Extrapesados mais confortáveis deram o tom em 2013, que registrou crescimento contido em relação a um 2012 difícil
2013
também foi marcado por mudanças visuais nos caminhões e pelo início da
produção de novas fabricantes ao país, como a holandesa DAF. As
novidades foram concentradas no segundo semestre, em volta da 19ª
Fenatran, realizada no fim de outubro em São Paulo. No evento, a MAN
Latin America confirmou investimentos de R$ 1 bilhão na fábrica de
Resende – o montante será distribuído até 2016. A fabricante também
firmou um acordo com o governo do estado do Rio de Janeiro para a
ampliação da capacidade produtiva na linha do extrapesado TGX, que teve o
índice de nacionalização aumentado esse ano. “ A estimativa é lacrar perto de 43 mil unidades neste ano e crescer entre 3% e 4% em relação a 2012 ”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-vendas da MAN.
Entre
os produtos, as novidades se concentraram mesmo no segmento de
extrapesados. A DAF mostrou os primeiros XF 105 produzidos no Brasil,
resultantes de um investimento de R$ 920 milhões, que serviram para a
construção da fábrica da marca em Ponta Grossa, no Paraná, e para a
instituição de sua rede de concessionários e serviços no país. Por
enquanto, só ele será produzido aqui, em configurações 6X2 e 6X4, sempre
com o motor Paccar MX de seis cilindros em linha e 12,9 litros, em
versões de 410 e 460 cv. No entanto, as 23 unidades emplacadas em 2013
indicam que as vendas ainda não começaram de fato. Segundo a marca, o
médio LF e o semipesado CF ficam para 2014.
Pouco antes, a Ford Caminhões lançava sua aposta “ de peso ”.
O Cargo Extrapesado foi apresentado depois de quatro anos de
desenvolvimento, nas versões Cargo 2042 4X2 e 2842 6X2, capazes de
carregar 49 e 56 toneladas respectivamente. Ambos são destinados a
aplicações rodoviárias de longa distância e empurrados pelo motor FPT –
fabricante que pertence ao Grupo Fiat – de 10.3 litros. Ele é capaz de
desenvolver 420 cv de potência e 193,7 kgfm de torque. A Ford deve
encerrar 2013 na quarta posição, com aproximadamente 13% de participação
de mercado.
Praticamente
ao mesmo tempo, a Iveco lançou no país o Stralis Hi-Way, a variante de
luxo do extrapesado Stralis, que marca a estreia da empresa no segmento.
Inicialmente fabricado na Espanha, ele aposta na fartura de itens de
série com foco no conforto do motorista, economia de combustível e
facilidade de gestão para frotas de transportadoras. Segundo a marca,
foram investidos R$ 100 milhões na adaptação local do produto, capaz de
carregar até 80 toneladas.
A
Scania foi outra a apostar nos extrapesados. A marca sueca mostrou a
linha Streamline, que promete reduzir o consumo de diesel em até 15%
através de otimizações no trem de força e no design da cabine, mais
aerodinâmico. A gama Streamline contempla as linhas G e R, e R Highline.
Na família G, serão os modelos de 360 e 400 cv de potência e torques
que variam de 188,6 kgfm a 214,1 kgfm. Já as linhas R Streamline e R
Highline Streamline oferecem caminhões com potências entre 400 e 620 cv
de potência e torques que variam de 214,1 kgfm a generosos 305,9 kgfm.
Além disso, a cabine ganhou em conforto e habitabilidade para o
motorista, um dos principais focos de toda a indústria em 2013.
Na Volvo, que sempre foi forte nos extrapesados, a novidade do ano foi a mudança da “ cara ”
dos caminhões. Além disso, a marca mostrou a nova gama do semipesado
VM, com quatro eixos. Os VM 8X2 e 8X4 já chegaram com mudanças no visual
que o deixaram parecido com o restante da linha. Pensados para médias
distâncias, eles têm duas opções de motorização, com 270 cv ou 330 cv. A
transmissão automatizada I-Shift na configuração 8X2 pode receber 6, 9
ou 12 marchas, enquanto o 8X4 oferece opções de 10 ou 12 marchas.
É certo que, depois do “ boom ” de novidades no mercado de caminhões nos anos anteriores, esse ano foi bem mais “ calmo
” que o passado. Modificações pontuais deram a tônica do ano e
terminaram por justificar os aumentos nos preços já elevados pela
mudança para o Proconve P7. Mas ajudaram a incentivar os frotistas a
retomarem às compras. Essa animação relativamente contida, ao que tudo
indica, deve seguir para 2014.
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