Em seu auge Nürburgring era uma pista tão impiedosa que os pilotos a apelidaram de “Inferno Verde”. Muita gente passou por lá, mas poucos dominaram a pista. Os que conseguiram, tornaram-se lendas. Aqui estão as dez melhores voltas em Nürburgring. Olhe e aprenda.
Fórmula V
Por que é incrível? O piloto alemão Hubert Hahne foi o primeiro piloto de turismo a fechar Nürburgring em menos de dez minutos. Aqui em seu Lola-BMW Formula 2, ele corre à frente de um Formula Vee equipado com uma câmera ao redor do Nordschleife. Além do traçado de Hahne, também temos uma bela visão dos pneus magrinhos e do trabalho que a suspensão dele tem para manter aquela borrachinha na pista. Veja todas aquelas correções no volante!
Pagani Zonda R
Por que é incrível? E agora algo completamente diferente. Vamos de uma pilotagem prazerosa pela floresta a bordo de um monoposto antigo a um time attack em um supercarro moderno e sofisticado. Podemos realmente chamar o Zonda R de supercarro? Talvez hipercarro seja mais apropriado aqui. Seja como for, o carro é ridiculamente rápido ao redor dos vinte e tantos quilômetros de Nürburgring. Junte velocidade pura àquele lindo ronco e você tem um vencedor.
Jan Magnussen em um Seat Leon
Por que é incrível? Nada demais amigos. Apenas o piloto de fábrica do Corvette Jan Magnussen e alguns amigos em um passeio divertido e relaxante pelas montanhas. Note a tranquilidade do sr. Magnussen ao volante de seu Seat original de fábrica. O cara está fumando um cigarro, batendo as cinzas na janela enquanto seus amigos festejam as coisas absurdas que esse carro comportado consegue fazer. O Fiat Panda que eles ultrapassam perto do 1:20 do vídeo não faz a menor ideia do que passou por ele, mas perceba os gritos de alegria na subida seguinte. O cinegrafista passou um mau bocado tentando manter a câmera fixa, mas dá pra culpá-lo?
Motoharu Kurosawa em um Honda NSX
Por que é incrível? O que é realmente importante notar nesta volta é a precisão. Você precisa assisti-la várias vezes para absorver tudo. Primeiro assista apenas a volta. Depois assista de novo, mas mantenha os olhos nos pés do cara. Espante-se com a técnica do punta-tacco desse cara. Observe a beleza com que ele coordena seus movimentos. Deslumbre-se com a majestade de um profissional passando outro dia em seu escritório.
Sabine Schmitz em uma van Ford Transit
Por que é incrível? Já vimos Sabine espancar a Transit em Nürburgring um milhão de vezes, mas esta lista não ficaria completa sem esse vídeo. Dessa vez finja que está vendo pela primeira vez. Esta mulher está fazendo coisas completamente impossíveis com esta van. A primeira tentativa é de cortar o coração; a segunda, pegando o vácuo de um Viper é ainda pior. A segunda tentativa que você vê aqui, não é a verdadeira. Sabine tirou todas as câmeras do carro para se livrar de qualquer peso possível. Ainda assim, não deu. Mas cara… que volta!
Howden Ganley em um Williams Iso-Marlboro 1973
Por que é incrível? Narrada energicamente por Jackie Stewart, esta volta de Howden Ganley durante seu terceiro ano na Fórmula 1 é intensa. Jackie destaca alguns elementos de segurança que faltavam na pista, o que torna a volta de Ganley muito mais assustadora. O mais impactante é Stewart dizendo “acho que se tivesse que voltar lá novamente ficaria horrorizado. nunca mais pilotaria lá de novo. Quanto mais rápido você pilota em Nürburgring, menos você sabe.”
Caterham R500 vs Porsche 996 GT2
Por que é incrível? O Porsche passa disparado pelo Caterham na esquerda, o piloto acena provocando e tudo começa. O pequeno Caterham toma um fôlego na Flugplatz depois de passar o GT2, mas o bravo 996 rapidamente o alcança. Se você está com pressa, adiante para 2:09 e assista. É apenas um dos momentos “coloque sua cabeça entre as pernas e diga adeus” dessa volta.
Stefan Bellof em um Porsche 956
Por que é incrível? O então novato Stefan Bellof não perde tempo colando o pé no fundo. Ele despacha Keke Rosberg e depois o resto da pista. Ele acabou fazendo a volta não-oficial mais rápida de Nürburgring, com seis minutos e onze segundos. Esse recorde ainda não foi batido, 28 anos depois. Infelizmente Bellof morreu ao volante de um Porsche 962C em 1985.
Hans Stuck em um BMW M3 GTR
Por que é incrível? Hans Stuck em Nürburgring não é pilotagem. É pornografia. Esse cara é tão rápido que é quase inacreditável. E tão intenso! Seu amor e paixão por dirigir mais rápido que todos surge brilhantemente aqui. E o carro? Em alguns momentos seu M3 GTR é tão alto que você mal ouve sua voz no chiado da transmissão, mas faz parte da brincadeira. Hans Stuck, nós os saudamos por sua incessante busca pela velocidade.
Stefan Roser em um RUF CTR2
Por que é incrível? Stefan Roser merece uma medalha. Pilotar no limite usando uma camiseta, sem capacete ou controle de tração, naquele carro, naquela pista, certamente tem um parafuso a menos. Pode não ser a volta mais rápida, mas é certamente uma das mais divertidas em termos de derrapagem e nós gostamos disso. Veja ele devorar motos como se fosse o seu trabalho. Veja-o queimar um jogo de pneus como se fosse a única coisa que sabe fazer. Veja ele dar um chega-pra-lá e sair na frente. Veja e aprenda.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário