31 de jan. de 2014

Audi A3 Sedan x BMW 320i x Mercedes CLA 200: comparativo

As três marcas de carros de luxo alemãs - Audi, BMW e Mercedes-Benz - estão posicionadas para disputar a preferência dos consumidores de sedãs médios de categoria premium. Seus representantes são Audi A3 Sedan, BMW 320i Active Flex e Mercedes-Benz CLA 200.


Audi A3 Sedan x Mercedes-Benz CLA x BMW 320i Active Flex

O Audi A3 Sedan é o mais barato dos três, com preço de R$ 116.500 reais, equipado com motor 1.8 TSFI Turbo de 180 cavalos e transmissão automática S-Tronic de 7 marchas, enquanto o Mercedes-Benz CLA 200 é o mais caro - R$ 150.500 reais, adotando motor 1.6 Turbo de 156 cv e transmissão automática de 7 marchas.


Audi A3 Sedan x Mercedes CLA 200 x BMW 320i Active Flex

O BMW 320i é o de preço intermediário, custando R$ 129.950 na versão de entrada, e equipado com motor 2.0 Turbo de 184 cavalos associado com uma transmissão automática de 8 marchas.

Audi A3 Sedan

O Audi A3 Sedan será fabricado no Brasil a partir de 2016, mas no momento ele vem importado da Hungria (mesmo país de onde vem o CLA), sendo o estilo sedã com características de cupê (como a traseira curta), resultando em um visual esportivo, porém sofisticado e sóbrio, sem arroubos estéticos excessivos
.
Novo Audi A3 Sedan

O conjunto mecânico do Audi A3 Sedan é equivalente ao do BMW 320i, e ambos são superiores ao do CLA 200. O Audi A3 Sedan, nos testes que estão sendo feitos, mostra-se com estabilidade superior e o conjunto motor-transmissão mais bem acertado que o Mercedes.

Novo Audi A3 Sedan

Em relação ao BMW 320i, a vantagem do Audi A3 Sedan é a de custar menos. O BMW, porém, tem mais espaço interno, resultado direto de suas dimensões mais avantajadas.

Novo Audi A3 Sedan

O interior do Audi A3 Sedan se destaca pelo sistema multimídia MMI em tela retrátil de 1,1 cm de espessura. O GPS é opcional e agrega mais R$ 10 mil reais ao preço. É de série também o sistema start-stop (que desliga o motor em paradas para economizar combustível). O porta-malas do Audi é de 425 litros.

Novo Audi A3 Sedan

O revestimento dos bancos do Audi A3 Sedan é de couro ecológico (sintético), e o painel tem aparência simples, e com acabamento excepcional.

Novo Audi A3 Sedan

O grande trunfo do Audi A3 Sedan no comparativo é oferecer, por um preço significativamente menor que Mercedes e BMW, um conjunto mecânico equivalente ao do BMW, e um acabamento do nível do Mercedes-Benz. E, em termos estéticos, apesar de ser um ponto subjetivo, ele é o mais jovial e moderno dos três. Fica devendo sensores de estacionamento, câmera de ré e sistema de acesso ao carro sem chave (Kessy).

Mercedes-Benz CLA 200

O CLA 200 Turbo tem um visual desenvolvido para agradar o público jovem. O carro segue a linha cupê de quatro portas, e se destaca pela ausência da coluna central entre as janelas laterais.

Mercedes-Benz CLA 200

Os faróis bi-xenônio e os LEDs das luzes de condução diurna estão posicionados dentro do conjunto ótico, sendo que à noite geram uma assinatura característica.

Mercedes-Benz CLA 200

A traseira vem com um desenho baixo, onde se destacam as lanternas, dispostas em forma de flecha. As duas saídas cromadas do escapamento, uma de cada lado, são um toque esportivo adicional.

Mercedes-Benz CLA 200

O interior também ostenta um desenho mais esportivo, com detalhes de acabamento galvanizadas em prata escurecido e os bancos são revestidos parte em couro e parte em tecido.

Mercedes-Benz CLA 200

O painel de instrumentos incorpora cinco saídas de ar redondas, enquanto o display com 17,8 cm, que se eleva ao centro, tem painel dianteiro em laca preto-piano e moldura prateada e, além de permitir controlar várias funções do carro, como o ar-condicionado digital, integra o Comand Online, que oferece navegação por GPS e acesso à internet por meio de browser e aplicativos especiais da Mercedes-Benz.

Mercedes-Benz CLA 200

O Mercedes-Benz CLA 200 tem seu desempenho prejudicado pelo motor menos disposto que o dos rivais - compensando parcialmente pela maior economia de combustível. O aproveitamento de espaço também é deficiente, e, da mesma forma que no Audi, fica devendo sensores de estacionamento e câmera de ré.

