Motor central e tração traseira. Torcudo, porém econômico. Pouco menos de 1.180 kg e um design limpo e atraente. Essas são as características do Volkswagen BlueSport Concept, mas elas não param por aí.
Por muitos anos a Volkswagen está indecisa sobre produção deste conceito. Às vezes eles dizem que o negócio vai sair do papel, às vezes eles dizem que não. Qual é o problema, Volks? Por que não podemos ter esse carro incrível?
Por todos os motivos que abrem este post, o BlueSport Roadster preenche vários dos requisitos mais desejados pelos entusiastas do mundo inteiro em um carro dos sonhos. Um esportivo na linha do Porsche Boxster com motor a diesel e um preço não-proibitivo? O que estão esperando?
Podemos dizer que o BlueSport chamou muita atenção quando foi apresentado no Salão de Detroit de 2009 com seu visual quase pronto para produção. Criado por Klaus Bischoff, o chefe de design da Volkswagen, o roadster combinou muitos dos melhores elementos estéticos da Audi e da Volkswagen nos últimos anos em um conjunto atraente e viável para produção.
Mas embora a Volkswagen tenha insistido em dizer que ele se tornaria realidade há algunsa nos, ele nunca se materializou. O problema é que a Volkswagen teve dificuldades de viabilizar economicamente um esportivo pequeno e de motor central a diesel; algo que é sempre uma tarefa difícil, especialmente com um clima econômico que não ajuda muito.
Segundo a Automobile, o BlueSport ainda estava a caminho da produção em 2011, e compartilharia a plataforma com um Audi e um Porsche — algo comum no Grupo VW. No fim daquele ano o BlueSport e sua versão de quatro argolas foram cancelados.
Depois disso, Ulrich Hackenberg, o presidente do grupo, disse à Motor Trend no começo de 2012, que o BlueSport estava em fase de pré-produção e era necessário para “emocionalizar” a marca Volkswagen:
A produção do BlueSport permanece menos certa. “Estamos sempre lutando por isso, e eu sempre digo que nossa criatividade está além do mercado”, diz Hackenberg sobre o BlueSport. “Em certo ponto estamos desenvolvendo ou pré-desenvolvendo tais carros”. Depois a Volkswagen precisa ir ao mercado determinar se há demanda para o carro.
Se a marca descobrir um mercado global para 40.000 ou 50.000 unidades por ano, ele entrará em cena. O mercado deste tipo de carro é dominado pelo Mazda, que é um bom carro. Ele talvez tenha 80% do mercado. É um mercado pequeno.”
Se a Volkswagen não puder contar com mais de 20% do mercado do Miata, Hackenberg não aprovará o carro.
Infelizmente, no fim daquele mesmo ano, Hackenberg disse que o projeto estava cancelado, e disse acreditar que o mercado de esportivos compactos estava encolhendo. Mas recentemente, em maio deste ano, a Volkswagen declarou que ainda está pensando sobre o carro.
Vamos lá, Volks! Resolva-se! Faça ou não faça. Todo esse cai-não-cai está tirando a graça do BlueSport.
O que ele era? Um esportivo de motor central com dois lugares e um motor a diesel criado para competir com o Mazda Miata e outros carros pequenos e divertidos.
Quais eram as especificações técnicas? O BlueSport seria movido por um motor 2.0 TDI de 180 cv e saudáveis 35,6 mkgf de torque. Ele teria a quase sempre fantástica caixa DSG de seis marchas com trocas por borboletas, tempo de aceleração de 0 a 100 km/h estimado em 6,2 segundos e esbeltos 1.180 kg.
No Salão de Detroit de 2009, a Volkswagen também falou sobre a possibilidade de adotar motores a gasolina, como a família TSI 1.2, 1.4 e 2.0. Este último, que equipa o Jetta e o Golf GTI, pode chegar a 265 cv. Nada mau.
O que mais o tornou especial? O BlueSport teria sido o primeiro Volkswagen de tração em décadas, e também um sucessor legítimo para o Porsche 914, que foi desenvolvido em parceria com a Volkswagen e vendido como VW-Porsche na Europa.
Sua também seria a base de esportivos novos do Grupo, que se chamariam Porsche 550 e Audi R4.
Também é importante notar que o carro seria um esportivo acessível, leve e básico, e nap um supercarro repleto de tecnologias e ultra-potente. Precisamos de mais carros como ele.
Como ele era por dentro? Limpo, atraente, esportivo e muito parecido com um carro de produção em massa. Com o volante de base plana, ele parece muito com o GTI sem o banco de trás.
Ele funciona? Sim. Mas há apenas um protótipo funcionante. Vicky Butler-Henderson do Fifth Gear andou com o carro em 2009, e embora ele fosse pouco refinado — afinal, é um conceito — ela ficou impressionada e enxergou muito potencial.
Ele será produzido? Depende a quem e quando você pergunta. A última resposta que ouvimos foi um sonoro “talvez”. Considerando tudo o que já li sobre o BlueSPort, os executivos da Volkswagen gostam dele, em teoria, mas parecem preocupados sobre a capacidade de vendas para justificar a produção.
Ele deveria ter sido produzido? Sem dúvida. Embora ele já tenha cinco anos, acho que eles ainda deveriam pensar em lançar esse carro.
Da mesma forma que acontece com outros carros do grupo, certamente há alguma preocupação em não nivelar por baixo os modelos. A Porsche, por exemplo, achou que um modelo 550 de entrada poderia banalizar demais a marca (por que Cayenne, Macan e Panamera não fazem isso, obviamente). Também há a questão de canibalização de modelos: quanto das vendas do Porsche Boxster e do Audi TT o roadster da VW roubaria?
Para mim não importa quantos Phaeton eles um dia tentaram vender. As pessoas sempre enxergarão a Volkswagen de um jeito diferente da Porsche e da Audi, especialmente nos EUA e no Brasil. Acho que a imagem da VW é muito diferente das marcas superiores para afetar a imagem e as vendas delas. Responda sinceramente: você consegue ver um cara que compra o Boxster entrando nas lojas onde são vendidos a família Gol e Golf para comprar um BlueSport em vez de um Porsche? Talvez alguns, mas acho que não seria a maioria.
Ainda gosto da ideia de ter um esportivo acessível de motor central. Ninguém mais faz isso. Se a VW conseguisse lançar este carro — e mantivesse esse visual fascinante, que até agora não envelheceu — e conseguisse um preço para concorrer com o Miata ou o Subaru BRZ, acho que eles teriam um sucesso de vendas.
Infelizmente, a essa altura já não acredito mais que o BlueSport chegará aos showrooms da Volkswagen, mas espero que eles consigam encontrar o caminho um dia.
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