5 de nov. de 2013

Cinco fatos que você provavelmente não conhecia sobre o Range Rover


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A Land Rover está lançando no Brasil a nova geração do seu modelo intermediário da linha Range Rover, o Sport. Diferentemente do que muita gente pensa, o Range Rover Sport não é apenas uma variação do Range Rover, e sim um modelo completamente diferente (e menor), que teve início em 2005, inspirado pelo conceito Range Stormer.

Neste último fim de semana, fomos ao lançamento do modelo, onde pudemos conhecer suas aptidões dentro e fora da estrada, mas antes de contar tudo sobre o carro, vamos relembrar alguns fatos de sua história que você provavelmente não conhecia. 

Tudo começou em 1948

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O projeto do Range Rover só começou nos anos sessenta, mas a Rover planejava um modelo como o Range Rover desde o fim da Segunda Guerra. Isso por que a fábrica da Rover havia sido largamente ampliada durante a guerra para produzir material bélico, e a fábrica operava com capacidade ociosa. A produção do utilitário Series 1 (o precursor do atual Defender) ajudou a preencher as linhas de produção, mas os diretores da marca sabiam que seria preciso oferecer algo a mais aos clientes.
Primeiro veio o Land Rover Station Wagon, em 1948 — uma variação fechada e para passageiros do Series 1, semelhante ao atual Defender 110. Depois veio a ideia de criar o “Road Rover” em 1951, baseado no sedã Rover P4 (foto acima). Ele quase chegou à linha de produção, mas acabou cancelado no fim dos anos 1950. Apesar do cancelamento, ele definiu as formas gerais do Range Rover.
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Range Rover não foi o seu primeiro nome. Nem o segundo.

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A Land Rover começou a trabalhar no Range Rover em 1966, e na época referia-se ao modelo como “100-Inch Station Wagon”, ou “Station Wagon de 100 polegadas”. A medida, segundo os padrões da marca, indica a distância entre-eixos do carro — 2,54 metros e o método foi usado mais tarde para batizar os modelos da linha Defender (90, 110 e 130).
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Pouco antes do lançamento, os testes finais foram feitos com modelos praticamente idênticos à versão final, com exceção do nome. O bico do carro ostentava a inscrição “VELAR”,  bem menos burocrático mas igualmente sem apelo algum. A intenção da fábrica, nesse caso, era esconder o nome Range Rover até o momento do lançamento, em  1970. Dizem que nem todos os protótipos foram desmanchados e ainda existem alguns “Velar” rodando pela Grã-Bretanha.

O designer do Range Rover original achava uma grande estupidez usá-lo em cidades e centros urbanos

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O chefe de design do primeiro Range Rover, Charles “Spen” King, não gostou de ver sua criação ser usada por motoristas pomposos e egocêntricos. Em 2004 ele afirmou em uma entrevista que “usar o Range Rover para levar os filhos à escola ou mesmo nas cidades e centros urbanos, é completamente estúpido”. Charles dirigia um Golf R32 até 2010, quando morreu em um acidente de bicicleta.

Ele tem um belo histórico no automobilismo

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Se você acha absurdo que um brutamontes como o Range Rover receba o sobrenome “Sport”, é melhor mudar seus conceitos. Você pode até enxergá-lo como um aventureiro de shopping center, mas o Range Rover foi o primeiro vencedor do rali Paris-Dakar, em 1979, e voltou a vencer o enduro em 1981. Além do Paris-Dakar, ele foi usado diversas vezes no Camel Trophy como carro dos concorrentes e da equipe de apoio.

Ele já foi exposto no Museu do Louvre

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O primeiro modelo do Range Rover, hoje conhecido como Range Rover Classic, já foi exposto no famoso Museu do Louvre em Paris como amostra de “design industrial exemplar”.










































































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