17 de jan. de 2014

Teste: Bentley Flying Spur - Nas asas do desejo

Fotos: AutoCosmos.com

Teste: Bentley Flying Spur - Nas asas do desejo
Bentley aposta no luxo e conforto com o novo Flying Spur, mas não deixa esportividade de fora

por Raphael Panaro
Auto Press
com colaboração de Héctor Mañón, do AutoCosmos.com/México
 
Em 2013, a Bentley teve o melhor resultado em seus 95 anos de história. A marca britânica comercializou 10.120 unidades, um crescimento de 19% em relação à 2012. Em sua terra natal, apenas 1.381 veículos foram emplacados. Cerca de 86% da produção foi exportado e um dos principais destinos foi o pujante mercado de luxo chinês, que cresce exageradamente a cada ano. É por isso que a Bentley escolheu o gigante asiático para apresentar a nova geração do Flying Spur, corroborada por Pequim ser a cidade que mais “consome” o sedã no planeta. Executivos da marca acreditam que a China será o maior mercado para a Bentley em 2016 – posto hoje ocupado pelos Estados Unidos. E o modelo é uma das peças fundamentais para tal objetivo. O novo Flying Spur perdeu o nome Continental, mas mantém a sua identidade característica como os faróis dianteiros arrendodados, que agora ostentam leds. O mesmo acontece na traseira, que apresenta uma temática mais retangular. As linhas elegantes permanecem, mas a Bentley caprichou no ultra-luxuoso interior.
 
 
 
O habitáculo é digno da realeza britânica. O refinamento é tanto que há madeiras no console que demoram três dias para ficar nos padrões estabelecidos pela Bentley. O acabamento também conta com diversas partes em couro. O design “rústico” da cabine combina com as mais avançadas tecnologias. A fabricante instalou o chamado Multimedia Specification que conta com acesso à internet com sistema de roteamento, onde outros dispositivos podem ser conectados por meio do Wi-Fi do próprio carro. As “regalias” continuam com fones de ouvidos, duas telas LCD de 10 polegadas atrás dos encostos de cabeça dianteiros, entradas HDMI, USB e de cartões de memória, além de ter um hard-disk interno com capacidade para armazenar até 64 gb de arquivos. Na frente, o monitor sensível ao toque é de 8 polegadas e conta com GPS e Bluetooth. O entretenimento pode ainda ficar melhor com o opcional do sistema de som Naim, que traz 8 alto-falantes e 1.100 W de potência.
 
 
A Bentley também promoveu modificações na estrutura do Flying Spur. A marca britânica usou novos materiais na composição da carroceria e conseguiu uma melhora de 4% na rigidez torcional do modelo, além de reduzir o peso total em 50 kg. O sedã com ares de cupê adota suspensões pneumáticas para compensar as forças aerodinâmicas. São dois estágios. O primeiro “rebaixa” o modelo 5 mm no eixo dianteiro e 10 mm no traseiro quando a velocidade chega a 195 km/h. Aos 240 km/h, mais 8 mm na frente e 13 mm atrás. Essas pequenas mudanças ajudam o Flying Spur a manter a estabilidade do veículo e também diminuir o arrasto aerodinâmico.
 
Quem tem a missão de mover as mais de duas toneladas do sedã é o poderoso motor W12 de 6.0 litros. Dotado de dois turbocompressores, ele desenvolve 625 cv de potência e avassaladores 81,6 kgfm de torque – entregues logo a 2 mil giros. Tudo é gerenciado pela transmissão automática de oito relações fornecida pela alemã ZF. Ela distruibui a força para as quatro rodas, em condições normais, na proporção 40% à frente e 60% atrás. Mas pode chegar até 85% na traseira para ajuda a manter o sedã na trajetória correta nas curvas. Apesar de toda suntuosidade, o Flying Spur não faz feio no desempenho. Ele alcança os 100 km/h em apenas 4,3 segundos antes de atingir a velocidade máxima de 322 km/h.
 
Primeiras impressões

Combinação perfeita

por Héctor Mañón
do AutoCosmos.com/México
exclusivo no Brasil para Auto Press

 
Cidade do México/México - Se por fora o Bentley Flying Spur é espetacular, uma vez que se abre a porta deste sedã é possível perceber a atenção aos detalhes e ao acabamento. O desenho e os materiais usados deixam qualquer um boquiaberto. Tudo que se pode tocar no habitáculo é feito para dar a sensação de ser o que há de melhor e a montagem é praticamente perfeita – já que é feita à mão na fábrica inglesa em Crewe. A vida nos bancos traseiros é muito relaxante. Os acertos de altura e rigidez da suspensão mantém os ocupantes confortáveis para ler um jornal a caminho do trabalho ou para ver um filme em um trajeto mais longo.
 
 
Dinamicamente, o motor de 625 cv não oferece um comportamento esportivo e agressivo logo de cara. O torque é tanto que a entrega é progressiva e parece nunca terminar. Já a suspensão permite diferentes ajustes. A mais suave é definitivamente para ser usada somente na cidade. O acerto mais firme é digno de arroubos esportivos. O Flying Spur não foi feito para pistas de corrida, mas o sedã vai ao extremo e é possível obter algumas sensações instigantes. Dentre elas, a atuação do controle de tração “lutando” para manter o carro na direção certa, os incríveis freios e a aceleração e resposta do motor em conjunto com o soberbo câmbio automático de oito relações.
 
Ficha técnica
Bentley Flying Spur
Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 5.998 cm³, doze cilindros em W, dois turbocompressores paralelos e quatro válvulas por cilindro. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Potência máxima: 625 cv a 6.000 rpm.
Torque máximo: 81,6 kgfm a 2 mil rpm.
Diâmetro e curso: 84,0 mm X 90,2 mm. Taxa de compressão: 9,0:1.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,3 segundos.
Velocidade máxima: 322 km/h.
Transmissão: Câmbio automático de oito relações à frente uma a ré.. Tração integral. Oferece controle de tração.
Suspensão: Dianteira do tipo four-link com double wishbone e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo multilink com barra estabilizadora. Amortecedores a ar nas quatro rodas controlados eletronicamente e controle automático de rigidez e altura. Oferece controle de estabilidade.
Pneus: 275/45 R19.
Freios: Discos ventilados na frente atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Sedã com quatro portas e quatro ou cinco lugares. Com 5,29 metros de comprimento, 2,20 m de largura, 1,40 m de altura e 3,06 m de distância entre-eixos.
Peso: 2.475 kg.
Produção: Crewe, Reino Unido.
Lançamento: 2013.
Itens de série: Sistema multimídia com tela LCD de 8 polegadas sensível ao toque com DVD/Bluetooth e conexão Wi-Fi, entradas USB, HDMI, cartão SD, disco rígido com capacidade de armazenamento de 64 gb, ar-condicionado multi-zona, bancos elétricos com 14 ajustes, função massageadora e de aquecimento, faróis bi-xenônio com luzes diurnas de led, controle de cruzeiro adaptativo, freios ABS com EBD, controles eletrônicos de tração e estabilidade, airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista.
Preço: US$ 201 mil – o equivalente a R$ 473 mil.

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