Compacto será lançado em fevereiro
Por Vitor Matsubara | Fotos: Marco de Bari e divulgação
O up! (grafado desta maneira, como letras minúsculas e
ponto de exclamação no final) é a principal cartada da Volkswagen para
2014. Quem afirma isso é a própria montadora, afirmando que o carro
"marca o início de uma nova era para a Volkswagen no Brasil". Fabricado
em Taubaté (SP), o up! é uma espécie de "Fusca do século XXI", ou seja,
um carro simples e robusto, feito para as massas.
Seja como for, o up! chega ao Brasil em quatro versões de acabamento - a VW anuncia seis, mas três delas são variações de uma mesma configuração, mudando apenas a cor do veículo. São elas: takeup!, moveup!, highup! e whiteup!/ redup!/ blackup!. Conheça cada uma delas melhor a seguir.
Take up!
Itens de série: a versão mais barata da linha traz os obrigatórios airbag duplo e freios com sistema anti-travamento (ABS), este acrescido de distribuição de frenagem (EBD). Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, rodas aro 13 com calotas, banco do motorista com regulagem de altura e fixação das cadeirinhas com Isofix são oferecidos entre os itens de série.
Opcionais: ar quente, ar-condicionado, direção elétrica, sistema de som, rodas de liga leve aro 14, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica, prateleira divisória no porta-malas.
Move up!
Itens de série: acrescenta ao conteúdo do take up! computador de bordo com dez funções, prateleira divisória no porta-malas, preparação para som, relógio digital, marcador de temperatura externa, abertura elétrica do porta-malas e rodas de aço aro 14.
Opcionais: ar quente, ar-condicionado, direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro; faróis de neblina, bancos em couro sintético, kit para o navegador multimídia Maps & more.
High up!
Itens de série: acrescenta ao move up! direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos dianteiros, faróis com máscara negra, painel frontal colorido, faróis de neblina; painel frontal colorido, chave do tipo canivete e rodas de liga leve aro 15.
Opcionais: ar quente, ar-condicionado, bancos em couro sintético, sistema de som, alto-falantes e sistema multimídia Maps & more
White up!/ Black up! / Red up!
Embora sejam oferecidas como três versões distintas, tem uma configuração única; somente a cor é que muda - branca, preta ou vermelha, todos sólidos. O interior traz apliques na mesma cor do exterior.
Itens de série: somado ao conteúdo do high up!, traz volante revestido em couro sintético, rodas de liga leve aro 15 com calota central na cor do carro, sistema de som com Bluetooth e entradas auxiliar e USB, coluna de direção com ajuste de altura, alarme e soleiras das portas dianteiras em alumínio.
Opcionais: bancos em couro sintético e sistema multimídia Maps & more.
Todas as versões são equipadas com o motor 1.0 de três cilindros em linha e 12 válvulas já empregado no Fox Bluemotion. Com 82 cv se abastecido com etanol e 75 cv com gasolina, o up! obteve a nota máxima no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, que analisa os números de consumo urbano e rodoviário dos veículos à venda no Brasil.
Além da carroceria de quatro portas, o up! virá com opção de duas portas, que chega ainda neste ano. A transmissão automatizada I-Motion e a versão aventureira Cross up! também serão lançadas em breve. No futuro, a VW também lançará um utilitário esportivo compacto, baseado no conceito Taigun, apresentado mundialmente no último Salão do Automóvel de São Paulo.
Gol ou Fox: quem sofre com a novidade?
Se na Europa (e ao redor do mundo) as vendas do compacto não são tão altas quanto a expectativa (a VW anuncia 250 mil unidades comercializadas em 50 países), no Brasil o up! terá papel de destaque no portfólio da marca alemã. Nosso país é visto com potencial para ser o principal mercado do modelo no mundo. Mas e o Gol, como fica nesta história? A expectativa da VW é que o carro mais vendido do país continue no posto em que ocupa há 27 anos - o primeiro lugar. Sendo assim, pode sobrar para o Fox, que está no mercado há quase uma década e com o mesmo visual desde 2009.
