10 de fev. de 2014

Teste: novo Nissan March já roda no México (e, em breve, no Brasil)

Fotos: Divulgação
Teste: novo Nissan March já roda no México (e, em breve, no Brasil)
Compacto reestilizado já roda em terras mexicanas e aguarda produção nacional para estrear no Brasil

por Igor Macário
Auto Press
com colaboração de Jorge Blancarte, do AutoCosmos.com/México


O March é um dos carros mais importantes para a Nissan em todo o mundo. No Brasil, o hatch compacto foi o responsável pelo crescimento da marca e será o primeiro carro a ser produzido na fábrica que a Nissan ergue a toque de caixa em Resende, no Sul Fluminense – de lá também sairá o sedã Versa, com quem compartilha plataforma.
O modelo atualmente vem do México, onde já ganhou a reestilização que só será mostrada no Brasil no March produzido na fábrica de Resende, prevista para ser inaugurada em abril. Por aqui, o carrinho sofreu nos últimos tempos com as cotas do Inovar-Auto, que limitou a importação e estrangulou as vendas – hoje na casa dos 2 mil carros mensais. E a nova fábrica nacional será peça chave para o ganho de participação no mercado brasileiro esperado pela Nissan.

No México, o hatch renovado segue com o 1.6 litro de 107 cv de quatro cilindros com uma potência de 106 cv a 5.600 rpm movido apenas a gasolina. O torque é de 14,5 kgfm disponíveis a partir de 4.000 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas e, no mercado mexicano, a Nissan ainda oferece uma transmissão automática de quatro velocidades. A tração é sempre dianteira. A suspensão é independente do tipo McPherson na frente, enquanto a traseira é por eixo de torção. Para a segurança, o March “hecho en México” tem airbags frontais e freios ABS. Por lá, não há opção do motor 1.0 litro, que será oferecido na versão feita no Brasil.


A maior novidade do March 2014 é o “facelift”, que modernizou sutilmente interior e exterior  – na versão brasileira, talvez um detalhe ou outro seja diferente. O hatch compacto traz novo pára-choque dianteiro, com grade e faróis que dão uma aparência mais agressiva ao carrinho. Atrás, mudam as lanternas e a tampa do porta-malas, que agora comporta uma pequena câmara de ré nas versões mais caras. Por dentro, ganhou um novo sistema multimídia com tela sensível ao toque – similar ao usado nos sedãs Sentra e Altima. Os revestimentos internos foram renovados, assim como o volante, que incorpora os comandos do controlador de velocidade de cruzeiro. Além disso, as saídas de ar estão diferentes, com as centrais quadradas, diminuindo o ar “fofinho” do painel da primeira fase do modelo.

A Nissan aposta na eficiência energética para emplacar o modelo em vários mercados, como o europeu e o mexicano. No Brasil, o carro se manterá como modelo de entrada da marca, com opção de motor 1.0 e preço na casa dos R$ 30 mil para a versão mais básica. No México, as configurações mais caras – com direito a ar-condicionado automático, GPS e câmbio automático – chegam aos R$ 36 mil .Patamar que por aqui deve se elevar para a casa dos R$ 41 mil, valor do atual March SR 1.6, o topo de linha.


Primeiras impressões
Sutileza urbana

por Jorge Blancarte
do AutoCosmos.com/México
exclusivo no Brasil para Auto Press


Cidade do México/México – Uma das características mais notáveis do March – felizmente preservada no modelo 2014 – sempre foi posição de dirigir elevada, que ajuda bastante na visibilidade ao redor do carro. É fácil ter noção total do tamanho que o carrinho ocupa, com visão correta dos quatro cantos. Isso facilita “driblar” o trânsito em centros urbanos congestionados e a estacionar em vagas apertadas.
 As respostas do motor 1.6 são dóceis, muito em função das trocas de marcha suaves do câmbio automático de quatro marchas presente nas versões mais caras. Com trasmissão manual, o carrinho fica mais esperto, mas ainda bastante fácil de conduzir. Apenas o motor pede rotações mais altas para entregar melhor rendimento e arrancadas mais decididas.


A direção eletricamente assistida é um dos destaques do March. Consegue aliar precisão na estrada e leveza em tráfego urbano. E ainda passa bastante segurança para o motorista. A relação de direção é direta e permite mudanças rápidas de curso, sem grandes esforços. A suspensão tem calibração correta e a altura livre do solo o livra de eventuais contatos com o chão em lombadas e rampas. Característica sempre útil – seja no México ou no Brasil.


Ficha técnica

Nissan March


Motor:
A gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando simples no cabeçote e comando variável de válvulas na admissão. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio manual de cinco à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle de tração.
Potência máxima: 111 cv a 5.600 rpm.
Torque máximo: 15,1 kgfm a 4 mil rpm.
Diâmetro e curso: 69,0 mm X 66,8 mm. Taxa de compressão: 10,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira por eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
Pneus: 175/60 R15.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Não oferece ABS nem como opcional.
Carroceria:
Hatch compacto em monobloco com cinco portas e cinco lugares. Com 3,78 metros de comprimento, 1,66 m de largura, 1,53 m de altura e 2,45 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais de série. Não oferece airbags laterais ou de cortina.
Peso: 964 kg.
Capacidade do porta-malas: 265 litros.
Tanque de combustível: 41 litros.
Produção: Aguascalientes, México.
Lançamento mundial: 2010. Reestilização: 2013.
Itens de série: Ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, airbag duplo, rádio/CD/MP3 com entrada auxiliar, quatro alto-falantes, banco do motorista e volante com regulagem de altura, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas e detalhes estéticos na carroceria.
Preço no México: 185.400 pesos mexicanos, equivalentes a R$ 33.350.



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