10 de abr. de 2011

VETTEL MANTÉM SUA DOCE ROTINA…

 
Alemão conquistou sua segunda vitória seguida na temporada (Foto: Phil Gilham/Getty Images)
Alemão conquistou sua segunda vitória seguida na temporada (Foto: Phil Gilham/Getty Images)
Não foi uma corrida fácil para Vettel. Em outras circunstâncias, o alemão dificilmente teria conseguido sustentar a primeira posição. Mas o atual campeão se manteve calmo, controlou com autoridade a liderança e, mesmo sem contar com “KERS” durante toda a segunda metade da corrida, assegurou o triunfo no GP da Malásia sem maiores sustos.
Foi uma vitória para reforçar a imagem de que ele pode realmente dominar a temporada. Vettel perdeu boa parte de sua performance por causa do problema que enfrentou com o “KERS”, mas ainda assim conseguiu preservar um ritmo suficiente para triunfar mais uma vez e manter sua doce rotina de subir ao alto do pódio. Duas corridas, e duas vitórias para o piloto da Red Bull. O título do ano passado parece ter tirado uma grande pressão de seus ombros, e Vettel passa uma clara impressão de que corre agora com muito mais tranquilidade.
Na largada, Vettel sustenta a ponta e Heidfeld pula para 2º (Foto: Mark Thompson/Getty Images)
Na largada, Vettel sustenta a ponta e Heidfeld vai para 2º (Foto: M. Thompson/Getty Images)
Tranquilidade que foi essencial para que ele não perdesse o controle quando os pilotos da McLaren ameaçaram brigar. Hamilton parecia um sério candidato, mas se afundou com uma estratégia esquisita e ineficiente. Ele não se entendeu com os pneus duros da Pirelli e perdeu ritmo de maneira brusca, sendo forçado a fazer dois “stints” curtos na fase final da prova. Com os problemas de Hamilton – que ainda caiu para oitavo em virtude de uma contestável punição por bloquear Alonso de forma “acintosa” – Button subiu para segundo e começou a se aproximar de Vettel, mas o alemão não cometeu erros. Button ficou com a segunda posição, resultado que lhe garante também a vice-liderança no geral.
Renault retorna ao pódio e Massa supera Alonso
Péssimo na Austrália, Heidfeld se recuperou com louvor. O alemão fez uma corrida agressiva, com destaque principal para sua excelente largada – de sexto para segundo na primeira curva. Depois disso, o veterano se manteve sempre no grupo da frente e aproveitou os problemas dos adversários para ganhar posições. No fim, se defendeu com raça dos ataques de um Webber com um carro muito mais inteiro nas voltas finais. O australiano não conseguiu passar e teve que aceitar a quarta posição, mais um resultado abaixo do esperado para ele. Webber até cravou a volta mais rápida da prova e manteve um ritmo semelhante ao de Vettel na maior parte do tempo, mas sua largada horrorosa comprometeu toda a corrida. A distância entre os dois pilotos da Red Bull na tabela de pontos já é bem significativa, e Webber tem uma tarefa bastante complicada para reverter o quadro.
Brasileiro da Ferrari concluiu a corrida num razoável quinto lugar (Foto: Divulgação Ferrari)
Brasileiro da Ferrari concluiu a corrida num razoável quinto lugar (Foto: Divulgação Ferrari)
O dia da Ferrari também não teve um final muito feliz, mas a equipe italiana ao menos mostrou evolução. Alonso certamente teria terminado em terceiro se não tivesse cometido um erro de avaliação na disputa com Hamilton. Obrigado a trocar o bico, o espanhol caiu para o sexto lugar. Massa também não deu muita sorte. Pela segunda corrida seguida, o brasileiro largou bem e deixou Alonso para trás no início da prova, mas dessa vez foi prejudicado por um primeiro pit stop muito ruim. Massa perdeu tempo demais parado e acabou sendo superado por Heidfeld e Webber, os dois pilotos que terminaram imediatamente à sua frente no fim. Se não fosse o atraso nos boxes, o brasileiro também poderia ter finalizado no pódio, embora seu ritmo tenha sido um pouco inferior ao de Alonso na maior parte da corrida.
Petrov “voa” no fim da prova
Promovido a sétimo com a punição de Hamilton, Kobayashi provou que a Sauber tem mesmo o carro mais “gentil” do grid e fez apenas duas paradas. O japonês travou uma batalha empolgante e encarniçada com Schumacher durante praticamente a corrida inteira, e que só acabou quando o alemão teve de ir aos boxes pela última vez. Batido por Kobayashi, Schumacher se recuperou superando Di Resta a duas voltas da bandeirada para ser o nono. Mesmo perdendo a disputa no fim, o novato escocês deixou uma ótima impressão e marcou pontos pela segunda corrida consecutiva. Seu companheiro Sutil foi mais rápido durante toda a prova, mas foi prejudicado por um toque na primeira volta e não passou de 11º.
Russo relembrou os bons tempos do antigo circuito de Nurburgring... (Foto: Reprodução)
Russo relembrou os bons tempos do antigo circuito de Nurburgring... (Foto: Reprodução)
Rosberg e a dupla da Toro Rosso também concluíram a prova, mas sem brilho algum. Kovalainen foi o 15º a apenas meio segundo de Alguersuari no fim, comprovando a evolução da Lotus. Glock, por outro lado, se arrastou na pista durante toda a corrida e chegou num melancólico 16º e último lugar, sem chance de lutar por nada além disso. O abandono mais espetacular da prova foi protagonizado por Petrov, que vinha fazendo uma boa corrida até sair da pista na volta 51. O russo tentou voltar rápido ao asfalto e acabou atingindo um desnível da pista, o que fez seu carro saltar. Com as quatro rodas no ar, Petrov rememorou brevemente os antigos “pulos” que os carros dos anos 60 e 70 davam no antológico circuito de Nurburgring – mas a ilusão, é claro, não durou muito. Ao bater no solo, o piloto da Renault teve a coluna de direção do carro quebrada e terminou literalmente com o volante nas próprias mãos…
Rubinho abandona mais uma vez
Numa corrida com um número razoável de abandonos, os carros de Trulli, Pérez, D’Ambrosio e das duplas de Hispania e Williams se juntaram a Petrov na lista de desistências. Destaque negativo especial para a Williams, que ainda não conseguiu completar uma prova na temporada. Rubinho tentou uma largada agressiva para ganhar várias posições e se deu mal, tendo o pneu furado numa disputa com Sutil. O brasileiro caiu para último e vinha fazendo uma corrida bem discreta até abandonar. Maldonado também não durou muito e, pela segunda vez seguida, foi o primeiro piloto a abandonar.
Vettel já abre 24 pontos de vantagem na liderança da classificação (Foto: Clive Mason/Getty Images)
Vettel já abre 24 pontos na liderança da classificação (Foto: C. Mason/Getty Images)
No campeonato, Vettel soma 50 pontos e já acumula uma folga razoável para o vice-líder Button, que tem 26. A diferença entre eles é quase equivalante a um primeiro lugar. Ou seja: se Vettel vencer na China, ele já garante a liderança por pelo menos mais duas corridas. Essa é a 18ª vez na história da Fórmula 1 que um piloto começa a temporada vencendo os primeiros dois Grandes Prêmios do calendário. Nas outras 17 vezes que isso aconteceu, em 13 o piloto que iniciou o ano de maneira dominante confirmou o título no fim. Nem todos tiveram vida fácil, é preciso ressaltar. Mas, para Vettel, a estatística é um ótimo presságio. Embora ainda não haja nada nem perto de estar definido, o alemão já dispara com velocidade rumo ao bicampeonato.
Logo abaixo, a classificação final do GP da Malásia:
Classificação final do GP da Malásia:

A seguir, as tabelas de Pilotos e Construtores:
Mundial de Pilotos:
1. Vettel, 50 pts
2. Button, 26 pts
3. Hamilton e Webber, 22 pts
5. Alonso, 20 pts
6. Massa, 16 pts
7. Heidfeld e Petrov, 15 pts
9. Kobayashi, 6 pts
10. Buemi, 4 pts
11. Sutil, Schumacher e Di Resta, 2 pts
14. Alguersuari, Rosberg, Trulli, D’Ambrosio, Kovalainen, Glock, Barrichello, Maldonado, Pérez, Liuzzi e Karthikeyan, 0 pts
Mundial de Construtores:
1. Red Bull, 72 pts
2. McLaren, 48 pts
3. Ferrari, 36 pts
4. Renault, 30 pts
5. Sauber, 6 pts
5. Toro Rosso e Force India, 4 pts
8. Mercedes, 2 pts
9. Lotus, Virgin, Williams e Hispania, 0 pts

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece já no domingo que vem, dia 17, com o Grande Prêmio da China. Logo mais, o Blog retorna com a sua tradicional seção Análise do Grande Prêmio, destacando o desempenho de equipes e pilotos na Malásia. Até mais!

Fonte: esporteinterativo.terra.com.br
Disponível no(a):http://diario.esporteinterativo.terra.com.br

Nenhum comentário: