O Mustang 2011 estreou no ano passado sob avaliações que eram só elogios, altas vendas e montado sobre o mais puro orgulho yankee. Mas nos últimos meses, centenas de donos têm reclamado de quebras nas transmissões manuais feitas na China – um problema que a Ford americana ainda não resolveu.
Em um fórum de donos de Mustang, os relatos dos problemas, possíveis soluções e reclamações já alcançaram 2.700 mensagens de donos das versões V6 e V8. Quinze proprietários registraram queixa com os órgãos reguladores nos Estados Unidos, dizendo que trocas problemáticas e engrenagens que arranham oferecem um risco de segurança ao dirigir. Apesar de a Ford ter oferecido diversas soluções potenciais para os donos e procurado aqueles com problemas, muitos dizem que os problemas somem após um reparo só para voltar mais tarde.
Apesar das transmissões manuais estarem na lista de espécies ameaçadas entre os compradores de carros novos no país, cerca de um terço dos compradores do Mustang 2011 – praticamente 22.000 carros – preferiram manter o controle sobre as trocas de marcha, segundo um relatório de produção vazado (PDF). São os clientes que têm Mustangs há anos e são os maiores garotos propaganda da marca, sem pedir muito em troca.
A reclamação mais comum é de dificuldades na troca entre a primeira, segunda e terceira marchas, com um rangido nas outras. Um proprietário filmou seu carro – acrescentando que os problemas continuaram mesmo após seis visitas às concessionárias, duas transmissões novas, três embreagens novas e 42 dias de estadia na oficina:
Não estou exagerando quando digo a vocês que pensei que morreria nesta noite. Estava na estrada e não conseguia trocar as marchas, com três pistas me pressionando. Isso me fez perceber: um mico é uma coisa… uma anomalia. Mas isto não é uma anomalia.Outro proprietário contou à agência de segurança nas estradas que a transmissão não funcionava em meio ao trânsito:
A alavanca de meu carro ficou travada e não engatava e eu tive que forçá-la para o ponto morto quando cheguei ao semáforo… A transmissão manual em meu Ford Mustang GT 2011 tem rangido e arranhado durante as trocas desde que a embreagem foi substituída devido a uma falha de projeto (para receber um modelo exatamente igual), e deve voltar à concessionária no dia 29 de março para, quem sabe, ter a transmissão trocada (pela mesma transmissão que tem todos esses problemas). Eu imagino que isso vá acontecer novamente entre hoje e a data em que levarei o carro à loja, este é meu único e primeiro carro zero, não deveria ter esses problemas perigosos, muito menos levar meu carro novinho para a concessionária para consertá-lo repetidamente porque as peças problemáticas são substituídas pelas mesmas peças que continuam a falhar.
A transmissão MT82 em questão é fabricada pela Ford e pela fornecedora Getrag em uma joint venture em Nanchang, China – um fato que só agravou a ira de alguns consumidores, apesar do defeito ser provavelmente algo relacionado ao projeto, e não apenas à fabricação. E não é a primeira vez que donos dessa transmissão relataram problemas; os mesmos problemas foram notados por donos de Land Rover Defenders.
Desde que surgiram as primeiras reclamações no ano passado, a Ford tem tentado acalmar os compradores e ofereceu discretamente diversas soluções, desde a substituição de parafusos no volante do motor, novas embreagens ou ainda a substituição do fluído da transmissão. Ainda que alguns dos reparos tenham satisfeito alguns compradores, vários relatam que os problemas voltaram – especialmente as mudanças da primeira para a segunda.
Pedimos explicações ao fabricante, e voltaremos com um update quando conseguirmos ouvi-los.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário