28 de mar. de 2011

Você acredita que esse Pontiac sem graça saía de fábrica com mais de 400 cavalos?



Não se deixe enganar pela aparência externa deste Pontiac Catalina 1962. Embora haja poucas dicas além dos adesivos “Cuidado Alumínio” nos para-lamas, o que parece ser uma simples versão de entrada do Catalina é, na verdade, uma raridade equipada com o monstruoso motor Super Duty V8 de 6,9 litros. Seria esse o maior sleeper de todos os tempos?

Quando o Pontiac Super Duty 421 (6,9 litros) foi lançado no final de 1961, tratava-se exlusivamente de uma ferramenta para manter o sucesso da Pontiac nas pistas da Nascar. Os motores construídos à mão eram os de maior cilindrada até então, e previsivelmente alimentaram a guerra dos muscles cars, que estava apenas começando a esquentar.

Para 1962, sob pressão da mudança no regulamento da NHRA que incentivavam semelhanças entre o que os competidores aceleravam e o que os clientes poderiam comprar, o V8 421 que vinha bem sucedido das pistas – bem como as outras opções do Super Duty – foram parar nos carros de rua. Em sua versão urbana, o V8 421 tinha dois carburadores quádruplos Carter e coletor de admissão de alumínio, e gerava 405 cv. Como muitos dos grandes muscle cars dos anos 60, estima-se que a real potência fosse de 50 ou 60 cv a mais que o anunciado pela Pontiac.
Como parte do pacote completo Super Duty, os Catalinas foram equipados com capô, para-lamas, caixas de roda, suporte do radiador, para-choques dianteiros e traseiros todos de alumínio, que fizeram o imenso 421 carregar uns quilos a menos. A combinação levava o carro a um inédito tempo de 13 segundos no quarto-de-milha, a mais de 160 km/h – mais rápido que um Dodge Challenger SRT8 atual!

Um total de 162 Catalinas Super Duty deixaram a fábrica com o V8 421. Como você deve imaginar, qualquer um que desejasse pagar 5.000 dólares por um Catalina Super Duty logo o colocaria na pista ou na reta de arrancada. Este estilo de vida afetou a taxa de sobrevivência do modelo, tornando os exemplares originais, como este encontrado no eBay, ainda mais raros entre os supercarros já difíceis de encontrar.

A unidade das fotos rodou apenas 13.400 milhas (21.500 km) em sua vida, embora seja quase certo que tenha acumulado boa parte desse total de 402 metros em 402 metros. Ainda assim, o carro não demonstra os sinais de uma vida nas pistas. De acordo com o proprietário, ele nunca foi usado para arrancadas, e os raros bancos turquesa parecem estar impecavelmente originais.
Adoramos tudo sobre este carro. De sua história nas corridas ao interior turquesa, é um verdadeiro lobo em pele de cordeiro. Quase 50 anos depois, a potência e os números de desempenho destes Catalinas Super Duty ainda impressionam. Parece que não estamos sozinhos em nossa admiração por este raro Super Duty. Com apenas poucas horas para encerrar o leilão, os lances já estão na casa dos seis dígitos.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: