20 de jul. de 2011

2002: o despertar da reputação BMW



Alguns modelos são tão importantes para as marcas que merecem um lugar de destaque no coração dos compradores. Esse é o caso do Fusca para a Volkswagen, do 911 para a Porsche, do E-Type para a Jaguar e do 2002 para a BMW.

O estilo nos remete diretamente para o final da década de 60. Os faróis na dianteira transmitem uma sobriedade agressiva, com destaque para a grade dupla, símbolo da marca alemã, com o logotipo logo na frente do capô. A traseira, por sua vez, traz lanternas redondas, que se tornaram quadradas nos anos 70.

O modelo é considerado um marco esportivo para a fábrica. A partir de seu desenvolvimento surgiu a idéia da produção se um cupê veloz e insinuante, algo que viria a se tornar mais real com a primeira geração do M3, a E30.
Mas o que fez a fama desses carros  foi mesmo o prazer de dirigir. Eles continuam leves, rápidos e deslizantes pelas curvas. Por essa razão também são os preferidos entre os participantes de ralis de carros clássicos.

O exemplar das fotos é um ti 1970 e pertence a James Mendonça e seu filho Henrique, do Acervo. Eles possuem outros clássicos por lá, mas esse havia acabado de voltar de um rali em Blumenau, por isso estava sujo de terra e com os adesivos na carroceria depois de ir e voltar – rodando – até Belo Horizonte. Nada de plataformas.
Debaixo do capô, um motor de quatro cilindros, dupla carburação e 1.990 cm³ de cilindrada com aproximadamente 108 cv. Aliás, 2002 se refere exatamente ao bloco de 2 litros e carroceria de duas portas. A versão posterior, tii, tem 140 cv.

O esportivo é equipado com uma transmissão de cinco marchas, câmbio invertido, de modo que a primeira é pra baixo. Isso impedia que os pilotos colocassem a marcha errada durante uma redução nas curvas. Os engates são precisos e ele faz curvas com desenvoltura.
O modelo também é um dos preferidos entre os customizadores. Uma das alterações mais comuns é a substituição do motor pela mecânica do M3. Com o baixo peso, é possível imaginar um pouco o que acontece. O vídeo abaixo passa uma ligeira idéia da situação.

A versão Turbo também fez história. Não temos nenhum rodando no Brasil, mas sei de uma recriação que está quase saindo do forno aqui em São Paulo. Mais notícias em breve.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: