Mudanças no clima e troca de pilotos ajudaram Xandy e Xandinho negrão a conseguir a vitória na segunda bateria da Itaipava GT Foto: Ivan Pacheco/Terra |
O regular Ford GT de Matheus Stumpf/Valdeno Brito acabou em segundo, seguido pela Corvette Z06R de Rodrigo Sperafico/Cláudio Dahruj, a Ferrari F430 de Cláudio Ricci/Rafael Derani e a Lamborghini de Cléber Faria.
Ainda usando o carro antigo (o substituto será uma Lamborghini LP 600, na segunda etapa, disputada no Circuito do Anhembi), pai e filho contaram com um misto de estratégia e sorte na movimentação para a troca de pilotos e do tipo de pneu (a categoria não permite que sejam feitas ao mesmo tempo).
"A equipe também foi rápida na troca de pneus, sendo mais rápida que as outras", esclareceu o veterano, que correu a maior parte da disputa deste domingo com pista seca, entregando o carro ao filho pouco antes do temporal que caiu na região do circuito paulista.
Na soma de pontos das duas etapas, porém, quem saiu em vantagem foi a dupla Rodrigo Sperafico/Cláudio Dahruj, do novo Corvette Z06R. Segundo e terceiro colocados, respectivamtente nas corridas de sábado e domingo, a regularidade lhes deu a ponta da categoria GTBR3, com 32 pontos. A segunda posição na prova deste domingo (somada ao quarto posto do sábado) deixa o Ford GT da BMG Motorsport dos atuais campeões logo atrás dos líderes, com 30 pontos. Vencedores da segunda bateria, Xandy e Xandinho assumiram o terceiro lugar na classificação geral, com 23 pontos.
A corrida
Na largada lançada, os primeiros colocados mantiveram as posições, com Juliano Moro mantendo a pole à frente de Corvette Z06R de Cláudio Dahruj. Porém, no início da segunda volta, a Ford GT acabou ultrapassada por Dahruj. Na quarta volta, Moro deixou para trás o companheiro de equipe da BMG Motorsport, o atual campeão da GT3 de Matheus Stumpf.
Um dos vencedores da primeira bateria, realizada no último sábado, Marcelo Hahn teve problemas com a Lamborghini LP600, caindo para a última posição. Outro que apresentou problemas foi o carro do Corinthians, guiado por Linneu Linardi. Assim como na primeira prova, o carro voltou a apresentar problemas e teve que abandonar a disputa ainda na segunda volta.
A liderança de Dahruj, porém, duraria até a décima volta. Virando várias voltas rápidas, rapidamente Stumpf colou no líder e aproveitou o tráfego para ultrapassá-lo, abrindo boa vantagem rapidamente, pouco antes da abertura dos boxes para a troca de pilotos.
Até que começou a entrar em cena a chuva em algumas partes do circuito. Por isso, o dilema de alguns pilotos era saber se era preciso trocar o piloto ou os pneus (de slic para os de chuva) primeiro. A equipe do líder Stumpf optou pela troca no cockpit.
Mas o dia não parecia ser mesmo do Ford GT número 5, que foi punido por irregularidades na entrada de box, afastando-se na ponta. Mesmo terminando a corrida em terceiro, o carro não havia cumprido o "drive thru" (passagem pelos boxes em baixa velocidade) e acabou no oitavo posto.
E com a chuva torrencial que caía sobre o circuito e o troca-troca de pilotos e pneus de chuva, a liderança passou às mãos de Xandy e Xandinho Negrão, com a Audi R8LMS, bem no momento em que o safety car teve que entrar na pista por conta do excesso de água, durante a 17º volta.
Com 75% da prova completada e com a pista impraticável, a direção de prova resolveu encerrar a prova na volta 20 e a vitória veio de bandeja à família Negrão, sob o aguaceiro de Interlagos. O Ford GT de Matheus Stumpf/Valdeno Brito acabou com o segundo posto.
Trapalhada no final dá vitória aos atuais campeões da GTBR4
A Ferrari Challenger de Christian Pons foi a mais rápida na largada e se aproveitou de uma rodada de Otávio Mesquita para pular para a ponta, após largar da quarta posição.
Na oitava volta, durante disputa de posição, a Ginetta de Leonardo Burti acabou perdendo o capô e teve que voltar aos boxes.
