Warner Brothers – a Plymouth deu vida a um dos maiores queimadores de pneus por excelência, o Road Runner, que embora tivesse origem em um cupê médio barato, conquistou a juventude da época.

Em seus últimos anos, as tentativas da Chrysler em trazer de volta o apelo jovem da Plymouth com o “alegre” Neon  e (pelo bem da nostalgia) um hot rod pós-moderno, o Prowler, conseguiram resultados divididos. Um V6 insosso e o câmbio automático fizeram do Prowler apenas um carro de imagem. Os dias de glória eram um passado muito distante.
Crédito das fotos: Plymouth e Serious Wheels

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

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