Ilustração: Afonso Carlos/CZN - Fotos: Divulgação
Programas voltados para o segmento automotivo ganham cada vez mais espaço na televisão
por Márcio Maio
Segmentar produções já foi considerado o futuro da tevê. Atualmente é, no mínimo, uma grande jogada. E alguns profissionais do mercado automotivo perceberam isso. Tanto que, desde lançamentos a dicas de condução e até testes com veículos, muitas são as pautas que alimentam programas específicos para os amantes de carros, motos e outros veículos motorizados. Um crescimento em grande parte impulsionado pelos números de vendas no Brasil, em alta nos últimos anos. Em 2010, por exemplo, o país bateu um recorde, com 3,5 milhões de carros vendidos. Um aumento de 11,91% em comparação a 2009. "O crescimento do mercado favorece as duas pontas do negócio: mais empresas anunciantes, mais consumidores interessados em informações sobre os produtos", resume Boris Feldman, editor-chefe do "Vrum", programa sobre automóveis produzido em Belo Horizonte e transmitido pelo SBT para todo o país.
Mas a questão comercial não é algo tão fácil neste segmento. Quanto mais específico é um programa de tevê, menor também é o interesse de marcas e produtos que não estejam diretamente ligados a esse mercado. Ainda mais quando se fala em tevê a cabo, caso dos programas exibidos pela Bandsports. "Quem anuncia automóveis são montadoras e varejistas. As montadoras preferem a tevê aberta por atingir todas as classes sociais. E os varejistas também, porque se interessam mais nas classes C e D, que, em teoria, não assinam canais pagos", analisa Alexandre Bortolai, diretor-comercial da emissora, que exibe os semanais "SuperMotor", "Autotécnica" e "MomentoMoto".
A escolha de pautas, normalmente, segue um padrão. "Nosso programa foi criado para brasileiros apaixonados por veículos a motor. Assuntos como difusão de bons hábitos de condução, segurança no trânsito, legislação, prestação de serviços e orientação sobre manutenção preventiva são temas constantes de nossa pauta", explica a Central Globo de Comunicação, a respeito do dominical "Auto Esporte". Programas com mais liberdade comercial chegam a fazer testes e análises aprofundadas de veículos. Algo que até pode afastar possíveis patrocinadores, mas aumenta a credibilidade da produção. "Já perdemos dois anunciantes em função de uma análise mais crítica. É o preço que se paga", lamenta Boris Feldman. Há também quem divida seu espaço entre os assuntos automotivos e as competições automobilísticas. Muitas vezes, procurando relações entre as duas áreas. "Damos atenção especial aos lançamentos, principalmente sob o ponto de vista das tecnologias que saíram das pistas e foram para as ruas e vice-versa", explica Celso Miranda, diretor e apresentador do "SuperMotor".
O interesse no segmento automotivo no Brasil é tanto que a tevê a cabo já conta com dois canais específicos sobre automóveis: o Speed – que exibe o programa "Auto+", também transmitido pela Band – e o Discovery Turbo. Este último, mesmo sendo "premium" – está fora dos pacotes básicos –, conseguiu crescer consideravelmente nos últimos três anos e já conta com um total de 3,6 milhões de assinantes. "Tanto o Discovery Turbo quanto o Science e o Civilization são para fãs que querem ir além e saber mais sobre aquele assunto. No Brasil, pesquisas apontam que os tópicos com maior potencial são velocidade, ciência e história humana", justifica André Rossi, diretor de programação da Discovery Networks no Brasil. E mesmo sem exibir intervalos comerciais, já se analisa ampliar a possibilidade de ganhos com o canal. "Atualmente, estudamos oportunidades e novos formatos para os anunciantes que tenham interesse no Discovery Turbo", revela André.
Nem só de carros vivem esses programas. As motocicletas são cada vez mais exploradas pelo segmento. Para Dinno Benzatti, que apresenta o "MomentoMoto", na Bandsports, o retorno que a internet traz é um meio eficaz para avaliar não só o interesse do público nesse assunto, mas também entender melhor quem assiste ao programa. "Nossos telespectadores estão divididos, em sua maior parte, assim: 40% têm de 21 a 35 anos, 25 % de 36 a 40 e 28% acima de 40", detalha ele, que vê com bons olhos os investimentos que ainda devem surgir nesse universo de duas rodas. "O Brasil já é o quarto maior produtor de motocicletas do mundo. Só perde para a China, a Índia e a Indonésia, mas fica à frente da Tailândia, dos Estados Unidos e do Japão", comemora. Mesmo assim, confessa que não é simples encontrar anunciantes por um "pequeno" detalhe. "Fica difícil conseguir patrocínio quando a líder tem quase 80% do mercado", reclama.
Foco regional
Além das produções nacionais, o segmento automotivo guarda também diversas produções locais espalhadas pelo Brasil. Mesmo diante do alto custo de exibição, que faz com que alguns não cheguem a comemorar o primeiro aniversário. "Não é fácil conseguir apoio comercial. O que nos favorece é o baixo custo de produção com os equipamentos de alta definição cada vez menos caros e a edição não-linear, relativamente fácil e sem grandes segredos", analisa Fernando Campos, editor-chefe do "Rodas e Motores", exibido há 26 anos, atualmente nos canais regionais da NET em Goiânia e Brasília. A vantagem de se trabalhar regionalmente, do ponto de vista comercial, é a possibilidade de conseguir estabelecer parcerias com empresas menores, mas com grande participação local. "Focamos não só nas concessionárias e fabricantes, mas também em lojas de autopeças, pneus, postos de gasolina... E nada impede que a gente faça propagandas de outros produtos", explica Huglio Vasconcelos, gerente comercial do "Programa Sobre Rodas", transmitido pela NET em Maceió.
Com um alcance menor, fica mais fácil trabalhar com uma atenção voltada principalmente para quem assiste. "Boa parte das matérias que produzimos saem de solicitações enviadas por e-mail", garante Rosemilton Silva, responsável pelo "Carro e Campo", exibido pela TV União, em Fortaleza. O programa alia assuntos ligados aos veículos e também à terra, ampliando as possibilidades comerciais. Mas uma mudança nos últimos anos vem ajudando essas equipes: o aumento no número de montadoras comercializando seus automóveis no Brasil. "As novas marcas investem mais que as tradicionais. Elas acabam dando uma sobrevida para a gente", comemora Giulieny Brandão, editora-chefe do "Programa Sobre Rodas".
Carros na TV
# "Auto Esporte" – Aos domingos, às 8:55 h, na Globo.
# "Vrum" – Aos domingos, às 8 horas, no SBT.
# "Auto+" – Aos domingos, às 12 horas, na Band, e no Speed, em diversos dias e horários.
# "SuperMotor" - Às quartas, às 21 horas, na Bandsports.
# "Autotécnica" – Às quintas, às 22:30 h, na Bandsports.
# "MomentoMoto" – Aos domingos, às 9:30 h, na Bandsports.
# "Rodas e Motores" – De sábado para domingo, à 0 h, na NET de Brasília e na NET de Goiânia, com reprises em diversos horários ao longo da semana.
# "Carro e Campo" – Aos sábados, às 9:30 h, na TV União, em Fortaleza.
# "Programa Sobre Rodas" – Às quintas, às 12:40 h, com reprise em outros dias e horários, na NET de Maceió.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
Um comentário:
Muito legal ver uma matéria minha postada por alguém, ainda mais com o crédito. ;)
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