2 de jul. de 2011

Pilotos da Stock Car relembram duelos com astros da F1

Ricardo Zonta enfrentou problemas com tráfego e obteve um rendimento abaixo do esperado.. Foto: Divulgação
Ricardo Zonta, atualmente na Stock Car, já disputou algumas corridas na F1
Foto: Divulgação

A frase é batida, mas o mundo dá voltas e no automobilismo não é diferente. Há alguns anos, os pilotos da Stock Car Átila Abreu, Luciano Burti, Ricardo Zonta, Tuka Rocha e Ricardo Maurício enfrentaram os astros da Fórmula 1 Sebastian Vettel, Jenson Button, Mark Webber, Lewis Hamilton e Fernando Alonso, respectivamente. E, exceto Átila e Maurício, os brasileiros bateram os europeus na base.


Dos cinco, só Burti e Zonta chegaram à F1. Os demais sofreram com a falta de patrocinadores e viram os antigos rivais, com mais investidores, terem chances. Em que pese o talento deles, Vettel chegou à F1 com apoio da Red Bull, Alonso entrou com a grana da Telefonica, Hamilton tinha apoio da McLaren desde a infância, Button estreou na Williams por ser inglês e Webber era agenciado por Flavio Briatore.

Zonta entrou na F1 pela BAR mas foi preterido no time comandado por Craig Pollock, não por acaso, agente de Jacques Villeneuve, parceiro do brasileiro. Mas Ricardo, que bateu Webber no FIA GT de 1998, não tem mágoa.

"Entrei de forma mais fácil e também saí de forma mais fácil. OWebber sofreu no início na Minardi, mas lutou e teve sorte de ter um bom carro (Jaguar) e conseguiu aproveitar", disse Zonta, que está na briga por uma vaga do playoff este ano.

Já Burti foi vítima da politicagem na Jaguar em 2001. Bancado pelo então chefe Bobby Rahal, o brasileiro foi sacado quando o ex-piloto americano caiu. Depois, na Prost, sofreu grave acidente e foi piloto de testes da Ferrari. Antes, bateu o campeão de 2009 Jenson Button na F-3 Inglesa.

"Éramos favoritos, mas brigamos tanto que perdemos o título para o Marc Hynes. O Button já era técnico, dava para ver que tinha potencial. Engraçado é que em 2001 ele tinha um Benetton muito ruim e andei na frente dele o ano todo, mas tive o acidente. E ele era boa pinta e inglês, o que o ajudou a ter uma segunda chance", disse Burti, vencedor da última etapa, em Campo Grande.

Tuka Rocha, que bateu Hamilton no Europeu de Kart, contou que desde cedo ele tinha muita estrutura. "Ele já era cercado por uma estrutura impressionante: tinha equipamento de ponta e o layout do kart e do caminhão eram da McLaren".

Fonte: terra.com.br
Disponível no(a):http://esportes.terra.com.br

Nenhum comentário: