20 de jul. de 2011
Este carro voador foi a última criação de um gênio
O pioneiro da aviação Burt Rutan aposentou-se oficialmente em abril, mas sua última criação foi apresentada no último domingo: uma aeronave híbrida-elétrica capaz de rodar nas ruas e que já deu uns saltos curtos em testes. É de verdade, mas não o bastante.
A empresa de Rutan, Scaled Composites diz que o modelo 367 BiPod tem lugar para dois ocupantes, com a direção em solo feita pela cápsula da esquerda e o controle de voo feito na cápsula da esquerda. Em solo, as asas de 9,44 metros ficam alojadas entre as duas fuselagens e são desobradas antes do voo. A força vem de dois motores de 450 cm³, um em cada cápsula, movendo motores elétricos de 15 quilowatts (20,4 cv) e carregando as baterias de íons de lítio em cada bico.
Até agora o BiPod não voou mais que alguns metros sobre o Deserto de Mojave, já que a Scaled Composites ainda precisa instalar os propulsores no bico e estabilizadores traseiros que vão impulsionar sua altitude. Quando completo, o BiPod diz que será capaz de voar a 320 km/h por até 850 km; um modo de potência reduzida corta a velocidade ao meio, mas aumenta a autonomia para 1120 km. Na estrada o BiPod deve rodar normalmente com uma autonomia de 1320 km com um tanque de combustível, sendo 56 km só com os motores elétricos.
Embora o BiPod tenha claras vantagens sobre outros projetos de carros voadores (ou aviões-terrestres) como o Terrafugia, a aposentadoria de Rutan e a atuação da Scaled Composites como subsidiária da Northrop Grumman significam que outra pessoa terá que pegar o bastão e produzi-lo. Alguém falou em “Richard Branson”?
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário