do AutoCosmos.com/Argentina
com exclusividade no Brasil para MotorDream
Após dar dicas de como conduzir um off-road em terreno arenoso, é a vez do lamaçal. O MotorDream, em parceria com o AutoCosmos/Argentina, traz técnicas importantes para quem quer se aventurar colocando o seu SUV para fazer o que deles se espera: estar em contato com a natureza, fora do asfalto e, principalmente, das grandes cidades.
Os conselhos são baseados no curso aplicado pela Citroën e pelo
Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) da Argentina.com exclusividade no Brasil para MotorDream
Após dar dicas de como conduzir um off-road em terreno arenoso, é a vez do lamaçal. O MotorDream, em parceria com o AutoCosmos/Argentina, traz técnicas importantes para quem quer se aventurar colocando o seu SUV para fazer o que deles se espera: estar em contato com a natureza, fora do asfalto e, principalmente, das grandes cidades.
O primeiro e mais importante detalhe é calçar bem o veículo com pneus adequados. Uma boa escolha é fundamental para rodar com segurança no barro.
- Se a lama é muito espessa e profunda, os pneus indicados serão os mais largos, para gerar um efeito de "flutuação" parecido ao que ocorre na areia, uma vez que será muito complicado alcançar o setor mais firme do solo;
- Os pneus mais finos terão melhor comportamento se alcançarem o piso firme, caso consigam superar a camada de lama mole.
Ao começar a encarar a lama:
- É necessário manter velocidade constante e uma marcha alta para não correr o risco dos pneus patinarem ao acelerar. Deve-se ter levar em conta um fator determinante que é a viscosidade da lama: quanto mais densa, mais difícil será de avançar;
- Não fazer manobras bruscas;
- Escolher o tipo de tração dependendo da viscosidade da lama: se mais espessa e profunda, deve-se usar a tração integral reduzida; caso o barro não esteja tão complicado, apenas a tração 4x4 já é suficiente;
- Nunca deixar de seguir pela trilha, onde o solo é mais firme e apresenta melhor aderência que em outras áreas;
- Evitar viajar em apenas um veículo. Com dois ou mais, após um deles passar por um trecho complicado, deve esperar em solo firme até que o outro também supere o obstáculo. Deste modo, poderá auxiliá-lo em caso de atolamento.
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