BMW 320i Active Flex

O BMW 320i Active Flex é o primeiro carro com motor turbo flex do mundo - evidenciando que a BMW saiu na frente de suas concorrentes germânicas na adaptação do motor à realidade brasileira. O carro com motor flex teve seus dados de potência e torque (184 cv e 27,5 Kgfm @ 1.250 RPM) inalterados em relação ao movido exclusivamente a gasolina, mas, na pista de testes da revista Quatro Rodas, o flex se saiu melhor, sendo mais rápido que o anterior (o flex fez de 0 a 100 Km/h em 7,2 segundos, enquanto o gasolina fez em 7,9 - evidenciando que o flex é 9% mais rápido - diferença muito além de margens de erro).


BMW 320i Active Flex

Em termos estéticos, o BMW Série 3 da safra atual é um carro com um visual robusto e clássico, com a frente baixa e esportiva, enquanto na lateral temos a tradicional assinatura BMW no formato posterior do vidro da porta traseira. Apesar de não desagradar, ele já está no mercado há quase três anos, perdendo, portanto, para a jovialidade esportiva do Audi A3 Sedan.

BMW 320i Active Flex

No que respeita aos itens de série, a BMW 320i de R$ 129.950 reais é bem espartana na oferta de equipamentos. Não há GPS e o sistema de som é limitado, tendo conexão Bluetooth apenas para chamadas de voz e não permitindo streaming de áudio. Não há seletores de trocas de marchas no volante e nem sensores de estacionamento. Se você quiser tudo isso, prepare-se para gastar mais R$ 25.000 reais a mais, com o pacote Sport GP (o GPS do Audi A3 custa R$ 10.000 reais e o sistema de som já vem com streaming de áudio e o câmbio conta com seletores de trocas de marchas no volante). Em resumo: com os mesmos itens de equipamentos, e ambos com GPS, o BMW é R$ 20.000 reais mais caro que o Audi (e o BMW ainda fica devendo teto-solar, que é de série no A3).

BMW 320i Active Flex

Internamente o BMW 320i Active Flex conta com acabamento em duas tonalidades: bege e preto, em uma decoração marcada pela sobriedade. O espaço para os passageiros do banco traseiro, porém, é prejudicado pelo elevado túnel exigido pela tração traseira.

BMW 320i Active Flex

A iluminação noturna no BMW é basicamente em vermelho, compondo um visual agradável e sofisticado.

Comparativos

Os gráficos abaixo mostram os dados dos três carros obtidos nos testes da Revista Quatro Rodas, colocados em perspectiva também com os números do Golf GTI e Jetta TSI.

Aceleração de 0 a 100 Km/h

Audi A3 Sedan x Mercedes CLA 200 x BMW 320i Active Flex - desempenho

O BMW 320i Active Flex é o mais rápido na aceleração de 0 a 100 Km/h, seguido do Audi A3 Sedan. O Mercedes-Benz CLA 200 é o último.

Retomadas de velocidade

Audi A3 Sedan x Mercedes CLA 200 x BMW 320i Active Flex

No caso das retomadas de velocidade há um empate entre o Audi A3 Sedan e o BMW 320i, com ambos apresentado números idênticos. O Mercedes-Benz CLA fica bem atrás, novamente.

Frenagem de 120 Km/h à imobilidade

Audi A3 Sedan x Mercedes CLA 200 x BMW 320i Active Flex
O Audi A3 Sedan é o campeão dos três premiuns quando se analisa a distância percorrida em frenagem.

Ruído interno a 120 Km/h

Audi A3 Sedan x Mercedes CLA 200 x BMW 320i Active Flex
No que respeita ao silêncio interno, há um empate técnico entre 320i Active Flex, A3 Sedan e Mercedes-Benz CLA 200.

Consumo de combustível

Audi A3 Sedan x Mercedes CLA 200 x BMW 320i Active Flex

Os dados do BMW 320i Active Flex são de consumo de etanol, enquanto os demais foram testados com gasolina. O resultado mostra que o exemplar da Mercedes-Benz é o mais econômico, tanto em cidade quanto estrada.

Espaço interno



O Mercedes-Benz CLA 200 é quase 20 cm maior que o Audi A3 Sedan, mas isso não se reflete no espaço para passageiros. O CLA é mais apertado em todas as dimensões internas em relação ao A3, ganhando apenas no porta-malas. O BMW 320i é o que ostenta as maiores medidas internas.

Conclusão

 O Audi A3 Sedan é superior em termos de custo x benefício, oferecendo um conjunto mais equilibrado em termos de performance e equipamentos pelo preço pedido, sendo também o de linhas mais bonitas. O Mercedes-Benz CLA 200 tem um porte maior (mas interior mais apertado) e é muito caro, enquanto o BMW 320i Active Flex tem o diferencial de contar com tração traseira.
Participe! Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://www.car.blog.br/

Nenhum comentário: