26 de mai. de 2011

Nissan Leaf 2011 - primeiro contato

Fotos: AutoCosmos/México
Nissan Leaf 2011 - primeiro contato

Primeiro carro global elétrico, Leaf chega ao México em outubro

Ao observar o desenho do Nissan Leaf, é possível identificar outro carro da marca, o Tiida hatch. Apesar de não compartilharem nenhum componente, o teto alto, com as janelas grandes e a frente em cunha denunciam o DNA da marca no primeiro carro totalmente elétrico produzido em massa no mundo. A cor azul clara, característica do modelo, é interrompida apenas pelos grandes faróis e lanternas - desenvolvidas para reduzir o arrasto aerodinâmico. Na traseira, nota-se a falta do escapamento e do tradicional bocal de abastecimento.

O Leaf é equipado com um motor elétrico de 80 kW, cerca de 105 cv, e 28,4 kgfm de torque. A força nas arrancadas chega a ser equivalente à de um motor seis cilindros e surpreende pela reação instantânea do motor elétrico. As respostas são imediatas e extremamente eficientes.
As baterias de íons de lítio são alojadas embaixo dos bancos dianteiro e traseiro, e podem ter a carga reestabelecida a 80% em apenas 20 minutos quando conectado a um carregador de alta capacidade. Com carga total, a autonomia chega aos 160 km, número que pode variar de acordo com a utilização do carro.

O aspecto mais notável do modelo, é que pode ser usado sem problemas, como um carro normal com motor à combustão. Claro que é necessária uma infra-estrutura para isso, mas as reações do modelo são comparáveis às de um carro qualquer. Os comandos possuem a mesma localização de sempre e possui todas as comodidades de um carro compacto como vidros elétricos, sensores de estacionamento e ar condicionado. O espaço para passageiros e bagagens também é generoso.
A condução, além de silenciosa, é fácil de acostumar. Apenas os freios tomam tempo do motorista, já que o pedal é razoavelmente mais duro devido ao sistema de recuperação de energia. Mas ao volante se comporta como qualquer outro carro em situações normais.

O interior é bem acabado, quase luxuoso. Os revestimentos e arremates são de qualidade superior à de muitos compactos à venda e o nível de equipamento é próximo do ideal. Ar condicionado com duas zonas de resfriamento, sistema de navegação por GPS e todo um aparato de segurança com airbags frontais, laterais e de cabeça, controle de tração e de estabilidade. Além disso, 90% das peças são feitas com material reciclado ou reciclável.

Para quem ainda não está seguro para comprar um carro elétrico em vez de um híbrido ou a gasolina, o custo de rodagem do Leaf durante um período de cinco anos custará apenas 30 pesos mexicanos, ou cerca de R$ 4,20, segundo as contas do site mexicano AutoCosmos. O que significa uma economia de quase R$ 7 mil em comparação com um carro híbrido, e de até R$ 14 mil em relação a um similar a gasolina.

As primeiras 100 unidades do Leaf chegarão ao México em outubro para iniciar o programa de taxis ecológicos da Cidade do México. Mas antes, as autoridades instalarão a rede de infra-estrutura necessária para manutenção dos carros. Serão estações de recarga rápida - 80% da carga em 20 minutos - posicionadas estrategicamente pela cidade. Em uma tomada comum, o Leaf toma 12 horas para recarregar suas baterias.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

2 comentários:

ENALDO CORREA disse...

Boa noite, vivo no coração da amazonia, em uma cidade encantada chamada Manaus, no inicio do ano adquiri uma Livina s, dias atraz quebrei uma das lanternas trazeira, procurei a concessinaria para comprar a lanterna , mais para minha surpresa fui informado que teria que fazer o pedido e entorno de 40 dias o bjeto estarar na loja.
tamanha foi a decpção.
O que vc acha que devo fazer?
Um forte abraço!

Novo Blog do Largartixa disse...

Ola Inaldo sou do blog do largartixa entre em contato http://www.nissan.com.br/faleconosco
que eles vão te mandar a peça via correio o mais rapido possivel tá valeu