20 de jul. de 2011

Dart Games na faca! (alívio de peso)



Buenas, muchachos! Faz tempo que não falo sobre o projeto do Dodge, não? Bem, no momento o carro  está parado: o motor está sujando as velas de óleo (fazendo os cilindros falharem), provavelmente por problemas nos retentores dos cabeçotes. Vamos ver se ele está de volta às ruas em uma ou duas semanas.

Neste post, temos algo muito bacana. Foi iniciativa de um amigo Dodgeiro do sul, o Caju (vejam o blog dele neste link): o cara pegou todas as peças de performance dele, e pesou tudo, fazendo o mesmo com as originais. A finalidade foi descobrir o quanto de peso ele iria aliviar apenas ao usar as peças em alumínio (bem, em sua maioria).
O que eu fiz? Usei estes dados, juntei com outros que eu tinha, e fiz uma tabela do quanto o Dart Games irá perder na faca: peças de motor, lataria, acabamentos, etc. Além disso, fiz uma estimativa de distribuição de peso. Os resultados são animadores!

Para animar o post, barulho dos bons
Vamos começar pelas peças de mecânica. Aqui, o alumínio reina absoluto como o metal da performance: deve dar para fazer umas 10.000 latinhas de Coca Cola com o que temos aí embaixo. A maioria esmagadora destes dados foi fornecida pelo Caju.
Alívio em mecânica
Radiador em alumínio (-4 kg)
Bomba água de alumínio (-2 kg)
Polia do virabrequim em alumínio (-4 kg)
Coletor de admissão em alumínio (-13 kg)
Cabeçotes de alumínio (-20 kg)
Pistões de alumínio forjado (-1 kg)
Bielas forjadas perfil em I e pinos (-1,5 kg)
Coletores de escape tubulares tipo Shorty (-5 kg estimados)
Volante de alumínio (-10 kg)
motor de arranque lightweight (-7 kg)
freios wilwood em alumínio nas quatro rodas (-24 kg)
rodas 16×8 em alumínio + pneus Toyo R888 255/60 R16 (equivalência de peso)
PARCIAL = -91,5 kg
Em resumo, você tira o peso de um adulto bem grande apenas nas peças de mecânica. Impressiona o alívio de peso nos freios: os tambores e panelas originais pesam muito. Coletor de admissão, cabeçotes  e volante são outros elementos de cair o queixo, no motor.
*o que aconteceu com as rodas aro 18 e pneus de stock? Vale um outro post…

Abaixo, vocês conferem a tabela de alívio em latarias e acabamentos. O peso destas peças eu calculei fazendo a média do que tenho visto com pilotos de arrancada que competem com os Dodge Dart nos EUA. A vantagem do Dodge pesar muito é que, ao usar a fibra de vidro, os alívios também são imensos.
Alívio em lataria/fibras e acabamentos
parachoques em fibra de vidro e suportes do mesmo material ou alumínio = -21 kg
capô em fibra de vidro = -18 kg
paralamas em fibra = -9 kg
portas em fibra de vidro com vidros em lexan = -35 kg
eliminação das máquinas de vidro traseiras, substituição do vidro por lexan = -8 kg
tampa do porta-malas em fibra = -14 kg
bancos concha de fibra de vidro = -10 kg
eliminação do banco traseiro = -10 kg estimado
eliminação do ventilador = – 3kg
PARCIAL II = -128 kg
TOTAL = 219,5 KG na faca!
De 1500 para 1280,5 kg (OBS: adicionar cerca de 40 quilos de reforços estruturais: gaiola, subframe connectors)
Quase 180 quilos a menos, três adolescentes de 60 kg! Mais aceleração, mais aderência lateral, mais frenagem. Agora, olha só que interessante:
Tabela de distribuição de peso
1500 kg estimados / distribuição 54/46 aferida por Steve Magnante, especialista em Dodges preparados (810/690kg)
-alívio do motor (-67,5 kg) = 742,5/690
-parachoques em fibra (-11 kg/-10 kg) = 731,5/680
-capô em fibra (-18 kg) = 713,5/680
-paralamas em fibra (-9 kg) = 704,5/680
-portas e máquinas de vidro (-25 kg/-10 kg) = 679,5/670
-tampa da mala em fibra (-14 kg) = 679,5/656
-transferência da bateria (14 kg transf.) = 665,5/670
-freios wilwood (-7 kg/-17 kg) = 658,5/653
-bancos (-5 kg/-15 kg) = 653,5/638
-ventilador (-3 kg) = 650,5/638
-vidros traseiros em lexan sem máquina (-8 kg) = 650,5/630
DISTRIBUIÇÃO FINAL = DE 54/46 PARA 50,8 / 49,2
Essa foi a maior surpresa. Uma distribuição de quase 50-50 em um muscle car? Digo mais: se considerarmos o acréscimo da gaiola e dos reforços estruturais, a chance é de ficar efetivamente em 50-50. Confesso que a esmola é tanta que só vou acreditar 100% nisso quando o Dodge sair da balança, no mundo real. Diria que 52-48 soa mais propício, já que boa parte da massa aliviada está entre os eixos, então o alívio não é simétrico. E outra: há outros elementos ainda a definir, como quantidade de óleo extra no cárter, acumulador de óleo, etc. Mas que fica aquele desejo do papel se manter no concreto, ah, fica muito… veremos.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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