Os preços sugeridos do up! não foram divulgados pela marca, o que acontecerá somente entre os dias 4 e 5 de fevereiro, quando o carro será apresentado oficialmente à imprensa.
Seja como for, o up! chega ao Brasil em quatro versões de acabamento - a VW anuncia seis, mas três delas são variações de uma mesma configuração, mudando apenas a cor do veículo. São elas: takeup!, moveup!, highup! e whiteup!/ redup!/ blackup!. Conheça cada uma delas melhor a seguir.
Take up!
Itens de série: a versão mais barata da linha traz os obrigatórios airbag duplo e freios com sistema anti-travamento (ABS), este acrescido de distribuição de frenagem (EBD). Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, rodas aro 13 com calotas, banco do motorista com regulagem de altura e fixação das cadeirinhas com Isofix são oferecidos entre os itens de série.
Opcionais: ar quente, ar-condicionado, direção elétrica, sistema de som, rodas de liga leve aro 14, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica, prateleira divisória no porta-malas.
Move up!
Itens de série: acrescenta ao conteúdo do take up! computador de bordo com dez funções, prateleira divisória no porta-malas, preparação para som, relógio digital, marcador de temperatura externa, abertura elétrica do porta-malas e rodas de aço aro 14.
Opcionais: ar quente, ar-condicionado, direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro; faróis de neblina, bancos em couro sintético, kit para o navegador multimídia Maps & more.
High up!
Itens de série: acrescenta ao move up! direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos dianteiros, faróis com máscara negra, painel frontal colorido, faróis de neblina; painel frontal colorido, chave do tipo canivete e rodas de liga leve aro 15.
Opcionais: ar quente, ar-condicionado, bancos em couro sintético, sistema de som, alto-falantes e sistema multimídia Maps & more
White up!/ Black up! / Red up!
Embora sejam oferecidas como três versões distintas, tem uma configuração única; somente a cor é que muda - branca, preta ou vermelha, todos sólidos. O interior traz apliques na mesma cor do exterior.
Itens de série: somado ao conteúdo do high up!, traz volante revestido em couro sintético, rodas de liga leve aro 15 com calota central na cor do carro, sistema de som com Bluetooth e entradas auxiliar e USB, coluna de direção com ajuste de altura, alarme e soleiras das portas dianteiras em alumínio.
Opcionais: bancos em couro sintético e sistema multimídia Maps & more.
Todas as versões são equipadas com o motor 1.0 de três cilindros em linha e 12 válvulas já empregado no Fox Bluemotion. Com 82 cv se abastecido com etanol e 75 cv com gasolina, o up! obteve a nota máxima no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, que analisa os números de consumo urbano e rodoviário dos veículos à venda no Brasil.
Além da carroceria de quatro portas, o up! virá com opção de duas portas, que chega ainda neste ano. A transmissão automatizada I-Motion e a versão aventureira Cross up! também serão lançadas em breve. No futuro, a VW também lançará um utilitário esportivo compacto, baseado no conceito Taigun, apresentado mundialmente no último Salão do Automóvel de São Paulo.
Gol ou Fox: quem sofre com a novidade?
Se na Europa (e ao redor do mundo) as vendas do compacto não são tão altas quanto a expectativa (a VW anuncia 250 mil unidades comercializadas em 50 países), no Brasil o up! terá papel de destaque no portfólio da marca alemã. Nosso país é visto com potencial para ser o principal mercado do modelo no mundo. Mas e o Gol, como fica nesta história? A expectativa da VW é que o carro mais vendido do país continue no posto em que ocupa há 27 anos - o primeiro lugar. Sendo assim, pode sobrar para o Fox, que está no mercado há quase uma década e com o mesmo visual desde 2009.
Os preços sugeridos do up! não foram divulgados pela marca, o que acontecerá somente entre os dias 4 e 5 de fevereiro, quando o carro será apresentado oficialmente à imprensa.
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