A chuva também alterou drasticamente o panorama da GTBR4. A Ferrari Challenger da dupla de Cristiano Federico e Fábio Lara, que partiram do terceiro lugar do grid na segunda bateria, assumiu a ponta e, beneficiados pela entrada do safety car, venceram a prova - haviam ficado em segundo na prova de estreia desta etapa, no sábado. Porém, a dupla acabaria desclassificada por retirar o carro do parque de vistoria técnica sem autorização da organização.
Com a vitória caindo no colo de Fábio Greco/Valter Rossete, os vencedores de sábado, Alan Hellmeister/Sérgio Laganá assumiram a vice liderança, também de Ferrari Challenger.
"Se depender do nosso planejamento, será sempre assim, queremos marcar pontos regularmente. A corrida foi complicada, larguei na pole position e andamos bem até a chuva cair muito forte, o que deixou tudo como loteria", falou Valter Rossete, um dos atuais campeões da categoria GTBR4.
Com a desclassificação do carro, Federico e Lara acabam esta etapa na terceira lugar da classificação geral, com 26 pontos, Laganá/Hellmeister e Rossete/Greco dividem a liderança da categoria, com 37. Veja o resultado final da etapa de Interlagos da Itaipava GT, categoria GTBR 3:
1º) X.Negrão/X.Negrão (Audi, SP/SP), 20 voltas em 41min58s172
2º) V.Brito/M.Stumpf (Ford GT, PB/RS), a 1s321
3º) C.Dahruj/R.Sperafico (Corvette Z06R, SP/PR), a 7s382
4º) R.Derani/C.Ricci (Ferrari F430, SP/RS), a 8s662
5º) Cleber Faria (Lamborghini LP560, SP), a 11s202
6º) V.Faria/R.Guerra (Lamborghini LP560, SP/SP), a 15s213
7º) Bruno Garfinkel (Lamborghini LP560, SP), a 25s087
8º) J. Moro/P.Bonifacio (Ford GT, RS/SP), a 32s783
9º) F.Croce/F.G Croce (Viper, SP/SP), a 1 volta
10º) M.Hahn/A.Khodair (Lamborghini LP560, SP/SP), a 1 volta
11º) F.Poeta/A.Toso (Lamborghini LP560, RS/RS), a 1 volta
12º) H.Assunção/R.Castropil (Viper, SP/SP), a 1 volta
13º) C.Longo/D.Serra (Ferrari F458, SP/SP), a 5 voltas
14º) W.Derani/A.Pizzonia (Ferrari F430, SP/AM), a 7 voltas
15º) L.Linardi/W.Ebrahim (Viper, SP/PR), a 18 voltas
Veja o resultado final da etapa de Interlagos da Itaipava GT, categoria GTBR4:
1º) V.Rossete/F.Greco (MG, SP), a 1 volta
2º) S.Laganá/A.Hellmeister (FC, SP/SP), a 1 volta
3º) M.Sant'anna/C.De Rey (FC, SP), a 1 volta
4º C.Federico/C.Lara (Ferrari Challenge) 5º) E.Ramos/L.Almeida (AM, SP/SP), a 1 volta
6º) Valter Pinheiro (MA, SP), a 2 voltas
7º) M.Melo/W.Freire (GI, SP/SP), a 2 voltas
8º) J.Gonçalves/C.Coelho (MA, SP/SP), a 2 voltas
9º) O.Federico/M.Losasso (MA, SP/SP), a 3 voltas
10º) C.Burza/L.Burti (GI, SP/SP), a 3 voltas
11º) Otavio Mesquita (FC, SP), a 4 voltas
11º) D.Mendes/V.Patrocinio (MA, SP/SP), a 6 voltas
Pilotos disputam posição durante a prova |
Carro de Ricardo Ribeiro, da categoria GTBR4 |
Otavio Mesquita perdeu controle da sua Ferrari |
Xandy é bicampeão da GTBR3, ja que venceu em 2007 e 2008 |
Já na categoria GTBR4, os vencedores foram Federico e Lara, da Ferrari Challenger |
Detalhe da forte chuva que castigou São Paulo neste domingo |
Vencedores da GTBR4 comemoram no pódio em Interlagos; pilotos usaram uma camisa homenageando Gustavo Sondermann, que morreu em uma batida no circuito |
Com a pista molhada, muitos foram os acidentes na pista de Interlagos |
Colisão entre dois veículos da Itaipava GT |
Pódio da GTBR4 com os vencedores |
Fonte: terra.com.br
Disponível no(a):http://esportes.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário